Como contratar um funcionário – passo a passo descomplicado para CLT

BLOG(Como Contratar)

Você acabou de abrir sua empresa e precisa contratar pessoal para iniciar os negócios? Então veja aqui como contratar um funcionário em uma passo a passo rápido e descomplicado.

• Como contratar um funcionário

Uma andorinha só não faz verão, nem põe um negócio para funcionar.

Depois montar seu plano de negócios e abrir sua empresa, é necessário contratar pessoal para impulsionar o crescimento do seu negócio e colocar a “máquina para andar”.

Porém, como contratar um funcionário é sempre uma questão duvidosa para os novos empreendedores, devido a burocracia que isso envolve.

Para contratar um funcionário só falta abrir sua empresa? Então clique no botão:

• Como contratar um funcionário pela CLT

 Funcionário, categoria, benefícios e obrigações

como contratar

Antes de começar as entrevistas para o cargo disponível, o ideal é já ter em mãos quais são os benefícios e obrigações da categoria na qual você irá registrar seu funcionário. Vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde são alguns exemplos.

Se você precisa de alguém que atue como vendedor, veja antes quais são as convenções da categoria de comércio, por exemplo. Isso facilita muito na hora de fazer o…

✔ Contrato

como contratar

Após escolher quem melhor se encaixa na vaga oferecida pela sua empresa é preciso decidir: essa pessoa entra com contrato de experiência ou trabalho?

O contrato de experiência é o mais utilizado nesse período de adaptação de um funcionário com a empresa, pois permite ao empregador desligar o colaborador ao final do contrato sem muito encargos.

O contrato de experiência tem duração de 45 ou 90 dias e, sendo finalizado, o empregador deve pagar ao empregado ¼ do 13° salário e férias proporcionais.

Caso ultrapasse os 90 dias de experiência e o funcionário não seja comunicado da intenção do seu desligado, o contrato passa automaticamente a ser de trabalho e é necessário o pagamento de multa por rescisão.

✔ Exame Médico Admissional

como contratar

O exame médico é um dos documentos que devem constar na hora de se registrar um funcionário. Seu objeto avaliar a condição física da pessoa e atestar que ela está apta para realizar aquela função.

✔ Preenchimento da Carteira de Trabalho

como contratar

Na carteira de trabalho deve constar todas as informações referentes ao trabalho do funcionário na empresa. Cargo, carga horária, salário, descontos e contribuições (INSS, FGTS, contribuição sindical) tanto do empregador quanto do próprio funcionário, entre outras informações importantes.

✔ Faça tudo isso com a ajuda de um contador

como contratar

Entender como contratar um funcionário não é um bicho de sete cabeças, mas suas etapas precisam ser cumpridas com cautela para não cometer erros.

Com a contabilidade online da Contabilivre, você registra seu funcionário em poucas etapas em nosso software. Além disso, todas as guias necessárias para pagamentos de taxas são geradas automaticamente – e tudo com a supervisão e ajuda dos nossos contadores especializados.

E esse não é o único benefício da contabilidade online, não. ➜ Clique no botão e conheça  mais sobre a contabilidade online da Contabilvre.

➤ Viu como abrir empresa é mais simples do que parece? Ainda mais com a Contabilivre dando todo o suporte necessário.
Agora que você já sabe tudo o que precisa para abrir sua empresa, você vai precisar da ajuda de um contador, e sabe quem tem uma plataforma de contabilidade intuitiva e sensacional? A Contabilivre!


Está com dúvidas sobre a contabilidade online? Clique no botão e acabe com todas elas:  

Surpreenda-se com uma nova contabilidade, simples e online.

lepoldo2 games
16/08/2023
Ótimo suporte técnico ao cliente!
João Wictor
16/08/2023
Estou muito satisfeito com o serviço da Contabilivre. Até o momento sempre me ajudaram a resolver todas as minhas solicitações e dúvidas com facilidade.
Juliano Blanco
16/08/2023
Custo X benefício, agilidade nas respostas, suporte muito atencioso, plataforma intuitiva! recomendo!
Marcelo Franco
15/08/2023
Tudo certo. Ótimo atendimento.