Como fazer um plano de crescimento empresarial?

Como fazer um plano de crescimento empresarial?

O maior objetivo de todos os empreendedores é melhorar os resultados e, assim, expandir o seu negócio. No entanto, esse grande desejo também é um grande desafio. Afinal, muitos não sabem por onde começar ou, ainda, têm receio de cometer algum erro no meio do percurso e causar prejuízo para a instituição.

A melhor solução é fazer um plano de crescimento empresarial. Basicamente, é um roteiro que vai guiar os seus passos para que você atinja essa meta e conquiste mais espaço mesmo em um mercado bastante competitivo.

Afinal, é muito difícil ir de um ponto a outro sem saber o caminho correto. E é exatamente isso o que o plano de expansão faz: fornece a melhor estratégia para você.

Se você nunca fez um, não se preocupe! Nós elaboramos um passo a passo que vai ajudar você a elaborar o planejamento ideal para que sua empresa alcance voos mais altos. Acompanhe!

O que é um plano de crescimento empresarial?

Antes de mais nada, é preciso compreender bem o que é um plano de crescimento empresarial. Como o próprio nome sugere, é um planejamento para que o negócio se desenvolva e conquiste mais espaço no mercado.

Ou seja, é um conjunto de orientações e estratégias que o gestor deve seguir para alcançar os objetivos desejados. Para isso, leva-se em consideração uma série de fatores que devem ser analisados e elaborados de acordo com a realidade e as particularidades de cada empresa.

Mas, o que exatamente é crescimento empresarial? Bom, para uma empresa prestadora de serviços, por exemplo, é quando o serviço é ampliado e realizado por mais pessoas. Por sua vez, para uma empresa do varejo, o crescimento é o aumento do número de pontos de vendas. Já para uma indústria, pode ser representado pelo aumento de regiões atendidas pelo produto.

Então, o momento certo de expandir a empresa é quando ela está oferecendo um retorno consistente e satisfatório. Contudo, é preciso muita atenção. Muitos empreendedores conseguem identificar que a empresa está neste momento, mas pecam ao não fazer um planejamento.

Desse modo, investem um valor alto na expansão do negócio e depois se dão conta de que a demanda não era como o esperado ou que não atenderam às necessidades do público. Como consequência, além de não haver qualquer retorno sobre o investimento, ainda há prejuízo.

Por esse motivo, ter um plano de crescimento empresarial bem elaborado é imprescindível para qualquer negócio.

Então, como elaborar um plano eficaz?

Agora que você entendeu o que é e a importância de um plano de crescimento empresarial, é a hora de saber como fazer um planejamento eficaz para garantir o desenvolvimento consistente do seu negócio. A seguir, confira o nosso guia.

1. Defina o tipo de expansão

O primeiro passo é decidir qual será o tipo de crescimento. Afinal, é preciso ter em mente que só “crescer” é muito vago e quando não se tem um objetivo bem definido, não há como traçar estratégias eficientes. Há duas formas de alavancar os resultados de um negócio:

  • crescimento orgânico — a empresa atinge novos públicos. Isso pode ser feito pelo lançamento de um novo produto ou serviço, por exemplo. É mais comum em pequenas e médias empresas;
  • crescimento por aquisição ou fusão — a empresa se une à outra. Não é necessário que atuem no mesmo setor, mas é importante que tenham determinadas afinidades. Esse tipo de expansão é mais comum em grandes empresas.

2. Verifique o histórico de resultados

Um plano eficiente de crescimento deve ser baseado em dados reais e precisos. Então, faça uma análise minuciosa dos resultados mais recentes da empresa, como quais metas foram atingidas em determinado período, quantas negociações foram canceladas e quais motivos levaram a isso, qual valor entrou no caixa com cada venda, entre outros.

Além disso, observe também os KPIs, ou seja, os indicadores de desempenho, como número de leads, taxa de conversão, ticket médio, custo de aquisição por cliente, retorno sobre investimento.

3. Faça uma análise SWOT

A análise SWOT permite que o gestor tenha uma visão detalhada sobre os fatores internos e externos que têm impacto direto na empresa. A sigla se refere às forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio.

Listar esses pontos permite conhecer melhor tanto a empresa quanto o mercado. Desse modo, é possível fazer um plano de crescimento empresarial mais assertivo, corrigindo o que é preciso e focando nas oportunidades, traçando as estratégias ideais para a expansão.

4. Conheça a fundo o público-alvo

O passo seguinte é conhecer o público que você pretende atingir com o crescimento do negócio. Isso significa descobrir seus hábitos, desejos e necessidades. Assim, você saberá exatamente o que fazer para atraí-lo e fidelizá-lo.

Lembre-se de que quanto mais você conhecê-lo, melhor. Mas, é preciso fazer pesquisas e não apenas idealizar um perfil ideal. Uma das melhores formas é por meio de questionários, seja via internet, seja pessoalmente.

Com os dados em mãos, elabore uma persona, isto é, a representação do cliente ideal. Então, sempre que fizer uma campanha de marketing, por exemplo, ou lançar um produto novo, escolher os canais de comunicação, estratégias de vendas ou qualquer outra ação, tenha a persona em mente.

5. Estabeleça metas

Agora é a hora de traçar as metas. É imprescindível que elas sejam realistas e tangíveis. Na hora de criá-las, não se limite a ter melhores resultados financeiros, como também procure garantir o bem-estar dos colaboradores e a satisfação dos clientes.

Para isso, reflita sobre os seguintes pontos:

  • Quais problemas devem ser corrigidos para alcançar esse objetivo?
  • Por que essa meta é importante para a empresa?
  • Em quais setores as ações devem acontecer?
  • Em quanto tempo as metas deverão ser cumpridas?
  • Quem será o responsável por elas?
  • Quais ferramentas e recursos serão utilizados?
  • Quanto custará?
  • Quais são os resultados esperados?

6. Defina as métricas de desempenho

Depois de traçar as estratégias para atingir as metas, é preciso acompanhar os resultados. A melhor forma é por meio de indicadores de desempenho, como aqueles analisados no início do planejamento.

Eles são dados reais e mostrarão como a empresa está indo. Desse modo, é possível identificar se as estratégias estão dando o resultado esperado ou é preciso ajustá-las durante o percurso para alcançar o objetivo pretendido.

Então, revise o planejamento periodicamente para evitar surpresas desagradáveis.

Como você viu, o plano de crescimento empresarial é a chave para conquistar solidez e mais espaço no mercado, mesmo ele sendo competitivo. Portanto, siga o nosso guia e comece hoje mesmo a planejar as estratégias que levarão a sua empresa aonde você deseja.

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