como calcular pró-labore

Aprenda aqui como calcular pró-labore sem erros

Você sabe o que é e como calcular pró-labore? Quem disse que você não recebe salário se for o dono da empresa? Assim como os funcionários, os sócios de um negócio também devem receber uma remuneração fixa pelo seu trabalho.

Mas não pense que o empresário pode simplesmente pegar tudo o que sobrou no caixa ao final do mês ou tudo o que a empresa lucrou. Para não prejudicar as finanças do negócio, é preciso pensar bem para definir quanto cada sócio pode retirar para si.

Nesse post, então, você vai saber mais sobre o “salário do administrador”. Veja agora o que é e como calcular pró-labore sem erros:

O que é pró-labore?

Antes de saber como calcular pró-labore é relevante saber o que de fato o termo quer dizer: “pró-labore” significa “pelo trabalho”, portanto, esse termo é dado para a remuneração fixa que os sócios de uma empresa recebem mensalmente pelo seu trabalho.

Como o próprio nome revela, recebem apenas aqueles que exercem alguma função dentro da empresa — os demais apenas têm participação nos lucros.

Assim, o pró-labore pode ser entendido como o salário que a empresa paga a eles. Aos olhos das leis trabalhistas e das contas da empresa, porém, ele não é equiparado ao salário de um funcionário.

Isso acontece porque o sócio não tem direito a 13º, FGTS, férias, entre outros benefícios trabalhistas (embora isso possa ser acordado), e ainda incidem tributos sobre a sua remuneração. Além disso, o pró-labore é registrado como despesa operacional da empresa.

Qual é a importância do pró-labore?

Para os sócios, a importância do pró-labore é clara: remunerar o seu trabalho, assim como os colaboradores também recebem o seu salário.

Porém, o pró-labore tem uma relevância ainda maior para a segurança da empresa, tanto financeira quanto fiscal.

Muitos empreendedores pensam que podem se dar ao luxo de retirar a quantia que quiserem como seu “salário”.

Se a empresa vai bem, então, parece que está sobrando dinheiro para todos os sóciosPorém, mais cedo ou mais tarde, esses valores podem fazer falta.

Por isso, é importante ter um planejamento financeiro para organizar o dinheiro que a empresa tem, o que entra e sai (fluxo de caixa), o que precisa ter em caixa (capital de giro), quanto lucra e quanto pode ser guardado ou investido.

Entre esses valores que entram na organização financeira, está o pró-labore. Ele precisa ser discriminado nas finanças para não se confundir com o lucro ou com o saldo em caixa, que pode parar no bolso dos sócios e prejudicar as operações da empresa.

Além disso, não definir um pró-labore justo ou abrir mão dele (e optar apenas pela divisão dos lucros) pode colocar a empresa em risco de autuação, já que sobre ele incidem tributos, e o governo pode entender que houve prejuízo ao fisco.

Como calcular pró-labore?

É preciso saber como calcular pró-labore, assim como conseguir discriminá-lo nas finanças da empresa, desse modo, vai garantir a saúde financeira do negócio.

O valor não pode ser tão alto que prejudique o caixa, nem tão baixo que desvalorize o trabalho dos sócios.

Portanto, veja agora quais fatores você deve considerar para saber como calcular pró-labore:

1. Análise do mercado

Para saber como calcular pró-labore, a primeira questão é a seguinte: quanto a sua empresa pagaria para um funcionário exercer aquelas funções?

Para isso, faça uma pesquisa de mercado e identifique quanto ganha um diretor financeiro, um diretor de RH, um diretor geral, entre outras funções que um sócio costuma exercer. Assim, você já sabe qual seria o pró-labore ideal para ele.

2. Tributos incidentes

Além disso, é preciso olhar também para os tributos que incidem sobre o pró-labore.

As empresas optantes pelo Simples Nacional estão isentas, mas as não optantes (Lucro Real e Lucro Presumido) devem contribuir com 20% sobre o valor do pró-labore para o INSS.

Além disso, como Pessoa Física, o sócio deve colaborar com 11% do valor, além de constar na sua declaração de Imposto de Renda.

3. Saúde financeira da empresa

Depois, avalie qual é a capacidade da empresa de oferecer a remuneração. Muitas vezes, os empreendedores definem o valor ideal de pró-labore com base no mercado e nas suas contas pessoais, porém não olham para a saúde financeira da empresa.

Para isso, analise a necessidade de capital de giro e o fluxo de caixa projetado. Assim, você vai encontrar um equilíbrio para não prejudicar a sua vida pessoal nem o seu negócio.

Então, depois de definir o valor e a frequência de retirada do pró-labore de cada sócio, bem como os seus direitos (13º, férias etc.), lembre-se de oficializar esses acordos no contrato social.

Neste post, você aprendeu o que é e como calcular pró-labore, de maneira que ele remunere justamente os sócios e deixe a empresa segura quanto às suas finanças e ao fisco.

Se você ainda não sabe como fazer isso na sua empresa, não deixe de entrar em contato com a Contabilivre para organizar a sua contabilidade e tirar todas as suas dúvidas com um contador!