aprendendo a abrir uma empresa

Como definir o ramo de atividade para abertura de empresa

Escolher o ramo de atividade, é uma das principais definições que um empresário esperto precisa fazer para que a abertura de empresa tenha sucesso.


Ao longo da vida do empreendimento, essa decisão vai impactar diretamente no desempenho da empresa, já que está diretamente relacionada ao potencial de vendas, além de questões fiscais, como o enquadramento tributário.

Por isso, para a abertura de empresa ter sucesso, é preciso fazer essa definição com atenção. Neste artigo, vamos mostrar os principais pontos que devem ser considerados para escolher seu ramo de atividade. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Possíveis ramos de atividade para abertura de empresa:

Para definir o ramo de atividade na abertura de empresa, primeiramente você deve escolher entre as três grandes áreas: indústria, comércio e serviços. Dentro de cada uma delas, existem inúmeras áreas de atuação.

 

  • Indústria: empresas que transformam a matéria-prima em mercadorias.

     Ex.: fábricas de calçados, metalúrgicas, indústria automotiva.

  • Comércio: empresas que vendem produtos.

     Ex.: lojas de roupas, farmácias, supermercados.

  • Serviços: empresas que prestam serviços.

     Ex.: agências de viagens, cinema, consultórios médicos.

 

Todas as atividades inclusas nesses três setores, são registradas pelo governo na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Esse é o instrumento de padronização usado pela Receita Federal para classificar os tipos de empresas conforme sua área de atuação. Assim, na abertura de empresa, o código CNAE do negócio é registrado no seu CNPJ.

O que considerar ao definir o ramo de atividade

Vejamos, então, os principais pontos que você deve considerar para definir seu ramo de atuação.

Afinidade com o ramo empresarial escolhido

Ao decidir pela abertura de uma empresa, muitas pessoas optam por um nicho empresarial porque essa área está em alta no momento. Quando se deparam com os meandros da atividade, entretanto, percebem que não têm nenhum gosto por ela e não conseguem tocar a empresa.

A afinidade do empresário com a área de atuação é essencial para que a abertura de uma empresa ocorra efetivamente, porque gostar do que se faz é um dos principais estímulos para enfrentar os desafios do empreendedorismo.

Conhecimento prévio da atividade empresarial

Gostar da atividade é importante, mas ter conhecimento prévio na área também ajuda muito na abertura de empresa. É por isso que muitas empresas são criadas por ex-funcionários que trabalhavam no setor e resolveram empreender por conta própria.

planejando abertura de empresa
Para que a abertura de uma empresa torne-se uma realidade, o conhecimento prévio da área escolhida é fundamental.

Para algumas atividades empresariais, você precisará de formação em curso superior, como na área da saúde. Em outras, você pode adquirir conhecimento até mesmo pela internet, que ajudará a dar os primeiros passos e evoluir com o tempo.

O potencial de mercado para a abertura de uma empresa

Você teve uma ideia de negócio maravilhosa, dentro da área que gosta e domina.

Mas será que o público vai abraçar sua ideia?

Para a abertura de uma empresa dar certo, é preciso identificar uma oportunidade de negócio, não basta ter uma sacada genial.

Por isso, a escolha do ramo de atividade também depende da viabilidade econômica que, por sua vez, depende da aceitação do mercado sobre o produto ou serviço. Isso pode ser identificado com uma pesquisa de mercado antes de iniciar o processo de abertura da empresa.

Considerar a concorrência é fundamental

A concorrência também pode ser determinante para a escolha de um ramo de atividade. Ao analisar o mercado, você percebe muitos players e uma grande disputa? Pode ser difícil entrar nesse ramo, a não ser que você estabeleça um diferencial e estratégias agressivas.

Por outro lado, se o setor não tem muitos concorrentes, pode ser mais fácil entrar, mas isso pode mostrar que não há suficiente demanda do público para a abertura de uma empresa nova. Mais uma vez, faça uma pesquisa de mercado para analisar o cenário competitivo.

pesquisando para a abertura de uma empresa
A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para a abertura de uma empresa.

Ameaças e oportunidades para a abertura de uma empresa

Outro item importante que uma pesquisa de mercado pode revelar, é a tendência do setor para os próximos anos. Afinal, se você quer que sua empresa dure bastante, precisa olhar para o cenário futuro.

A chegada de novos concorrentes, mudanças na legislação e novos hábitos de consumo, podem mudar um ramo de atividade afetando a abertura de empresa drasticamente. Isso ocorreu, por exemplo, no transporte municipal de passageiros, resultado em uma disputa entre aplicativos e taxistas.

O Investimento inicial para a abertura de uma empresa

O investimento inicial em determinadas atividades econômicas, pode inviabilizar a abertura de empresa para alguns empreendedores.

Em atividades de indústria ou de alta tecnologia, por exemplo, é necessário investir em estrutura e maquinário. Para um pequeno e-commerce, porém, a empresa pode funcionar até dentro da sua casa. Cabe então, analisar essa variável antes de fazer sua opção.

Tributação que pode afetar a abertura de uma empresa

Conforme o seu registro no CNAE, a empresa pode ser impedida de aderir a determinados regimes tributários. Empresas de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, por exemplo, não podem optar pelo Simples Nacional, assim como outras atividades discriminadas na legislação.

Além disso, o ramo de atividade também influencia no valor dos tributos. Pelo CNAE, a Receita também define as alíquotas de tributação para cada tipo de empresa, considerando ainda o porte e faturamento do negócio.

Portanto, para que a abertura de uma empresa ocorra conforme o esperado, não basta gostar de alguma atividade ou achar que aquela área está em alta. É preciso analisar todos esses pontos e encontrar um equilíbrio entre eles, para escolher o ramo de atividade e aumentar as chances de sucesso no futuro.

passo a passo para abrir uma empresa
Seguindo todos os passos acima, a abertura da sua empresa certamente se tornará uma realidade!

Se você ainda está em dúvida sobre qual ramo de atividade deve escolher, confira o nosso artigo sobre ideias de negócios lucrativos para investir e saiba quais áreas estão em alta para a abertura de uma empresa!