imagem ilustrativa de uma declaração de previsão de faturamento. uma pessoa com uma caneta e um caderno, em fundo laranja

Contabilidade e a declaração de previsão de faturamento

A declaração de previsão de faturamento é um instrumento que faz parte não só da gestão financeira, já que ajuda na organização e no planejamento de receitas, mas também na gestão contábil, já que é um documento exigido em algumas atividades da área.

Neste artigo, você vai entender melhor a importância da previsão de faturamento e em quais casos é necessário fazer uma declaração dessa previsão para fins contábeis. Acompanhe para entender tudo:

O que é a declaração de previsão de faturamento?

A declaração de previsão de faturamento é um documento com a previsão de receitas da empresa para os próximos 12 meses.

Esse documento pode ser solicitado por instituições bancárias para a abertura de contas empresariais e concessão de empréstimos e financiamentos ou por órgãos oficiais para oferecer descontos no pagamento de taxas ao Estado. 

Isso é  importante para empresas em início de operação, já que ainda não têm dados suficientes para enviar uma declaração do histórico de faturamento do último ano.

botão para contato com a contabilivre sobre declaração de previsão de faturamento

Para elaborar esse documento, é essencial contar com a presença de um contador. Além de auxiliar na elaboração da previsão, com os registros e valores corretos, ter a assinatura desse profissional com seu número do CRC é uma obrigatoriedade para que o documento tenha validade.

Por que é importante fazer a previsão de faturamento?

Planejamento é essencial para qualquer tipo de negócio, em qualquer área da empresa.

Antecipadamente, você deve tentar prever os próximos movimentos e se antecipar a eles para aproveitar oportunidades e evitar riscos ao negócio.

É claro que nenhuma empresa tem bola de cristal para prever o futuro. Porém, os dados do histórico da empresa e o estudo das informações de mercado têm o poder de mostrar as tendências para o futuro. 

Além disso, caso não haja dados suficientes, a previsão de faturamento pode ser feita com base em cálculos, análise de fluxo de caixa e estimativas de retorno de aplicações.

Lembre-se da importância de monitorar seus resultados, acompanhar os movimentos do mercado e manter os registros de todas as movimentações de patrimônio. E é nisso que se baseia a previsão de faturamento.

Esse instrumento faz parte do planejamento financeiro e deve ser elaborado para prever as receitas nos próximos meses.

Conforme as necessidades do negócio, você pode fazer essa previsão anual, semestral, trimestral ou mensalmente. Caso seja feita para elaborar a declaração, deve englobar os últimos 12 meses.

imagem de algumas pessoas em uma mesa com cadernos e um notebook estudando a declaração de previsão de faturamento
O controle financeiro é o que garante a continuidade do negócio.

Junto à previsão de faturamento, outros instrumentos também podem ser usados no planejamento financeiro, como a previsão de demanda, de vendas, de custos e de fluxo de caixa.

A intenção é prever a situação das finanças em um futuro próximo para:

  • Ter mais organização financeira;
  • Evitar riscos à saúde financeira;
  • Definir metas para o futuro;
  • Manter o pagamento das despesas em dia;
  • Criar reservas de emergência para a empresa;
  • Garantir capital de giro para manter as operações;
  • Fazer investimentos para o crescimento do negócio.

Como é a declaração de previsão de faturamento?

A declaração de previsão de faturamento é um documento simples, em formato de texto. Ela deve informar os dados da empresa (CNPJ, razão social, endereço), bem como os dados do representante (nome completo, CPF e identidade).

Além disso, o texto deve informar o faturamento previsto, que pode ser estimado em uma faixa de determinado valor a outro.

Por fim, a declaração deve informar que o representante da empresa, que assina o documento, é responsável pelas informações prestadas e garante que elas sejam verdadeiras.

 Aí está a importância de contar com um profissional capacitado — o contador — para fazer as previsões de faturamento, com base em cálculos e análises.

A declaração de previsão de faturamento é um dos serviços de contabilidade que você encontra na Contabilivre. A elaboração do documento, com assinatura de um contador responsável, é oferecida como serviço avulso exclusivamente para nossos clientes.  

botão para contato final do texto de declaração de previsão de faturamento

O documento é enviado digitalmente para a empresa, de maneira rápida e prática. Caso haja necessidade de ter o arquivo físico em mãos, o envio é feito  via Correios.

 Entre em contato agora conosco para conhecer todos os nossos serviços e entender como a Contabilivre pode ajudar você. Temos uma equipe de contadores para atender a sua empresa e facilitar as suas rotinas de contabilidade!