DAS MEI: o que é, para que serve e como gerar

DAS MEI: o que é, para que serve e como gerar

Se você ainda não conhece, o DAS MEI é uma ótima forma de simplificar a arrecadação de um empreendedor. Há diversos benefícios nesse imposto e é muito importante que você entenda bem como tudo isso funciona.

Para quem está começando no empreendedorismo, o enquadramento de MEI é uma ótima escolha, no entanto, sempre é bom almejar o crescimento e há formas menos complicadas para isso.

Se você é um daqueles que sente certa dificuldade com questões contábeis, não se preocupe, vamos explicar de forma simples e direta o DAS MEI e vamos dar orientações para você crescer. Confira!

O que é DAS MEI?

DAS MEI significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Esse imposto é único e contempla todas as obrigações de um microempreendedor individual.

O valor normalmente fica abaixo de 100 reais, sendo pago mensalmente. A data de vencimento também costuma ser sempre no dia 20 do mês. Em pagamentos atrasados, o sistema calcula automaticamente os juros na emissão da guia. Estão inclusos no montante total da arrecadação:

  • R$ 5,00 (cinco reais) para atividades que sejam de serviços;
  • R$ 1,00 (1 real) de ICMS para atividades de comércio ou indústria; e
  • 5% do salário mínimo para o INSS.

É fundamental que você mantenha esse pagamento em dia. Dessa forma, você terá sempre o seu CNPJ em situação regular perante as autoridades governamentais. Ainda que você esteja em inatividade, o pagamento mensal é obrigatório.

Para que serve o DAS MEI?

O DAS MEI serve principalmente para simplificar a arrecadação tanto para o estado como para o microempreendedor. Em outros enquadramentos, é comum que o dono do negócio tenha que pagar diversos impostos separadamente e isso é bem complicado para iniciantes.

Além disso, o pagamento em dia dessa contribuição permite que o empreendedor tenha o seu CNPJ regular e possa realizar ações importantes como a emissão de notas fiscais, abertura de conta empresarial, além de assegurar direitos como aposentadoria e auxílio saúde.

Quais os principais benefícios?

Se você não sabia, não se trata apenas de manter os impostos em dia. Por trás desse pagamento, há diversas vantagens para o empreendedor como veremos a partir de agora.

Simplificação da arrecadação

Uma das principais vantagens para o empreendedor é a possibilidade de simplificar ao máximo o seu pagamento de impostos. Por meio de emissão de apenas uma guia por mês, o dono do negócio consegue regularizar obrigações de:

  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • CPP (Contribuição Patronal Previdenciária);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • ISS (Imposto sobre serviços).

Documentação

O pagamento em dia do DAS MEI também permite que o empreendedor tenha acesso a documentações importantes para sua operação como CNPJ e Alvará de Funcionamento.

Ampliação de recursos e possibilidades

O DAS MEI também é útil para permitir acesso a produtos e serviços bancários importantes para pessoa jurídica como cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. A emissão de nota fiscal também está inclusa neste conjunto de possibilidades.

Facilidades e direitos

O apoio técnico do SEBRAE também é bastante interessante para empreendedores iniciantes. Além disso, o documento garante o direito a benefícios previdenciários e um baixo custo mensal.

Como emitir o DAS MEI?

A emissão da guia de arrecadação é bem simples. A partir de agora, veremos um pequeno passo a passo com todas as etapas para obter esse documento. Acompanhe.

1. Acesse o portal do microempreendedor

O Portal do Empreendedor é o principal canal de comunicação do Governo com o microempreendedor. Nesse site, você encontra diversas orientações e caminhos para realizar tarefas e rotinas contábeis desse perfil.

2. Clique na opção “Já sou MEI”

Nesse setor, você tem diversos serviços para a condução do seu MEI como parcelamentos, pagamentos e declarações. Lá você encontrará a opção para emissão da guia.

3. Clique em “Pagamento de Contribuição Mensal e Parcelamentos”

Nesta página, você encontrará uma série de orientações sobre a emissão, a importância e os detalhes do guia DAS MEI. Também é nesse link que você terá as três principais alternativas de pagamento que são:

  • Pagamento On-line;
  • Débito Automático; e
  • Boleto.

Ainda nessa página, você encontra orientações para quem está com boletos atrasados. O portal oferece algumas alternativas de parcelamento para esses casos.

4. Preencha seus dados

Após a escolha de uma das alternativas anteriores, você deverá preencher os seus dados para ser redirecionado para o site do Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual.

5. Emita a Guia

Finalmente, após estar logado na sua conta, você clicará em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”, informará o Ano Calendário e clicará em OK. Então, você selecionará o mês desejado e clicará no botão “Apurar/Gerar DAS”.

Como a Contabilivre te ajuda a expandir a sua empresa?

Apesar da condução de um MEI ser relativamente simples, é fundamental que o empreendedor tenha todos os seus registros bem organizados, principalmente para evoluir.

O processo de desenquadramento para ME já não é tão simples e conta muito o empreendedor já ter uma assessoria especializada para fazer essa transição de forma segura e inteligente. Entenda agora como a Contabilivre faz essa evolução acontecer.

Organize sua gestão contábil

Tenha um sistema automatizado para registrar e organizar todas as suas ações, documentações e controle de funcionários. Na Contabilivre, você conta com assessoria especializada para manter o seu controle em dia.

Monitore o seu faturamento

Um dos principais pontos de atenção para um MEI é o seu faturamento. Caso o limite permitido seja ultrapassado, o empreendedor deverá pagar uma série de impostos a mais, comprometendo o seu orçamento. Por isso, é fundamental ter um controle como o da Contabilivre para não deixar isso acontecer.

Faça a migração

Se você tem dedicação e esforço, é certo que em algum momento isso acontecerá. Nesse caso, saiba que você pode contar com a Contabilivre e a nossa equipe de contadores para realizar esse processo de maneira simples e correta.Com nossa plataforma online, intuitiva e disponível 24h por dia, você tem acesso a todas as informações, prazos, movimentações e documentos da sua empresa! Pronto! Agora você tem essa situação bem dominada.

Agora que  você conferiu os principais detalhes sobre o DAS MEI e aprendeu a emitir esta guia, aproveite para conferir como a Contabilivre auxilia um MEI a evoluir!