importancia da demonstraçao de fluxo de caixa

Por que a Demonstração de Fluxo de Caixa é importante em um empreendimento

A Demonstração de Fluxo de Caixa é um dos principais relatórios contábeis de uma empresa. Ele registra todas as entradas e saídas do caixa e demonstra qual foi o resultado desse fluxo de dinheiro.

Junto ao fluxo de caixa, outros relatórios essenciais para as finanças e a contabilidade de um negócio são o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

Todos eles dão uma visão completa da situação patrimonial e desempenho da empresa. Afinal, não basta olhar apenas para seus bens, o lucro dos produtos ou os resultados no fim do mês. É preciso saber também se você tem caixa suficiente para honrar os pagamentos no dia a dia.

Agora, então, vamos detalhar o que você precisa saber sobre a Demonstração de Fluxo de Caixa e sua importância para as empresas. Acompanhe:

O que é Demonstração de Fluxo de Caixa?

A Demonstração de Fluxo de Caixa é o registro de todas as movimentações de recursos financeiros da empresa. Ou seja, ela demonstra as entradas e saídas de dinheiro. Veja:

  • Entradas: vendas de produtos, vendas de ativos (equipamentos, imóveis, veículos), contas a receber etc.
  • Saídas: folha de pagamento, encargos, pró-labore dos sócios, aluguel, energia, água, contador, fornecedores, despesas administrativas etc.

O resultado do caixa demonstra se o saldo é positivo (quando a entrada é maior que a saída) ou negativo (quando a saída é maior que a entrada). Dessa forma, o gestor está munido de informações preciosas para a tomada de decisões sobre as finanças do negócio.

A Demonstração de Fluxo de Caixa geralmente é realizada em uma planilha no Excel, mas atualmente existem softwares que automatizam os registros.

Embora possa ser feita até com papel e caneta, o indicado é que você utilize a tecnologia para evitar enganos e manter o histórico bem armazenado.

Ela deve também ter um acompanhamento constante. Se você deixar passar uma ou outra despesa, por exemplo, o saldo final não corresponderá à realidade. Por isso, muitas empresas mantêm atualizações diárias, além de fechamentos semanais, mensais e anuais, que são essenciais para perceber tendências sazonais.

 

softwares auxiliam no calculo da Demonstração de fluxo de caixa
Fazer a Demonstração de Fluxo de Caixa com o auxílio de softwares é importante para evitar enganos e problemas futuros.

A Demonstração de Fluxo de Caixa é importante?

Sem dúvida alguma! A Demonstração de Fluxo de Caixa talvez seja o primeiro registro que uma empresa deve fazer para organizar as suas finanças e iniciar a gestão financeira com uma base de dados confiável.

Veja agora os motivos para criar e manter os registros das movimentações de caixa:

Organizar as finanças

A Demonstração de Fluxo de Caixa exige a definição de categorias que identifiquem a origem das entradas e o destino das saídas. Isso já ajuda a evitar um dos principais erros dos gestores iniciantes: misturar finanças pessoais e empresariais.

Quando as saídas são classificadas, percebe-se o quanto está sendo desperdiçado com gastos supérfluos ou que sequer são referentes ao negócio.

Outro problema comum na gestão financeira é a desorganização com os pagamentos. O fluxo de caixa, então, permite que o gestor identifique os períodos de sobra ou escassez de dinheiro e se antecipe para garantir a disponibilidade de recursos e cumprir as obrigações dentro dos prazos.

Prestar contas

Instituições financeiras, governo, acionistas ou investidores precisam de documentos confiáveis para avaliar o desempenho e a saúde financeira do negócio. Por isso, a Demonstração de Fluxo de Caixa é um dos relatórios usados pela contabilidade financeira para prestação de contas.

A elaboração da Demonstração de Fluxo de Caixa tornou-se obrigatória para diversos tipos de empresas, conforme a Lei nº 11.638/2007 (para sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2 milhões) e a NBC TG 1000 (para PMEs).

Quando a finalidade é essa, o documento deve seguir as normas legais para garantir a confiabilidade dos dados. No entanto, quando a finalidade é gerencial, o relatório é orientado pelos objetivos do próprio negócio.

Controlar a inadimplência

O controle do fluxo de caixa não serve apenas para identificar para onde seu dinheiro está indo, mas também como ele está entrando. Mas se ele não está entrando?

Isso pode representar um problema de inadimplência. Se você tinha uma entrada prevista naquele mês e ela não aconteceu, isso pode prejudicar os pagamentos.

Portanto, a Demonstração de Fluxo de Caixa também ajuda a perceber quanto você está deixando de receber devido a inadimplências, como isso impacta no seu caixa e se é necessário tomar medidas para evitar os atrasos.

Realizar projeções futuras

De olho no futuro, a empresa também consegue planejar as entradas e saídas dos próximos dias e meses.

Considerando o histórico dos ciclos anteriores, você pode fazer projeções de receitas e despesas e tomar medidas antecipadas de gestão, como negociar datas de vencimento com fornecedores ou criar novas possibilidades de receita.

Portanto, a Demonstração de Fluxo de Caixa não é apenas um instrumento de controle das movimentações, mas principalmente de tomada de decisões, com o objetivo de assegurar a liquidez, evitar o endividamento e propiciar o crescimento do negócio. Com isso a gestão financeira do seu negócio fica sempre segura e estável.

 

Usar calculadora na demonstração de fluxo de caixa
Realizando a Demonstração de Fluxo de Caixa corretamente você terá uma ampla visão dos pontos forte e fracos na gestão financeira de sua empresa

 

Sabia que você pode contar com um software de contabilidade online para organizar as suas finanças e manter o fluxo de caixa em dia? Entenda como funciona a Contabilivre!

contabilidade-online