aprendendo a fazer controle financeiro empresarial

Confira aqui como fazer o controle financeiro empresarial sem erros

Quantos proprietários veem sua empresa vendendo e atraindo clientes mas não entendem por que não sobra dinheiro no fim do mês? Essa é a situação de muitas companhias que não dão a devida atenção ao controle financeiro empresarial.

Trabalhar com registros, planilhas e notas pode não ser a rotina que os empreendedores sonharam quando abriram sua empresa. Porém, ela é a base do sucesso de um negócio.

Com um bom controle financeiro empresarial você saberá exatamente o que entra e sai de dinheiro, quanto pode investir em melhorias e qual é a projeção de crescimento para o futuro de sua empresa. Assim, você tem informações confiáveis para correr menos riscos ao tomar decisões, como a precificação ou o corte de gastos.

Então, se você percebe que seu negócio não tem controle sobre as finanças é hora de começar a dar mais atenção ao seu dinheiro. Para isso, acompanhe nossas dicas de como fazer um bom controle financeiro empresarial e ter melhores resultados!

Planeje seu controle financeiro empresarial

Um bom controle financeiro empresarial exige planejamento. Senão você pode ser surpreendido no final do mês com um caixa negativo, que não lhe permitirá cumprir suas obrigações. Por isso, o planejamento precisa ser feito antecipadamente com um orçamento anual e projeções mês a mês.

Faça estimativas de vendas e recebimentos, além de custos, despesas e possíveis investimentos. Tenha como base o seu histórico, registrado nos controles financeiros. E seja realista, não dê um passo além das pernas pois o cenário é cheio de incertezas.

Separe as finanças pessoais das empresariais

Esse é um erro comum de muitos empresários e precisa ser corrigido o quanto antes. Por isso, antes de falar dos tipos de controle financeiro empresarial que você deve ter, vamos deixar bem claro que o almoço de domingo não é um gasto da empresa.

Separe as finanças pessoais das empresariais para ter uma visão realista da situação do seu negócio e poder avaliar os resultados precisamente.

Avalie a necessidade de capital de giro

Capital de giro é o dinheiro que garante o pagamento das despesas operacionais essenciais para o negócio, como salários, energia e fornecedores. Sem esse valor, a empresa não consegue cumprir suas obrigações e o controle financeiro empresarial vai por água abaixo.

Por isso, é importante que você saiba calcular a Necessidade de Capital de Giro (NCG), que é o valor mensal que sua empresa precisa ter para garantir suas operações.

Adote os controles financeiros básicos

planejando o controle financeiro empresarial
O controle financeiro empresarial é composto por uma série de pequenos passos fundamentais para que seja possível entender as finanças da empresa corretamente.

Na prática, o controle financeiro empresarial é feito em planilhas que registram toda a movimentação de capital do negócio. Esses são os relatórios básicos, que você precisa ter no cotidiano:

  • Fluxo de caixa (diário e mensal): registre todas as entradas e saídas do caixa para manter um saldo positivo e perceber erros de registro ou desvios de recursos.
  • Controle bancário: registre as movimentações bancárias e controle os saldos das suas contas bancárias.
  • Controle de vendas: controle o fluxo de vendas diárias e acumuladas no mês para acompanhar suas metas e entender a demanda dos produtos.
  • Contas a pagar: não perca as datas de vencimento das contas que você tem a pagar.
  • Contas a receber: controle os pagamentos a prazo e saiba quanto você tem a receber.
  • Controle de custos e despesas: acompanhe os gastos para saber se é possível reduzir desperdícios ou aumentar os lucros.
  • Controle de estoque: saiba como os produtos entram e saem do estoque para evitar produtos encalhados.

Cuide da disciplina do controle financeiro empresarial

O controle financeiro empresarial descrito acima, precisa de acompanhamento diário, mensal e anual. Se você deixar de registrar uma venda, por exemplo, o relatório final não representará a realidade. E, se esquecer uma conta a pagar, pode ter problemas com multas. Portanto, é preciso disciplina para manter os registros em dia e poder analisar os resultados claramente.

Conte com softwares de controle financeiro empresarial

Contar com a tecnologia é quase uma necessidade do cenário competitivo atual, que exige agilidade e produtividade. Com um software de gestão contábil ou empresarial, você consegue reduzir as chances de falhas e automatizar ações. Ele permite, por exemplo, que você faça os controles e emita notas fiscais sem qualquer burocracia facilitando muito sua vida.

realizando um controle financeiro empresarial
Os softwares para controle financeiro empresarial são uma saída prática e eficaz para organizar as finanças do seu negócio.

Avalie os resultados do controle financeiro empresarial

Não adianta apenas preencher as planilhas e manter os registros em dia. Se você quer ter resultados melhores ao longo dos anos, precisa avaliar o desempenho financeiro da sua empresa a cada mês e ano.

Se os resultados estão sendo positivos, talvez você possa pensar em ampliar as operações ou fazer melhorias estruturais. Por outro lado, se estão sendo negativos, é hora de analisar os custos e despesas e, talvez, a viabilidade do negócio. Mas essas decisões só são possíveis se você avaliar o seu desempenho.

Talvez o controle financeiro empresarial não seja a sua atividade preferida. Mas, certamente não há nada pior que ver o seu negócio no vermelho mês após mês. Por isso, adote as dicas acima para manter uma rotina financeira organizada. Só assim você vai conseguir planejar o crescimento da sua empresa!

Agora, se você acha que precisa de uma ajuda para fazer o controle financeiro empresarial, conte com a Contabilivre. Oferecemos uma plataforma completa para gerenciar suas finanças e rotinas contábeis, além de uma equipe capacitada para orientar em qualquer situação. Saiba mais sobre como funciona a nossa contabilidade online!

contabilidade-online