imagem para o conteúdo de empresa de serviços

Contabilidade online para Empresa de Serviços?

O setor de serviços faz parte do nosso dia a dia. Quando você visita uma imobiliária, um pet shop, um salão de beleza ou uma agência de viagens, por exemplo, está visitando uma empresa de serviços.

Esse tipo de empresa é importante não só para o empreendedor em si, mas também para a economia do país. Segundo o IBGE, o setor de serviços é responsável por mais de 75% do PIB.

Além disso, é um dos setores que mais cresce, mesmo em períodos de retração: em 2019, o setor de serviços cresceu 1,3%, enquanto a indústria, por exemplo, cresceu apenas 0,5%.

O que isso significa? Que empreender com uma empresa de serviços pode ser uma boa oportunidade nesse momento da economia.

Além de integrar um setor em crescimento, esse tipo de empresa costuma ter menos barreiras de entrada, menos riscos ao empreendedor, menos impostos e um investimento inicial menor que outros tipos de negócio.

A seguir, você vai entender melhor o que é uma empresa de serviços, como abrir esse tipo de negócio e como a contabilidade pode ajudar na abertura. Acompanhe para entender:

O que é uma empresa de serviços?

A definição da atividade de serviços está disposta na legislação brasileira. O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) diz: “serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista”.

Esse conceito é um pouco amplo, não é? Mas o setor de serviços realmente é amplo.

Para entender melhor, podemos definir que uma empresa de serviços é aquela que executa alguma atividade, mediante remuneração, sem venda ou fabricação de produtos.

O setor de serviços é bastante heterogêneo, com empresas de diversos portes e tipos de atividades. Além das empresas que citamos no começo do texto, podemos também citar como exemplos:

  • Restaurantes;
  • Empresas de transporte;
  • Empresas de conserto de computadores;
  • Escritórios de contabilidade;
  • Agências de marketing;
  • Agências de assessoria de imprensa;
  • Oficinas mecânicas;
  • Empresas de serviços de limpeza.

Como funciona a abertura de uma empresa de serviços?

Como dissemos, empreender no setor de serviços pode representar uma boa oportunidade, com menos riscos e menos custos. Não é por acaso que é nesse setor que está concentrada a maior parte das empresas registradas no Brasil.

Agora, se você já está pensando em abrir uma empresa de serviços, é importante saber o passo a passo para isso:

  1. Consulte com a prefeitura a possibilidade de atuação no local escolhido;
  2. Verifique a viabilidade do nome empresarial;
  3. Elabore o Contrato Social ou Ato Constitutivo;
  4. Registre a empresa na Junta Comercial da sua cidade;
  5. Registre a empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
  6. Obtenha a inscrição municipal e o alvará de funcionamento com a prefeitura;
  7. Registre a empresa na Previdência Social;
  8. Obtenha o aparato fiscal para emitir notas fiscais.

Lembre-se de que você também pode prestar serviços como MEI. Nesse caso, todo esse processo de abertura é simplificado, com a emissão de documentos e alvará pela internet e a redução de tributação.

Além disso, existe um passo na abertura de um negócio que merece uma ressalva: a inscrição estadual.

A maioria das empresas de serviços não precisa de inscrição estadual, pois recebe apenas uma tributação no âmbito municipal: o ISS (Imposto sobre Serviços).

imagem de uma negociação feito entre uma empresa de serviços
75% do PIB está relacionado à empresa de serviços!

A inscrição estadual deve ser feita por apenas empresas que promovem a circulação de mercadorias, que prestam serviços de comunicação ou telecomunicação ou que realizam atividades de transporte intermunicipal ou interestadual.

Essas empresas sofrem a tributação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A inscrição municipal, por sua vez, é obrigatória para todas as empresas, já que é requisito para a obtenção do alvará de funcionamento.

Entretanto, se a sua empresa presta serviços, mas também vende mercadorias, vai precisar dos dois tipos de inscrição, ok?

Como a contabilidade online pode ajudar uma empresa de serviços?

Todo o processo de abertura de uma empresa de serviços envolve uma série de documentos e obrigações.

O cumprimento correto de todo esse processo é importante para abrir a empresa dentro da legalidade e evitar complicações futuras.

O empreendedor que está abrindo um novo negócio, porém, costuma não saber de todas essas obrigações, nem como elaborar esses documentos ou onde entregá-los.

O contador, portanto, é o profissional que pode auxiliar o empreendedor na abertura da empresa, bem como nas demais obrigações que terá ao longo da sua trajetória.

No momento da abertura, o contador pode auxiliar desde o planejamento do negócio, ao pensar no melhor enquadramento jurídico e tributário, até o registro nos órgãos competentes, a emissão de documentos e a obtenção de alvarás. 

Depois, esse profissional é responsável por assinar declarações contábeis, auxiliar no planejamento financeiro e tributário e organizar as rotinas de recolhimento de impostos, folhas de pagamento e preenchimento de relatórios.

botão para contato da contabilivre

A contabilidade online, por sua vez, pode facilitar ainda mais as rotinas contábeis, fiscais e trabalhistas de uma empresa de serviços.

Em uma plataforma online, você pode controlar todas as suas obrigações, preencher relatórios e se comunicar à distância com um contador que vai auxiliar em todas as suas necessidades.

Na Contabilivre, você pode contar com todos esses serviços.

Agora, se você quer algumas ideias para empreender, já criamos um post para falar sobre negócios lucrativos para investir — e a maioria deles são empresas de serviços. Dê uma olhada para ver se você gosta de alguma ideia!