imagem retangular com sobreposição de um trapézio azul a direita, com o título da matéria "balanço patrimonial e balancete contábil: o que são e qual a diferença?". Na parte esquerda da imagem, podemos identificar uma mão caucasiana, segurando um lápis e digitando em uma calculadora. Em sobreposição, temos uma composição feita digitalmente de uma linha de gráfico neon.

Balanço patrimonial e balancete contábil: o que são e qual a diferença?

Controlar contas, ativos e passivos é essencial para a saúde financeira da empresa. Para fazer esse controle, o balancete contábil e o balanço patrimonial são ferramentas essenciais, que oferecem um panorama amplo sobre as finanças empresariais.

Balanço patrimonial e balancete contábil estão entre as principais demonstrações financeiras usadas por contadores e empreendedores. Então, qual a diferença entre eles? Para que servem e como podem ajudar a gestão empresarial? Prossiga com a leitura e vamos aprender juntos.

Qual a diferença entre balanço patrimonial e balancete contábil?

Balanço patrimonial e balancete são relatórios habituais nas rotinas contábeis e são essenciais para a saúde financeira das empresas. Embora o nome seja parecido, eles têm diferenças importantes. A principal está relacionada às obrigatoriedades referentes a cada relatório: o balanço patrimonial é obrigatório, já o balancete, não. 

Diferentemente do balancete, o balanço patrimonial deve ser elaborado e assinado por um profissional especializado: o contador.

Isso deve ser feito anualmente, ao final do exercício, e enviado à Receita Federal. Somente os Microempreendedores Individuais (MEIs) estão dispensados da entrega do balanço patrimonial. O balancete contábil, por sua vez, pode ser feito na periodicidade que a empresa quiser.

Agora, entenda um pouco mais detalhadamente sobre cada um desses processos! 

Balanço patrimonial e contas de resultado

O balanço patrimonial serve para apurar o desempenho da empresa ao longo do exercício, ao mostrar se houve lucro ou prejuízo. Para isso, abrange as contas patrimoniais (ativos, passivos e patrimônio líquido).

Já as contas de resultado são apresentadas no demonstrativo de resultado do exercício (DRE); no balanço patrimonial, elas são zeradas, e seus saldos são transpostos para o patrimônio líquido. Esta é uma das principais diferenças entre balanço e balancete, já que esse apresenta as contas de resultado e seus saldos.

O que é balancete contábil ou balancete de verificação?

Balancete contábil é um relatório gerencial e de controle interno que abrange informações contábeis de uma empresa em determinado período. Também é chamado de balancete de verificação. Trata-se de uma listagem de contas de resultados, ativos e passivos, que representam a situação financeira e patrimonial de uma empresa em um período.

Esse documento pode contemplar o espaço de tempo que a empresa desejar, de acordo com as suas necessidades. Assim, ele pode ser diário, semanal, quinzenal, mensal, trimestral ou com a periodicidade que for mais relevante para o negócio.

Portanto, ele não é um documento obrigatório, mas é de grande importância para os negócios, já que contribui para a prevenção de erros de crédito e débito nas contas da empresa, no controle da evolução das receitas e despesas e, também, no monitoramento da sua saúde financeira e patrimonial.

Informações que devem constar no balancete contábil

 Este documento apresenta as contas de resultado e as contas patrimoniais. Com isso, ele demanda de organização e da disposição de informações específicas sobre essas contas, como por exemplo a disposição de bens e direitos, capital social e resultados obtidos.

Imagem de uma mulher negra em uma mesa, com um café em sua frente. Uma de suas mãos está em seu queixo e sua feição está preocupada com o balancete contábil. A outra mão está em cima de um calculadora. Na mesa, identificamos um caderno, café, canetas e vasos. A imagem possui fundo branco e todos os elementos brancos, exceto por uma bicicleta azul ao fundo e a camisa azul da mulher.
Nós, da Contabilivre, facilitamos e cuidamos do balanço e do balancete contábil para você.

Devemos ressaltar que as contas de resultado são as receitas, despesas e custos. Já as contas patrimoniais, compreendem os ativos (bens e direitos), passivos (obrigações) e o patrimônio líquido (capital social e resultados obtidos). Além disso, é importante é que o balancete contábil organize todas estas informações, com a identificação das respectivas datas, grupos de contas, saldos e a soma de devedores ou credores. Assim, a empresa poderá adaptar a listagem da melhor forma possível para sua gestão, mantendo os padrões estabelecidos.

Importância do balancete contábil

O balancete contábil serve primeiramente para o público interno da organização, como instrumento de controle e de tomada de decisões por colaboradores e gestores. Ele possui grande valor como facilitador e organizador de informações e serve como embasamento para o balanço.

 Ele também pode servir como prova da situação financeira e patrimonial da empresa e da sua capacidade de cumprir todas as suas obrigações. Isso pode ser necessário em casos de ações judiciais, solicitações de financiamento a bancos ou por solicitação de acionistas, investidores em potencial, clientes, órgãos governamentais, entre outros interessados. 

Por fim, ressaltamos que o balancete contábil pode ser entendido como uma prévia do balanço patrimonial. Assim, enquanto o balancete é realizado ao longo do ano, na periodicidade que a empresa quiser, o balanço patrimonial representa o encerramento do exercício e pode ser embasado nos dados dos balancetes elaborados previamente.

Agora, aproveite para ler outros artigos que publicamos por aqui e aprender um pouco mais sobre outros conceitos da contabilidade. E, se estiver procurando soluções em Contabilidade, clique e conheça nossos serviços!