como fazer um balanço patrimonial

Como fazer um balanço patrimonial simples para a empresa

Demonstrações contábeis são rotineiras no mundo empresarial. Elas servem para a empresa cumprir suas obrigações legais, mas também para tomar decisões estratégicas diante do seu patrimônio. Por isso é importante saber como fazer um balanço patrimonial, ele é um dos relatórios contábeis mais significativos.

O relatório é o que revela a situação patrimonial e financeira de uma empresa dentro de um período de tempo. Agora, neste post, vamos explicar o que é, qual é a importância e como fazer um balanço patrimonial para a sua empresa. Você vai ver como é mais simples do que você imagina!

O que é balanço patrimonial?

Ao final de qualquer ação, é interessante a empresa “fazer um balanço” sobre as suas atividades, a partir disso é indispensável que um empreendedor saiba como fazer um balanço patrimonial.

É assim no marketing, por exemplo, que avalia os resultados gerados por uma campanha publicitária para otimizar as estratégias futuras. E é também dessa maneira também na contabilidade, que avalia os bens e os custos do período que passou para projetar o futuro da empresa.

É disso que se trata como fazer um balanço patrimonial, apresentar a posição do negócio em relação às suas finanças e ao seu patrimônio, dentro de um determinado período de atividades, que geralmente é de 1 ano.

Qual é a importância do balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis obrigatórias para todas as empresas e deve apresentar um retrato fiel da situação financeira e patrimonial do negócio.

Assim, ele pode ser usado para dois fins: a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial. Ou seja, saber como fazer um balanço patrimonial servirá tanto para informar os agentes externos, como governo, acionistas e instituições financeiras, quanto para auxiliar na tomada de decisões pelos gestores, sócios e colaboradores.

Mas, para isso, o balanço patrimonial precisa apresentar dados transparentes e confiáveis. Portanto, ele deve ser elaborado de acordo com os padrões e as boas práticas da contabilidade, regulamentados por normas legais e entidades de classe.

Como fazer um balanço patrimonial simples?

Para saber como fazer um balanço patrimonial, primeiramente você precisa conhecer a estrutura deste relatório. Ele é composto por duas partes, que apresentam o levantamento dos ativos e passivos da empresa.

Ativos é tudo aquilo que a empresa possui, entre bens e direitos, além de aplicações que possam trazer benefícios econômicos. Para esta parte do relatório, você deve listar os seguintes itens:

  – Ativos circulantes – contas a receber de clientes, impostos a recuperar, itens em estoque, despesas do exercício seguinte, etc.;

  – Ativos não circulantes – crédito junto a sócios, investimentos permanentes, terrenos, máquinas, equipamentos, bens intangíveis, etc.

Já os passivos são as obrigações financeiras da empresa junto ao governo, outras empresas e seus funcionários. Neste momento, em relação a como fazer um balanço patrimonial, você deve listar os seguintes itens:

  – Passivos circulantes – contas a pagar a fornecedores, obrigações trabalhistas, obrigações tributárias, empréstimos, financiamentos, etc.;

  – Passivos não circulantes – empréstimos e financiamentos de longo prazo, contas a pagar de longo prazo, contingências trabalhistas de longo prazo, etc.

A partir deste levantamento, o balanço patrimonial deve apresentar o patrimônio líquido da empresa. Ele é obtido, simplesmente, pela diferença entre o valor dos ativos e passivos e, assim, demonstra o capital que a empresa possui.

O resultado do patrimônio líquido pode revelar importantes questões. Uma empresa, por exemplo, que apresenta um passivo maior que o ativo deve mais a terceiros do que tem em patrimônio. Já a empresa que tem um ativo maior que o passivo é capaz de honrar as obrigações financeiras que tem.

Como fazer um balanço patrimonial é basicamente criar uma lista de todos os bens, dívidas, investimentos, entre outros ativos e passivos. Percebeu como não é algo complexo ou difícil de entender?

Talvez apenas a sua aplicação de como fazer um balanço patrimonial seja um pouco trabalhosa, pois exige a máxima atenção em seu preenchimento. Todos os itens devem apresentar os valores corretos, se não podem gerar erros no balanço e comprometer a saúde financeira do negócio.

Mas você pode simplificar esse processo se mantiver todas as contas e os registros organizados, além de não deixar tudo acumular para o fim do ano.

Para manter o controle, é bom atualizar a tabela do balanço mês a mês, especialmente em empresas de médio e grande porte, que lidam com uma maior complexidade de ativos e passivos.

Assim, depois de saber como fazer um balanço patrimonial de maneira precisa e rigorosa, você consegue ter uma visão clara da situação da sua empresa e pode planejar o futuro do negócio sem correr tantos riscos.

Para isso, é importante contar com o serviço de um contador, que é o profissional capacitado para realizar um balanço patrimonial dentro dos requisitos legais e sem erros prejudiciais ao negócio.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar nas redes sociais para que mais pessoas entendam o que é, qual é a importância e como fazer um balanço patrimonial para a empresa!