Contabilista ou contado

Contabilista ou contador: saiba qual a diferença entre os dois termos

Ativos, passivos, capitalmargem de contribuição, fluxo de caixa, depreciação, receita… No mundo da contabilidade, muitos termos deixam as pessoas confusas. Por isso, é importante contar com a orientação do profissional que entende de tudo isso: mas afinal, é contabilista ou contador?

Viu? Até o nome do profissional gera confusão! Por isso, neste post vamos resolver essa dúvida: contabilista ou contador? Você vai saber qual é a origem desses termos, o que eles significam e qual é a diferença entre eles. Acompanhe:

Qual é a origem dos termos contabilista e contador?

A diferença entre contabilista ou contador está relacionada ao ensino da Contabilidade no Brasil. Em 1931, por meio do Decreto nº 20.158, o governo criou diversos cursos de ensino voltados para o comércio, dentro de uma reforma educacional que marcou época.

Entre eles, estavam os cursos em nível médio de guarda-livros e peritos-contadores, que tinham disciplinas de contabilidade em seu currículo.

Já em 1945, a situação mudou: foi criado o primeiro curso universitário de Ciências Contábeis. Os bacharéis desse curso eram chamados de contadores, aos quais os antigos peritos-contadores foram equiparados. A data de criação do curso — 22 de setembro — tornou-se o Dia do Contador, celebrado até hoje.

Já os guarda-livros receberam outra denominação com a Lei nº 3.384, de 1958: eles passaram a integrar a categoria profissional de técnicos em contabilidade.

Popularmente, porém, os termos contabilista ou contador se confundiam. Por muito tempo, os profissionais de contabilidade foram chamados de guarda-livros, indistintamente. Além disso, quem cursava o técnico em contabilidade, sem diploma de graduação, era chamado de contabilista.

Essa distinção, então, marcou os profissionais de contabilidade por muitos anos: quem tinha diploma de graduação era contador, e quem tinha técnico em contabilidade era contabilista. Mas afinal, o certo é contador ou contabilista?

Percebe a origem da confusão? Por mais que leis e decretos definam os termos corretos entre contabilista ou contador, na prática eles continuam sendo usados de outra forma.

Porém, mais uma vez, o governo tentou esclarecer a dúvida entre contabilista ou contador— e até facilitar — as coisas. Em 1997, o Superior Tribunal de Justiça definiu que não existe a profissão de “contabilista”. Segundo a decisão, existem duas profissões na área contábil: o contador, que tem diploma de graduação, e o técnico em contabilidade, que tem formação de nível médio.

E é isso que entende também o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que determinou, em 2010, a substituição do termocontabilista” por “profissional da contabilidade”, que abrange tanto contadores quanto técnicos.

Portanto, no dia 25 de abril, não se comemora mais o Dia do Contabilista, em referência a João Lyra, senador e patrono dos contabilistas. Nessa data, agora, é celebrado o Dia do Profissional da Contabilidade.

Afinal, devo chamar de contabilista ou contador?

Contabilista ou contador

Como dissemos, na prática os termos contabilista ou contador são usados de outras formas. Popularmente, muita gente chama de contabilista qualquer profissional da área contábil, seja ele graduado ou não. A única unanimidade é que contadores são os diplomados em nível superior.

Aliás, é essa definição que traz o dicionário Michaelis para o termo contabilista: “denominação comum dos profissionais que atuam na área contábil, sejam os contadores (nível superior), sejam os técnicos em contabilidade (nível médio) ou guarda-livros”.

Mas, para seguir a orientação das leis e do CFC, sugerimos que você não use contabilista ou contador, e sim os termos definidos por eles: contador ou técnico em contabilidade.

Ok, mas se o termocontabilista” não denomina mais o profissional, para que ele serve, então? Ele se refere, genericamente, a tudo aquilo que diz respeito ao campo da contabilidade, assim como a palavra “contábil”, por exemplo.

Quando chamar o profissional de contador

Se o profissional for bacharel em Ciências Contábeis, ou seja, se tiver formação em nível superior na área, você deve chamá-lo de contador.

O diploma habilita o contador a atuar na área financeira, econômica, trabalhista e patrimonial de uma empresa, como empregado ou autônomo. Ele é responsável, por exemplo, pelo planejamento tributário do negócio, o fluxo de caixa, os relatórios financeiros, a folha de pagamento, a apuração dos impostos, entre outras diversas atividades.

Quando chamar o profissional de técnico em contabilidade

Se o profissional for técnico em contabilidade, ou seja, se tiver formação em nível médio na área, você deve chamá-lo, simplesmente, de técnico em contabilidade.

Esse profissional desempenha funções muito parecidas com as do contador, mas tem algumas restrições, definidas na Resolução nº 560/83 do CFC. Ele não está habilitado, por exemplo, a realizar perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e auditorias.

E agora, como você vai chamar o profissional de contabilidade da sua empresa: contabilista ou contador? Ou será que ele é técnico em contabilidade?

Calculadora de gastos

Explicamos as diferenças neste post, mas como algumas definições ainda são muito recentes, e não há um documento definitivo esclarecendo os conceitos, provavelmente você ainda vai encontrar muita confusão sobre esses termos no mercado.

Agora que você já sabe as diferenças entre contabilista ou contador, confira também as vantagens de trabalhar com a contabilidade online!