CLT ou PJ: qual: o que vale mais a pena para sua carreira?

CLT ou PJ: o que vale mais a pena para sua carreira?

A dúvida entre empreender ou fazer parte de uma empresa é uma preocupação de diversas pessoas. Entender se o seu perfil é mais adequado para CLT ou PJ demanda uma boa análise de suas habilidades, expectativas e desejos para o longo prazo. Para tomar uma decisão ainda mais consciente, vale conhecer quais as principais diferenças entre essas duas modalidades.

Ao entender quais as vantagens e os desafios de cada formato, você consegue se preparar de maneira adequada para desenvolver seu próprio negócio ou seguir para a composição do quadro de funcionários de alguma corporação. Se você ainda não sabe qual a melhor opção para sua vida, continue a leitura e confira nossas recomendações!

CLT ou PJ: quais são as diferenças?

Existem várias diferenças entre trabalhar como CLT e como PJ. Entender tais distinções pode ajudá-lo a compreender o que é melhor para você e direcionar sua carreira para um lugar que lhe proporciona mais felicidade e qualidade de vida. Veja mais abaixo!

Estrutura de trabalho

Há várias distinções na estrutura legal de trabalho entre CLT e PJ. Por exemplo, o primeiro tem registro na carteira de trabalho e forma vínculo com uma empresa, como funcionário, sendo necessário trabalhar uma carga horária estabelecida e prevista na constituição federal.  

Já quem opta por ser PJ pode prestar serviços para diversas empresas, porém, sem vínculo empregatício. Ou seja, há uma flexibilidade de horário, e na contratação da pessoa jurídica a atividade e o tempo são estabelecidos em contrato de prestação de serviço, na grande maioria.  

Tributação

Em ambas as possibilidades existem formas de tributação. Um funcionário CLT pode representar um custo muito alto para uma empresa, o que, por sua vez, acaba reduzindo a oferta de empregos. E o funcionário por sua vez, tem alguns descontos em seu salário referentes ao INSS e ao Imposto de Renda, desta forma o valor recebido é sempre menor que o salário registrado em carteira

Dessa forma, a prestação de serviços como PJ surge como uma alternativa. Neste modelo, o profissional como prestador de serviço deve pagar impostos, que variam de acordo com atividade e porte da empresa. Porém, com o suporte de um contador é possível descomplicar essa questão.

Estabilidade

Nesse quesito, pode parecer vantajoso ser CLT, porém, você depende da decisão de outra pessoa para se manter no emprego. Pessoas que trabalham nessa modalidade têm direitos assegurados, como férias, FGTS, INSS e outros, mas também possuem vários descontos que corroem o salário.

Já as pessoas que optam em atuar como PJ não apresentam tais direitos, exceto a contribuição ao INSS, tampouco os descontos que reduzem os ganhos. Além disso, com um bom planejamento financeiro e empresarial é possível garantir estabilidade e segurança em relação ao dinheiro para o dia a dia. 

Oportunidades de crescimento

Em ambos os casos há oportunidades. Enquanto CLT, você tem a chance de desenvolver um boa carreira na empresa em que está trabalhando, almejando novos cargos e salários. Porém, vai exigir, caso esta oportunidade seja conquistada, uma entrega maior com cobranças mais frequentes. 

Como prestador de serviços, é possível atender a diversos clientes e fazer seus ganhos aumentarem de forma significativa. Com um bom planejamento e determinação, é possível  se dar muito bem como PJ. Além disso, o número de contratações via B2B tem crescido de forma interessante e aproveitar esse cenário é uma ótima oportunidade.

Habilidade de liderança

Enquanto CLT, suas chances de liderar estão na possibilidade de ganhar um cargo como gerente ou líder de uma equipe. E isso vai depender muito se a empresa em que trabalha oferece plano de carreira e claro do seu desempenho e objetivos. 

Como PJ, você é o seu próprio líder e gestor. Nesse sentido, a responsabilidade de planejar sua aposentadoria e fazer a empresa crescer é sua. Porém, com o suporte de um contador e com um bom planejamento, isso pode ser simplificado. Além disso, oferecendo um serviço de qualidade, as chances de crescer seu negócio são muito positivas.

Quais são as vantagens do contrato CLT?

Como falamos anteriormente, a contratação CLT é representada pelo vínculo entre o profissional e a empresa contratante. Por esse motivo, a lei garante diversas proteções e direitos para esse modelo.

Nesse cenário, o trabalhador é remunerado em férias, tem 13º salário e caso seja desligado da empresa pode contar com o seguro desemprego, por exemplo. O horário de trabalho também fica limitado à jornada de prevista em lei ou alocação em turnos de acordo com a profissão.

Quais são as vantagens de ser PJ?

A capacidade de empreender está presente em cada brasileiro. Por meio da observação do seu mercado, você pode entender qual necessidade não é satisfeita e desenvolver um produto ou serviço que resolva tal problema. Esse tipo de plano representa o primeiro passo para a criação de um negócio de sucesso.

A motivação em resolver uma dor do seu público também é fonte de grande satisfação para o empreendedor, que consegue criar por meio do seu trabalho as soluções que os clientes necessitam.

Além disso, a liberdade financeira e a flexibilidade de horários não devem ser desconsideradas. Saber que você tem autonomia para trabalhar conforme suas necessidades e se ausentar sem ter de solicitar permissão, representa um nível de autonomia a e poucas pessoas têm acesso.

Como a Contabilivre pode ajudar?

Para quem se identifica com a vida empreendedora e com os desafios que ela apresenta, a Contabilivre pode tornar a sua vida ainda mais fácil, oferecendo um pacote de soluções para questões contábeis, fiscais e de controle, totalmente online e descomplicadas.

Assim, você precisa apenas se concentrar na condução do seu negócio e na melhoria dos serviços para os clientes, deixando de lado todas as atividades burocráticas relacionadas com o pagamento de impostos. Aliar esses benefícios com a facilidade que o atendimento online oferece, permite que você tenha mais controle e segurança na sua rotina empresarial.

Por fim, decidir entre CLT ou PJ é uma questão muito pessoal, mas agora você já sabe como cada um funciona e está apto para tomar a sua decisão com segurança.

Agora se decidiu ser PJ e quer começar a trilhar a sua jornada como empreendedor? Então, entre em contato agora mesmo e veja como a Contabilivre pode ajudá-lo!