como conseguir capital de giro

Como conseguir capital de giro? Confira 5 opções

Qualquer empresa que esteja operando no mercado atual, independentemente do seu ramo ou segmento, precisa estar pronta para enfrentar as oscilações da economia e contar com reservas financeiras para superar eventuais imprevistos. Pensando nisso, entender o que é e como conseguir capital de giro pode ser muito importante.

Felizmente, existem algumas opções para isso, bem como atitudes estratégicas e ações pontuais que podem contribuir não apenas para angariar recursos, como também para a redução de despesas e até a otimização dos processos internos. Continue lendo e descubra como fazer!

O conceito de capital de giro

O capital de giro é um conceito extremamente importante para empresas e empreendimentos de qualquer porte, uma vez que pode ajudar a garantir a sobrevivência do negócio, sobretudo em momentos difíceis financeiramente. Ele está relacionado com os valores que podem ser usados para custear e manter as despesas operacionais em dia.

Na prática, trata-se do resultado da diferença entre o dinheiro disponível e o que é gasto, seja com despesas fixas ou variáveis, necessárias para produção, comercialização ou prestação de serviços. O capital de giro, portanto, é uma reserva de rápida renovação, que pode ser direcionado para suprir as demandas da gestão econômica ao longo do tempo.

Como calcular o capital de giro necessário

Como dissemos, o capital de giro pode ser imprescindível para assegurar a continuidade do funcionamento da sua empresa, especialmente na adversidade. Por isso, você deve garantir a presença desse recurso no seu orçamento e no plano de negócios, de forma que possa sobreviver mesmo em períodos de baixa ou nos quais ocorreu alguma eventualidade.

Existem estratégias distintas para o seu cálculo e isso pode variar de acordo com o segmento. No entanto, uma fórmula simples é: CGL = AC – PC. CGL é o capital de giro líquido, quanto o AC se refere ao ativo circulante, que são o caixa, investimentos, contas a receber e outros recursos. Já o PC é o passivo circulante, ou seja, custos, fornecedores, empréstimos etc.

5 opções para conseguir dinheiro para ter um capital de giro

Agora que você já está mais familiarizado com o conceito de capital de giro e viu que ele é extremamente necessário para assegurar a sobrevivência de uma empresa, capitalizando suas operações em momentos de crise ou antes do recebimento de ativos, vamos enumerar algumas opções para que você conte com tal recurso em seu negócio. Confira.

1. Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para conseguir dinheiro para ter um capital de giro é fazer um bom planejamento financeiro. Inclusive, se isso não faz parte do plano de negócios da sua empresa, você já está atrasado. Afinal, é uma ferramenta importante não apenas para estruturar todas as entradas e saídas, mas também para embasar suas tomadas de decisão.  

Com isso, você ganha uma visão mais ampla do negócio, assegurando caminhos mais tranquilos e ações mais acertadas, inclusive em momentos complicados. Somente dessa maneira você conseguirá juntar recursos para compor esse fundo, que poderá ser utilizado quando houver um período de baixa ou imprevistos, garantindo suas operações.

2. Elimine despesas desnecessárias

Se você precisava de uma motivação a mais para eliminar despesas desnecessárias, a elaboração de um capital de giro para o seu negócio pode ser o que faltava. Ao cortar gastos e identificar os custos que podem ser eliminados mais facilmente, você previne futuras perdas de controle e conseguirá juntar um dinheiro a mais todos os meses. 

Dentro do contexto empresarial, isso pode ser feito de diversas maneiras, como pela promoção de sustentabilidade nas ações internas, com redução de contas de energia e similares. Também é crucial apostar no uso inteligente dos recursos humanos, alocando colaboradores de acordo com seus talentos e extraindo o melhor que podem oferecer.

3. Tenha um controle de estoque eficaz

Falando em eliminar despesas desnecessárias, você não pode abrir mão de um controle de estoque eficaz. Trata-se de um setor que, dependendo do seu segmento de mercado, pode ter uma enorme interferência sobre o capital de giro da sua empresa, fazendo com que seja indispensável atingir um ponto de equilíbrio nesse sentido.

Você pode fazer isso por meio de planilhas ou, de preferência, com alguma solução em tecnologia, como softwares de gestão. Ter itens parados por muito tempo, por exemplo, pode colocar o seu negócio em uma situação difícil em relação às finanças. Por outro lado, a falta de determinados artigos pode comprometer as vendas e, consequentemente, sua lucratividade.

4. Renegocie valores com fornecedores

Você ainda está precisando de dinheiro para a criação de capital de giro para a sua empresa? Pois renegociar com fornecedores pode ser imprescindível. Por mais desafiadora que seja essa tarefa, é a única maneira de conseguir preços melhores e mais competitivos, sobretudo quando vocês já possuem um bom relacionamento.

Tenha em mente que, se você realiza todos os pagamentos em dia, a tendência é que seus parceiros comerciais façam de tudo para manter a relação. Na prática, isso pode significar mais descontos, crédito e liberdade para negociar prazos. Por isso, foque em conseguir condições que colaborem para a estabilidade financeira do seu negócio.

5. Considere a antecipação de recebíveis

Por fim, para conseguir capital de giro, você pode cogitar a antecipação de recebíveis. Essa pode ser uma opção mais recomendada quando a sua empresa estiver em uma posição complicada ou em situações difíceis, como atrasos de salários dos colaboradores ou a necessidade de pagar alguma dívida que não pode ser negociada.  

Os empréstimos tradicionais e linhas de crédito poderiam ser uma alternativa, mas eles costumam ser mais burocráticos e demorados. Com a antecipação de recebíveis, o seu credor tem um menor risco de inadimplência, o que se reflete na redução das taxas de juros e melhores condições de pagamento.

Como você pôde ver, o capital de giro é essencial para sua empresa. Nesse sentido, o auxílio de um serviço de contabilidade é crucial, uma vez que ajuda a organizar financeiramente o negócio, evita multas por problemas com o Fisco, ajuda na tomada de decisões e reduz a burocracia na hora de conseguir crédito, como na antecipação de recebíveis.

Gostou de aprender como conseguir capital de giro? Quer contar com ajuda especializada para a sua contabilidade? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!