cursos gratuitos para empreendedores

Confira 8 cursos gratuitos para empreendedores para fazer hoje!

É bastante comum vermos histórias de empreendedores que muitas vezes apostam recursos de uma vida ou que fazem dívidas para abrir o seu próprio negócio. Porém, a realidade é que menos de 40% das empresas criadas no Brasil conseguem sobreviver após 5 anos de atividades. E a taxa de sobrevivência de pequenos negócios é ainda menor.

Mas, por que isso acontece? Os principais motivos são a inexperiência e a falta de conhecimento de quem decide empreender. Afinal, entrar no mundo dos negócios requer aprendizado constante. Ou seja, é extremamente importante que você conheça e se mantenha atualizado sobre tudo o que envolve o assunto.

Por esse motivo, listamos 8 cursos gratuitos para empreendedores que você não pode deixar de fazer. Confira!

1. Alinhamento entre Vendas e Marketing — FGV

A Fundação Getúlio Vargas é uma grande referência na educação e oferece gratuitamente o curso que trata sobre venda alinhada à estratégia de marketing, evolução das abordagens de venda e, ainda, sobre a nova realidade de compras. Ele é indicado para estudantes do ensino superior, profissionais de marketing, vendedores e, é claro, para empreendedores, pois abrange assuntos essenciais para o crescimento de uma empresa.

As aulas desse curso da FGV são divididas em 4 aulas e tem no total 5 horas de duração. Não há emissão de certificado, porém, ao final das aulas, há uma avaliação. Se você obtiver uma nota igual ou superior a 7, poderá imprimir uma declaração para comprovar a conclusão do curso.

2. Aprenda a Empreender — Sebrae

O Sebrae oferece diversos cursos gratuitos para empreendedores. O Aprenda a Empreender tem 16 horas de duração para que você aprofunde seus conhecimentos sobre os seguintes módulos: Mercado, Finanças e Empreendedorismo. As aulas também abrangem marketing.

Ou seja, os assuntos essenciais que todo empreendedor precisa dominar para o desenvolvimento de sua empresa. Para obter o certificado digital com autenticidade Sebrae, é preciso concluir o curso em até 30 dias.

3. Finanças Básicas para Empreendedores — Endeavor

Esse curso da Endeavor tem 4 horas de duração e pode ser totalmente feito a distância. As aulas permitem que o aluno tenha conhecimento sobre o fluxo de caixa, ou seja, entradas e saídas do caixa. Além disso, aborda também as projeções financeiras para que o empreendedor consiga buscar os melhores investimentos e estratégias de crescimento por meio da análise da DRE — Demonstrativo de Resultado do Exercício.

A seguir, confira o que você aprenderá em cada módulo:

  • Fluxo de caixa — noções básicas do que é, como gerenciar e analisar um fluxo de caixa, como calcular seu ciclo de caixa e buscar fontes potenciais de recursos para o seu negócio;
  • Projeções financeiras — o que são e como utilizar projeções financeiras, de vendas e dos custos (estrutura dos custos fixos e variáveis);
  • DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) — entender o que é essa demonstração e sua estrutura, que envolve receita, lucro, EBITDA, depreciação, impostos e outros pontos.

4. Empreendedorismo — Senai

Assim como o Sebrae, o Senai é outra excelente instituição que disponibiliza vários cursos gratuitos para empreendedores. Esse curso de Empreendedorismo é uma ótima opção para quem deseja se tornar um intraempreendedor, bem como para quem quer aprender a gerenciar micro e pequenas empresas.

Ao fazer o curso, você aprenderá como fazer um plano de negócios eficiente, além de entender como identificar novas oportunidades.

5. Negociação — Sebrae

Saber negociar é essencial em qualquer negócio, seja qual for seu segmento e porte. O curso de Negociação do Sebrae apresenta estratégias para todas as negociações que envolvem uma empresa, isto é, com clientes, colaboradores e fornecedores. O curso tem duração de 3 horas e aborda os seguintes módulos:

  • fatores que estimulam conflitos;
  • negociação e conflito;
  • perfil e comportamento do negociador;
  • clima de negociação e estilos de negociadores;
  • desenvolver estratégias de negociação;
  • outros fatores que influenciam nas negociações;
  • avaliação de aprendizagem a partir das negociações realizadas.

6. Como Iniciar seu Próprio Negócio — iPED

Você pode fazer a versão gratuita desse curso e assistir a 20 horas de aula e adquirir um certificado de participação digital. Os 3 capítulos tratam sobre os nichos de mercado, gestão de pessoas, fluxo de caixa e relacionamento com clientes.

Desse modo, você será um empreendedor mais qualificado e certamente conseguirá se destacar no mercado, conquistando um grande diferencial competitivo frente aos concorrentes.

7. Planejamento Estratégico — Endeavor

Elaborar um bom planejamento é a chave para alcançar as metas. Afinal, é ele que permite traçar as melhores estratégias e tomar as decisões mais corretas para alcançar os resultados esperados.

Esse curso da Endeavor foi desenvolvido em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), uma empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas e privadas.

Dividido em 13 aulas, há dois cases para que você possa analisar, além de um rico material complementar para ampliar seus conhecimentos.

8. Plano de Negócios — iPED

Com 44 aulas divididas em 13 capítulos, o curso de Plano de Negócios do iPED é bem detalhado a respeito do plano de negócios e explica passo a passo como você deve fazer o da sua empresa. Entre os conteúdos estão:

  • elaborando um plano de negócios;
  • missão da empresa;
  • setor da atividade e forma jurídica;
  • conhecendo o mercado;
  • ameaças e fraquezas;
  • planejamento financeiro;
  • estrutura do plano financeiro;
  • pontos críticos no desenvolvimento do projeto;
  • mercado-alvo;
  • necessidades do cliente;
  • fornecedores;
  • marketing;
  • estratégia competitiva;
  • indicadores de rentabilidade.

Ou seja, é um dos cursos gratuitos para empreendedores bem completo e que fornece o conhecimento necessário para que um empreendedor seja capaz de fazer uma gestão eficiente e com excelentes resultados.

Em resumo…

Como você viu, há diversos cursos gratuitos para empreendedores. O ideal é não escolher apenas um, mas vários. Afinal, como comentamos, ser um empreendedor de sucesso significa um aprendizado constante. E como as formas de gestão e relações de consumo mudam a todo instante, é fundamental se manter atualizado.

Além do mais, os cursos trazem benefícios e você irá desenvolver várias habilidades, além de melhor compreensão do mercado, ampliação de sua visão estratégica, aumento do seu networking, favorece o aumento de suas chances de crescimento como empreendedor.

E nada melhor do que contar com cursos sem custo e que você pode fazer em casa, adaptando as aulas à sua rotina, não é mesmo? Outra forma de saber tudo o que acontece no mundo do empreendedorismo é ficar de olho nas nossas publicações. Então, siga nossa página nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.