aprendendo como montar um negocio

5 dicas de como montar um negócio lucrativo com pouco investimento

O sonho de muitos trabalhadores é ser dono do próprio negócio. Mas pensar em como montar um negócio traz dúvidas e receios como: “com que dinheiro vou abrir meu negócio?”, “e se eu largar meu emprego e não der certo?”, “e se eu perder tudo o que investi?”


O medo de abrir uma empresa pode ser superado se você aprender como montar um negócio lucrativo sem precisar de muito investimento. Afinal, a necessidade de capital e o risco de perder dinheiro são os fatores que mais assustam.

Por isso, vamos ver agora algumas dicas de como montar um negócio com pouco investimento e grandes chances de sucesso! Acompanhe:

1. Assuma que todo negócio envolve gastos

Em primeiro lugar, é preciso aceitar que não há como montar um negócio sem gastar e correr riscos. Alguns gastos inevitáveis são as contas de luz, os impostos e as ações de divulgação, além dos investimentos em produtos e matéria-prima.

É claro que os valores envolvidos dependem da área de atuação do negócio, mas vale a pena fazer um planejamento com a previsão de custos e despesas da empresa.

2. Avalie a disponibilidade de capital inicial e capital de giro

Para superar o medo de empreender e minimizar os riscos, procure não dar um passo maior que as pernas. Para isso, avalie o capital que você pode investir no negócio, se possível, com ajuda de familiares, amigos ou sócios.

Caso você não tenha como montar um negócio sozinho, pode tentar um empréstimo bancário ou investidores, mas esteja ciente dos passos que precisa dar para fazer isso, já que essas soluções envolvem muito mais riscos que o capital próprio.

Além disso, é preciso avaliar também se você tem fundos suficientes para o capital de giro, o dinheiro necessário para cumprir as obrigações financeiras da empresa todo mês. Sem isso não há como montar um negócio, pois não será possível manter as contas em dia, inviabilizando suas operações.

3. Escolha um nicho de mercado favorável

pessoa planejando como montar um negocio
Uma das chaves de como montar um negócio de sucesso está em encontrar uma boa oportunidade no mercado, com a qual você tenha afinidade.

Tomar uma decisão importante como montar um negócio com base em uma ideia que lhe agrada pode ser um grande risco. É preciso ter afinidade com a área, mas isso não basta. Também é essencial entender se existe uma oportunidade de negócio.

Por isso, só escolha um nicho de mercado depois de observá-lo, perceber o que falta ou pode ser melhorado e se o seu produto atende a algum desejo ou necessidade do público. Lembre que só uma boa ideia não basta.

4. Estude como montar um negócio

Com pouco capital para iniciar uma empresa, você precisará se desdobrar para potencializar os investimentos e não desperdiçar dinheiro. Por isso, ao pensar em como montar um negócio, uma tarefa chave é estudar bastante o mercado, os concorrentes e consumidores para fazer os seus planos.

Procure saber como otimizar suas iniciativas para ter mais retorno e estude as melhores práticas dos vendedores atuais para potencializar suas vendas. Para uma boa gestão financeira, que é essencial para o sucesso do negócio, vale a pena fazer um curso de finanças empresariais.

5. Ideias simples de como montar um negócio lucrativo

O primeiro conselho para quem pensa em como montar um negócio lucrativo com pouco investimento, é começar com empreendimentos simples. Depois com mais confiança e capital para investir, você poderá sonhar um pouco mais alto.

Pensando nisso, indicaremos algumas ideias de como montar um negócio simples e lucrativo para você começar a empreender:

Como montar um negócio de sucesso: explore os seus talentos

Se você gosta de cozinhar ou é bom em design, que tal ganhar dinheiro com o seu talento? Trabalhos autorais estão ganhando espaço no mercado. O bom é que você já domina a área e vai empreender com o que gosta.

pensando em inovaçao para montar negocio lucrativo
A inovação é fundamental para quem pensa em como montar um negócio de qualidade e sucesso.

Como montar um negócio de sucesso: ofereça serviços em casa

Não precisar sair de casa para empreender, significa economizar aluguel e transporte. Os serviços em casa estão ganhando mercado, já que a internet faz o papel de conectar as pessoas. Você pode, por exemplo, ser cuidador de pets, cozinheiro de marmitas, professor de idiomas ou freelancer (redator, revisor, designer, etc.).

Como montar um negócio de sucesso: vire um consultor

Muitas pessoas começam a pensar em como montar um negócio depois de trabalharem por anos em outras empresas. Então, você também pode se tornar um consultor na sua área de atuação. As empresas vão querer contar com a sua experiência e conhecimento no mercado.

Como montar um negócio de sucesso: Revenda produtos

Existem diversas opções de produtos para revender, tanto físicos (maquiagens, eletrônicos e etc.) quanto digitais (e-books ou videoaulas, por exemplo). Basta escolher o nicho que lhe agrada e apresenta boas oportunidades. Geralmente você é remunerado com uma comissão sobre a venda, por isso o foco da revenda é marketing e relacionamento.

Enfim, não ter capital para investir é uma situação comum para quem pensa em como montar um negócio. O segredo é não deixar de sonhar com o negócio próprio, e encontrar nichos de mercado lucrativos e que não demandem muito investimento.

E lembre-se: é preciso estruturar a empresa para não se decepcionar com os resultados. Uma das chaves de como montar um negócio promissor é organizar a sua gestão contábil.

A contabilidade online, então, pode facilitar o cumprimento das suas obrigações contábeis e reduzir a burocracia, para você poder pensar em como abrir um negócio de sucesso. Conheça agora a Contabilivre!

como-montar-um-negocio