mulher mostrando em seu notebook informações sobre os benefícios do sistema contábil!

Conheça os benefícios do sistema contábil!

Você sabia que o sistema contábil é essencial para qualquer negócio? É dele que depende a regularidade da empresa junto aos órgãos públicos, a organização das movimentações financeiras e o registro dos resultados em determinado período, por exemplo.

A questão é que, para manter tudo isso em dia, é necessário um sistema contábil otimizado que colabore nessas tarefas.

A solução a partir do sistema contábilé adotada por várias empresas atualmente, diante do desafio de lidar com centenas de dados, registros e documentos, além de prazos a cumprir. O sistema contábil, então, ajuda a gerenciar todas essas tarefas, que são determinantes para o desempenho do negócio.

No artigo abaixo, vamos, então, entender melhor essa solução e como ela pode ajudar a sua empresa. Acompanhe para entender tudo!

botão indicando para contabilidade online

O que é um sistema contábil?

O sistema contábil é um software que centraliza todos os dados e tarefas referentes à contabilidade da empresa. Ele permite fazer a gestão da área, com todas as informações e os registros que o setor contábil precisa para executar suas ações.

Essas atividades eram anteriormente realizadas com base em anotações no papel e, mais recentemente, em planilhas do Excel. Se você já adotou essas táticas, deve ter percebido como elas são suscetíveis a falhas de registro, perdas de documentos e, até mesmo, esquecimentos. O problema é que, esquecer a data de envio da demonstração de fluxo de caixa para a Receita Federal, por exemplo, pode gerar grandes prejuízos.

O sistema contábil, então, existe para auxiliar nesse gerenciamento, ao automatizar ações, gerar lembretes de prazos e manter um histórico de todos os dados para que eles não se percam.

Outra questão importante sobre o sistema contábil é que ele pode existir como módulo de um sistema ERP ou de forma avulsa (nesse caso, com possibilidade de integração com outros sistemas). Para que a plataforma possa captar dados automaticamente de outros setores do negócio, como as movimentações do estoque ou do caixa, por exemplo, essa integração é essencial.

Além disso, eles podem ser disponibilizados na nuvem ou como um programa a ser instalado no seu computador. Cada vez mais, as soluções de cloud computing têm sido adotadas para facilitar o acesso ao sistema independentemente de onde a equipe esteja, mas também como uma medida de segurança para os dados, já que os sistemas usam vários níveis de proteção.

Quais são os benefícios de adotar um sistema contábil?

homem pesquisando sobre sistema contábil
O sistema contábil pode contribuir para grandes melhorias no orçamento de sua empresa

Se você quer se adaptar às tendências do mercado, precisa adotar um sistema contábil! Somente com o uso de novas tecnologias é possível atender as necessidades do empresário moderno, que precisa de organização e agilidade no seu dia a dia.

Veja agora de que maneiras o sistema contábil pode ajudar a sua empresa:

Ganho de agilidade e produtividade

A gestão da contabilidade pode demandar muito tempo se você precisa revirar centenas de dados, notas e registros guardados na gaveta.

Por outro lado, com o sistema contábil, todas essas informações estão organizadas. Elas são extraídas automaticamente de outros sistemas e permitem automatizar uma série de ações. Assim, você ganha agilidade e produtividade no dia a dia.

Organização e centralização de dados e tarefas

O sistema contábil também permite organizar os dados e tarefas referentes ao setor da contabilidade, para que sejam acessados facilmente. Qualquer pessoa da equipe confere a mesma base de informações que estão centralizadas em um só lugar, sem gerar inconsistências.

Maior confiabilidade dos dados

A contabilidade precisa trabalhar com dados confiáveis para gerar relatórios que condizem com a realidade. Então, o sistema contábil contribui para isso, já que centraliza os dados em um só local, permite o acesso apenas a pessoas restritas e automatiza uma série de ações, o que minimiza as falhas.

Manutenção do histórico de ações

A manutenção do histórico de ações, movimentações, pagamentos e emissões de notas fiscais também é uma medida de segurança dos dados. Eles não se perdem, como acontece com documentos físicos, e podem ser consultados novamente a qualquer momento.

Adaptação às suas necessidades

Um sistema contábil vem com algumas funcionalidades comuns, como a emissão de notas fiscais, a geração de guias de impostos e a criação de relatórios gerenciais. Porém, elas geralmente podem ser customizadas para as necessidades de cada empresa, que podem variar conforme o seu porte, segmento ou outras especificidades.

Pronto! Agora você já sabe o que é um sistema contábil e qual a importância para o seu negócio. Independentemente do sistema que você adotar, ele será essencial para organizar as suas rotinas e trazer mais produtividade para o seu dia a dia.

Vale a pena ressaltar também que, ao adquirir qualquer plataforma, é sempre importante ter um contador para ajudar a sua empresa nas demandas da área. Esse é o profissional capacitado para orientar desde os primeiros passos, na formalização do negócio, até o cálculo da folha de pagamento e o envio de relatórios contábeis obrigatórios.

Então, conheça agora a Contabilivre, que oferece um sistema contábil na nuvem para gerenciar sua contabilidade onde você quiser. Além disso, você recebe o atendimento de uma equipe de contadores para atender todas as suas necessidades. Se preferir, entre em contato diretamente conosco!

Conheça os benefícios do sistema contábil!