como fazer investimentos financeiros

Saiba como fazer os investimentos financeiros certos

Para muitas pessoas, fazer investimentos financeiros parece um bicho de sete cabeças. Qual aplicação rende mais? Quais são os riscos? Em quanto tempo dá para resgatar o dinheiro? Como começar a investir?

Muitas dúvidas surgem, porque as opções são variadas e envolvem uma decisão importante, que mexe com o dinheiro das pessoas. Porém, essa escolha se torna muito mais fácil quando você se informa e conhece cada tipo de investimento.

Por isso, trouxemos algumas explicações e dicas para você fazer os investimentos financeiros certos, de acordo com os seus objetivos, assim, verá seu dinheiro render mais. Depois de ler este post, ficará bem mais simples!

Principais investimentos financeiros que você pode fazer

Existem muitas opções de investimentos financeiros. Porém, você precisa saber que fazer uma aplicação sempre envolve algum risco, cujo grau varia conforme o tipo de investimento. Em geral, quanto maior o risco, maior o potencial de rentabilidade.

Conheça agora os principais investimentos financeiros e suas vantagens e desvantagens:

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um empréstimo ao banco para que ele empreste esse dinheiro para outras pessoas. Os juros podem ser prefixados (juros anuais definidos antes da compra) ou pós-fixados (conforme a variação do CDI, que costuma seguir a taxa Selic).

Esse investimento oferece um rendimento atraente e a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para até R$ 250 mil por CPF em cada banco. Porém, há incidência de Imposto de Renda, o que pode deixá-lo em desvantagem em relação a outras opções.

LCI e LCA

Investimentos em Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) também representam um empréstimo a instituições financeiras, mas servem para que os ramos imobiliário e agropecuário sejam financiados.

As Letras de Crédito têm a vantagem da isenção de Imposto de Renda e do baixo risco envolvido (proteção do FGC), além de terem um rendimento maior que a poupança, por exemplo. Porém, têm um prazo de 90 dias para resgate e exigem uma aplicação mínima alta.

Tesouro Direto

Ao investir no Tesouro Direto, você negocia títulos públicos, emitidos pelo Tesouro Nacional como forma de financiar os projetos do Governo Federal.

Este é um dos investimentos mais seguros, pois é garantido pelo Governo Federal. Exige aplicações mínimas muito baixas e permite o saque a qualquer momento, embora tenha incidência de IR. As taxas de rendimento podem ser consultadas no site do Tesouro Direto.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é um mercado de negociação entre empresas e investidores, que podem comprar e vender títulos e ações. Para fazer isso, você precisa ter conta em uma corretora de valores, que faz a intermediação, mas pode negociar pela internet por meio de um home broker.

Este é um dos tipos de investimentos financeiros com maior potencial de retorno, embora seja de renda variável e maior risco, já que o mercado de ações é extremamente sensível. Em operações de maior risco, o investidor pode conseguir lucros de 2% a 4% por dia — mas, para isso, deve haver muita disciplina e estudo para acompanhar as movimentações.

Por que não deixar o dinheiro na poupança

A poupança pode ser a primeira opção de aplicação financeira, por ser simples, de baixo risco, livre de IR e sem prazo para sacar. Porém, o rendimento da poupança tem ficado abaixo da inflação, o que significa que seu dinheiro perde valor. Portanto, você tem outras opções melhores, também com baixo risco, para seu dinheiro render mais.

5 dicas para fazer os investimentos certos

Depois de conhecer os principais investimentos financeiros, saiba como fazer a escolha certa:

1. Faça um diagnóstico

Coloque a sua vida financeira no papel: quanto dinheiro você tem, quanto ainda tem a receber, qual é o seu ganho mensal, quanto consegue economizar por mês, etc. Mapeie a sua situação financeira para entender quais são as suas possibilidades.

2. Defina seus objetivos

Defina qual retorno financeiro você deseja para, por exemplo, pagar uma faculdade ou garantir sua aposentadoria, e estabeleça a quantia que será investida, o prazo para retirada e quais riscos você pode correr. Essas respostas vão indicar quais investimentos financeiros serão mais vantajosos.

3. Busque informações

Ao ler este post, você já está seguindo essa dica. Porém, você deve aprofundar o conhecimento sobre cada aplicação para tomar a sua decisão e ter os melhores rendimentos de acordo com seus objetivos.

4. Procure ajuda profissional

Para ter mais segurança na hora de investir, um profissional especializado nesse mercado pode orientar você. Ele vai analisar o seu perfil e objetivos para indicar as melhores opções. Mas não esqueça que o dinheiro é seu, então a decisão é sua!

5. Cuide do seu dinheiro

Cuidar dos seus investimentos financeiros deve virar uma rotina. Acompanhe constantemente não só os rendimentos e projeções, mas também as oportunidades de fazer novas aplicações de capitais, inclusive com os ganhos obtidos. Um bom investidor está sempre de olho no seu dinheiro!

Viu como não é tão complicado? Saber como fazer os investimentos financeiros certos é uma questão de se informar e analisar riscos. Depois, é só acompanhar as aplicações e ver o seu dinheiro render!

Agora, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a fazerem os investimentos financeiros certos!