consultoria fiscal e tributaria

Consultoria fiscal e tributária: como funciona o serviço?

A consultoria fiscal e tributária pode ser um serviço muito vantajoso para a sua empresa. A área atua no diagnóstico e na formulação de soluções que envolvem questões administrativas e burocráticas que todo negócio enfrenta. 

A legislação tributária e trabalhista do Brasil é conhecida pela sua complexidade, e embora muitos empresários presenciem o lado ruim disso, é possível encontrar diversas oportunidades para beneficiar a sua empresa por meio de uma consultoria tributária.

Outro fator muito positivo em relação à área é que ela traz visibilidade e conhecimento ao empresário sobre as questões burocráticas que envolvem os negócios. Saiba como a consultoria fiscal e tributária pode auxiliar a sua empresa no conteúdo que elaboramos para você! 

O que é consultoria fiscal e tributária? 

A consultoria fiscal e tributária analisa os processos em relação às questões fiscais de uma empresa e acompanha as constantes mudanças na legislação tributária. 

É um tipo de perícia técnica que visa identificar se os procedimentos que uma empresa segue estão alinhados com a realidade fiscal do negócio, além de verificar direitos não utilizados pela empresa.

Assim, o serviço consegue, por vias legais, benefícios para as empresas diminuírem as taxas e impostos pagos.  A atividade é essencial, principalmente, para pequenas empresas, uma vez que ser dono de um negócio no Brasil não é tarefa fácil no que diz respeito ao alto valor dos impostos e a tributação complexa. 

Mas, afinal, como funciona a consultoria fiscal e tributária?

A consultoria fiscal e tributária atua nas áreas de planejamento tributário, revisão fiscal, incentivo fiscais, recuperação de crédito tributário, entre outras esferas. O serviço busca facilitar os processos burocráticos das empresas e trazer visibilidade sobre o negócio para os donos e colaboradores.

Planejamento tributário

Planejamento tributário é um sistema de conjuntos legais que visa reduzir a incidência dos tributos de uma empresa e gerir o pagamento de taxas, impostos e contribuições. Afinal, o conjunto de regras que uma empresa precisa seguir é vasto e toda atenção é necessária para manter o negócio longe de multas ou outras penalidades. 

Estratégico

O papel do planejamento tributário, também conhecido como elisão fiscal, é criar estratégias para reduzir a incidência dos tributos, seja optando pelo mais vantajoso regime tributário, modelo de contratação ou estrutura de capital

Para fazer um bom planejamento tributário, é preciso do auxílio de um contador, uma vez que o profissional está apto para entender as especificidades de cada cenário e da legislação.

Operacional 

O planejamento tributário operacional visa criar procedimentos na sua empresa que devem ser cumpridos para a realização do pagamento dos impostos nos prazos previstos. A consultoria fiscal e tributária pode auxiliar a empresa a criar processos otimizados que incluam tarefas voltadas à área.

Sua empresa precisa de uma consultoria tributária? Entre em contato com os especialistas da Contabilivre e saiba como podemos te ajudar! 

Recuperação de crédito tributário

Muitas empresas pagam impostos indevidos. Por meio da consultoria fiscal e tributária é possível identificar se o seu negócio está pagando tributos a mais e, caso positivo, essa quantia pode ser ressarcida pela empresa através do processo de recuperação de crédito tributário

Principalmente comércios varejistas, como padarias, farmácias e autopeças podem estar gastando mais com impostos do que deveriam. Isso acontece porque esses segmentos comercializam produtos monofásicos, ou seja, que não devem ter tributação na parte de PIS e COFINS. Além disso, os tributos dessas mercadorias sofrem muitas alterações.

Como essa característica acaba passando despercebida em algumas empresas, o negócio paga impostos desnecessários. Por isso, a consultoria tributária pode ser essencial para diminuição dos gastos da sua empresa. 

consultoria fiscal e tributária
Um dos principais serviços da consultoria fiscal e tributária é verificar se determinada empresa pode recuperar créditos tributários

Aproveitamento de incentivos fiscais

Os incentivos fiscais são condições que promovem a redução da alíquota de determinados impostos a serem pagos quando a empresa destina parte dos seus impostos (que já ia para o governo) para projetos de bem-estar social. 

A política econômica do governo tem o objetivo de movimentar o mercado e promover uma competitividade justa entre as empresas, beneficiando não só empreendedores, mas também a sociedade. 

A quantia economizada pelas empresas pode ser usada para aplicações financeiras e investimentos. Empresas que optam pelo Lucro Real têm mais oportunidades para se beneficiar dessa política, pois quase todos os incentivos fiscais estão voltados para as pessoas jurídicas desse regime tributário.

As empresas podem destinar parte dos seus impostos para programas sociais esportivos, Programa de Alimentação do Trabalhador, Atividades Culturais ou Artísticas, entre outros.

No entanto, pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional podem se beneficiar da Lei do Bem. O governo federal renuncia parte da arrecadação de impostos de empresas privadas que comprovem ter investido em inovação tecnológica

Pedido para concessão de regime especial

Uma consultoria fiscal e tributária pode realizar o pedido de concessão de regime especial quando a empresa cumpre as exigências necessárias. O regime é uma forma diferenciada de tratamento tributário voltado a determinadas atividades ou setores da economia com o objetivo de diminuir impostos e unificar tributos

Contudo, fica a cargo de cada estado e município criar  um modelo que se adéque às suas necessidades.  A concessão é  destinada a práticas específicas, como aquisição de máquinas e equipamentos destinados a investimentos nos portos, obras de infraestrutura nos setores de transportes, entre outros.

Porém, mais empresas podem optar pelo benefício, o Simples Nacional, por exemplo, é um regime especial. Trata-se de um regime único de arrecadação, cobrança e fiscalização mensal.

Visibilidade ao empresário 

Nem todo empresário tem tempo ou acha necessário entender a complexidade do sistema tributário brasileiro. No entanto, é de extrema importância ter visibilidade das obrigações da empresa para, de fato, entender o que se passa nas operações do próprio negócio. Assim, o empresário pode tomar decisões baseadas nos custos reais da empresa.

A consultoria fiscal e tributária nada mais é do que um serviço oferecido por um profissional ou empresa da área contábil para outro profissional ou empresa. Sendo assim, o contador está apto para compartilhar seu conhecimento de forma didática e desburocratizada para o empresário. 

O serviço

O objetivo da consultoria é levantar as necessidades do cliente por meio de diagnósticos e processos para identificar soluções e recomendar ações de melhoria para as empresas. 

Sabemos que os custos com tributos impactam diretamente no lucro do seu negócio todo mês. A consultoria fiscal e tributária permite que empresas menores tenham mais competitividade no mercado ao trazer recursos tributários. 

Dessa forma, o contribuinte consegue estruturar seu negócio de forma menos onerosa e diminuir custos, para ser, de fato, mais competitivo no mercado. 

Vale lembrar que as práticas citadas acima realizadas pelo consultor tributário são totalmente legais e passam longe de sonegação fiscal.

Precisando de uma consultoria tributária? Entre em contato com a Contabilivre!