A tecnologia na contabilidade: mudanças e evoluções

Transformação digital é um conceito bastante conhecido atualmente no mundo corporativo. As empresas precisam se atualizar para otimizar as suas operações e criar produtos e serviços de valor para o consumidor. E é aí que entra a importância da tecnologia na contabilidade.

Essa área das empresas é essencial para as suas operações, para o seu controle financeiro e a sua regularidade diante dos órgãos. Então, as corporações precisam entrar no processo de transformação digital para acompanhar a velocidade das mudanças no mundo atual.

No artigo abaixo, vamos entender melhor as transformações que estão ocorrendo na era digital e por que a tecnologia é tão importante também para a contabilidade.

botão indicando a abertura de empresa

As mudanças da era digital

As grandes transformações dos últimos anos vieram com a internet. Foi a conexão entre a rede mundial de computadores que permitiu uma verdadeira revolução nas relações sociais, no mundo do trabalho e na maneira como nos informamos.

Antes da internet, a velocidade era outra. As informações demoravam a chegar: era preciso esperar o dia seguinte para ler as notícias no jornal, lembra disso?

Porém, a partir da informação circulando rapidamente e sem fronteiras, tudo isso mudou e as transformações aconteceram em uma velocidade jamais vista.

Com a evolução dos dispositivos conectados à internet, a tecnologia também trouxe a mobilidade. Com o celular, é possível fazer “na palma da mão” tudo o que é possível fazer em um computador.

Dessa forma, não há um momento em que as pessoas não estejam conectadas, o que gera um bombardeio de estímulos e informações.

Assim é a vida da sociedade na era digital, e as empresas, como parte disso, também vivem essas mudanças. Para se manterem competitivas no mercado, por exemplo, elas precisam atender o consumidor da melhor forma, na velocidade e nos canais que eles desejam, com a qualidade que eles exigem.

Afinal, com a informação disponível a todo momento, o consumidor está cada vez mais informado e exigente em relação a marcas e produtos, e espera que eles entreguem sempre a melhor solução para as suas necessidades.

Evolução do mundo contábil com a tecnologia

Com essas transformações na era digital, a tecnologia na contabilidade também precisou evoluir. Uma área que sempre foi marcada por processos manuais e burocráticos teve que aderir à tecnologia para atender às demandas do mercado com mais agilidade, praticidade e eficiência.

De olho nessas mudanças, a Receita Federal foi um dos órgãos que começou a digitalizar alguns dos seus processos. O envio de documentos ao órgão, como a Declaração Anual do MEI e a Escrituração Contábil, por exemplo, pode ser feito hoje através de um sistema digital, que facilita muito a vida do empresário.

A emissão de notas fiscais eletrônicas, por iniciativa das secretarias da fazenda, é outro exemplo da tecnologia que otimiza as rotinas contábeis.

Nas empresas, a tecnologia na contabilidade também chegou. Elas passaram a utilizar softwares que tornam a contabilidade mais simples, organizada, ágil e menos burocrática.

Então, em vez de guardar milhares de papéis e trocar documentos físicos com o contador, as empresas migraram as informações e as interações para o meio digital. É dessa forma que a contabilidade entrou no ritmo da era digital!

A tecnologia na contabilidade a favor das empresas

homem fazendo contas
A tecnologia na contabilidade fortifica as relações das empresas com o mundo digital.

A mudança para uma contabilidade online traz uma série de benefícios. É dessa forma que a área se insere na transformação digital e contribui para que as organizações tenham mais produtividade e eficiência nas suas operações. Confira abaixo os principais benefícios da tecnologia na contabilidade:

Diminuição da burocracia

Burocracia significa desperdício de tempo e dinheiro. Na era digital, porém, a exigência é por agilidade e eficiência dos recursos. Por isso, a tecnologia na contabilidade contribui com as empresas por reduzir a burocracia das rotinas contábeis e otimizar o dia a dia do pessoal envolvido.

Segurança dos dados

Um sistema de contabilidade online permite que os dados de documentos, movimentações e emissões de notas fiquem armazenados na nuvem. Isso confere mais segurança e confiabilidade aos dados, além de facilitar o acesso a eles.

Colaboração

Empresas, contadores e governo precisam partilhar documentos, trocar dados e até trabalhar em conjunto muitas vezes. Esse fluxo de informações ― chamado de contabilidade colaborativa ― pode acontecer hoje pela nuvem, com muito mais segurança, praticidade e custos reduzidos.

Mobilidade

O armazenamento online também facilita o acesso às informações guardadas na plataforma de contabilidade. Com um celular em mãos ou um notebook fora do escritório, é possível fazer todo o trabalho necessário. Lembre-se de que a mobilidade é uma das principais mudanças da era digital!

Integração entre sistemas

Todas as áreas das empresas estão se digitalizando. Então, a tecnologia na contabilidade deve conversar com os sistemas de recursos humanos, de estoque, de vendas. Essa gestão integrada traz mais praticidade e confiabilidade, já que as informações circulam automaticamente.

Dessa forma, a tecnologia na contabilidade é uma necessidade para todas as empresas atualmente. Já não se pode mais trabalhar com métodos e processos ultrapassados, que não atendem mais às demandas do mercado. Hoje é preciso acompanhar a velocidade e as exigências da era digital para garantir competitividade!

Gostou do artigo? Leia com mais detalhes sobre os benefícios de ter um sistema contábil para fazer o gerenciamento dessa área na sua empresa. E, caso você precise integrar a tecnologia na contabilidade de sua empresa, conheça a Contabilivre.

botão indicando para contabilidade online