duas pessoas fazendo a definição de metas.

Definição de metas: entenda sua importância para a contabilidade

Definição de metas faz parte de qualquer área da vida. Na profissão, almejamos trabalhar em determinada empresa ou alcançar algum cargo. Na vida pessoal, pensamos em juntar dinheiro para comprar um apartamento ou ter filhos com certa idade. Na contabilidade, é também a definição desse futuro desejado que orienta as empresas.

Porém, não estamos falando de objetivos genéricos, que se tornam até abstratos quando não há uma definição clara. Criamos este artigo para falar de metas que são quantificáveis, com prazos para serem cumpridas e que podem ser mensuradas. É com essas características que a contabilidade deve traçar metas para a sua área.

A seguir, você vai entender como aplicar o método SMART na definição de metas, que vai ajudar o seu negócio a alcançar o que deseja na área da contabilidade. Acompanhe para entender:

Por que a definição de metas é importante na contabilidade?

Primeiramente, vamos entender por que a definição de metas é importante na contabilidade do seu negócio.

Basicamente, as metas definem o horizonte que a empresa deseja alcançar. Com isso, ela consegue traçar o caminho para atingi-las. Por outro lado, sem essa definição, a empresa fica sem orientação. É como um barco perdido no oceano, sem saber onde está, para onde ir ou quais medidas tomar para chegar ao destino.

Na prática, sem a definição de metas, seu negócio pode correr o risco de sofrer desperdícios: de dinheiro em ações que não trazem resultados efetivos e de esforços da equipe que pode se sentir desorientada e, então, desmotivada nas suas rotinas.

A definição de metas, portanto, é uma importante medida de planejamento para nortear as estratégias da contabilidade e estimular a produtividade e o engajamento da equipe.

Mas por que estamos falando mais de metas do que de objetivos? Os dois pontos são essenciais no planejamento, mas existem diferenças entre eles.

Os objetivos se referem a uma definição mais ampla de onde a empresa quer chegar. Digamos que ela queira aumentar a sua lucratividade — isso é um objetivo. Mas como isso será concretizado no dia a dia?

Para isso, os objetivos precisam ser desmembrados em metas, se possível no curto, no médio e no longo prazo. As metas são concretas, têm valores, podem ser mensuradas por indicadores e têm um prazo para acontecer. No exemplo acima, a empresa poderia definir uma meta de 10 vendas por semana para cada colaborador ou a redução de 10% nos custos fixos no próximo trimestre.

Assim, os objetivos deixam de ser abstratos e se tornam alcançáveis, e a equipe consegue enxergar o que deve fazer para contribuir.

O que é o método SMART de definição de metas?

Quatro pessoas em uma empresa, realizando a definição de metas
Utilizando o método SMART para a definição de metas da sua empresa, você melhora o desempenho e o engajamento dos funcionários, e consequentemente, eleva a contabilidade de sua empresa a um novo patamar. 

SMART é um método de definição de metas. Ele serve para criar metas que sejam plausíveis e que ajudem o seu negócio a conquistar os resultados que deseja. Para isso, ele se baseia nas cinco palavras cujas iniciais formam a palavra SMART:

Specific (específicas)

As metas devem ser específicas, ou seja, você precisa dizer claramente o que quer. Não adianta dizer, por exemplo, que você quer “aumentar as vendas”. Diga que você quer vender 100 unidades do seu produto nos próximos 30 dias.

Measurable (mensuráveis)

Você deve conseguir medir se alcançou as suas metas. Por isso, elas devem ser quantificadas, seja em valores percentuais, seja em números absolutos. Depois, elas podem ser monitoradas por meio de indicadores de desempenho, como o número de vendas ou o de faturamento. 

Attainable (atingíveis)

Procure definir valores e prazos dentro da realidade do seu negócio. Metas subestimadas não conduzem o negócio ao resultado desejado, enquanto as metas superestimadas desmotivam a equipe, que se sente frustrada e desiste de alcançá-las.

Relevant (relevante)

As metas devem ser importantes, de maneira que os envolvidos percebam a sua contribuição para o crescimento do negócio. Aumentar as vendas, por exemplo, é o que motiva a empresa a faturar e crescer mais, melhorando o ambiente de trabalho para todos.

Time based (temporal)

Metas precisam de prazos. Sem definir uma data para alcançá-las, elas acabam sempre ficando para depois e nunca se concretizam. Um prazo é um fator de motivação para a equipe, que se sente desafiada a bater a meta.

Portanto, quando for fazer a definição de metas do seu negócio para a contabilidade, passe por todos esses pontos do método SMART. Utilize como um checklist para saber se as suas metas vão ajudar a alcançar os resultados esperados. Depois de definir o futuro que a sua empresa deseja, fica mais fácil criar as estratégias certas para alcançá-lo.

Porém, lembre-se de que as metas não foram criadas para ficarem esquecidas no fundo da gaveta! Mantenha a equipe envolvida e faça um monitoramento constante para saber se está no caminho certo e, ao fim do prazo, verificar se elas foram atingidas.

Agora, leia também sobre a importância da gestão empresarial e como adotar medidas eficientes para melhorar os resultados do seu negócio!