importancia do endereço fiscal

Endereço fiscal e comercial: entenda as vantagens e diferenças entre os dois

Você sabe o que é endereço fiscal? Ele é a localização registrada na hora de abrir uma empresa e serve para que fisco localize o seu negócio.

Mas você sabia que ele pode ser diferente do endereço comercial? Essa é uma questão confusa para quem quer abrir uma nova empresa.

Afinal, parece óbvio que o endereço da empresa seja o local onde ela opera (o seu escritório ou sua loja, por exemplo). Então, por que existe uma diferença entre endereço fiscal e comercial?

Neste artigo, você vai entender para que serve cada um deles e qual é a importância de defini-los com clareza. Acompanhe: 

O que é o endereço fiscal?

O endereço fiscal é obrigatório para qualquer empresa. Esse é o local que você usa para registrar o seu negócio junto aos órgãos oficiais no momento de abertura da empresa.

Ele aparecerá em todos os documentos oficiais da empresa, como CNPJ, notas fiscais e alvarás, e será usado pelo fisco para comunicação, seja presencial, seja por correspondência.

Para ter um endereço fiscal, você precisa primeiramente ter um imóvel ou ao menos a autorização do proprietário de um. Só assim você consegue registrar seu endereço junto à Receita Federal.

O que é o endereço comercial?

Já o endereço comercial é o local onde a empresa efetivamente opera. Esse é o endereço mostrado nos cartões de visita, site e materiais de divulgação.

Muitas vezes, ele é utilizado pelas empresas que desejam ter um local mais atrativo para receber os clientes ou vender os seus produtos, o que pode não ser conveniente no endereço fiscal.

 

Qual é a diferença entre endereço fiscal e comercial?

Como você já percebeu, endereço fiscal e comercial são diferentes. Enquanto o primeiro tem fins basicamente tributários e formais, o segundo tem um propósito puramente comercial.

Ainda assim, uma empresa pode usar um mesmo local como endereço fiscal e comercial. Isso acontece quando o empresário possui o imóvel (ou a autorização do proprietário) em que o seu negócio opera.

Porém, alguns empresários costumam usar imóveis próprios (como a própria residência) para registrar o endereço fiscal, enquanto o endereço comercial fica onde a empresa realmente existe.

Neste caso, endereço fiscal e comercial não ficam no mesmo local, e não há problemas em fazer isso, especialmente se você tem uma empresa de prestação de serviços. Essa pode ser uma opção se você usar um espaço físico que seja mais adequado  para receber clientes, vender produtos ou reunir sua equipe de trabalho.

Uma situação que costuma acontecer atualmente, ajuda a entender a diferença entre o endereço fiscal e comercial:

Muitas empresas, principalmente MEIs e profissionais autônomos, trabalham hoje em coworkings. Algumas delas não possuem endereço fiscal por não terem acesso a um imóvel; então, elas utilizam o endereço do coworking para o registro junto à Receita. Com essa solução, reduzem-se os custos e burocracias de alugar ou adquirir um imóvel.

Também existem casos de empresas que possuem um endereço fiscal, mas não o consideram atrativo para a divulgação do negócio. Então, o local do coworking pode ser usado também como endereço comercial para atender os clientes e fazer reuniões de negócios.

É preciso esclarecer que o uso do endereço do coworking, tanto para fins fiscais ou comerciais, deve ser esclarecido em contrato. Muitas vezes, cobra-se uma taxa para esse uso.

 

coworking como endereço fiscal
O coworking pode funcionar tanto como endereço fiscal quanto como endereço comercial, mas é importante que isso esteja registrado no contrato, para evitar problemas.

Por que escolher entre um ou outro?

A decisão de usar um endereço fiscal e comercial no mesmo local ou não depende da situação da empresa.

Por exemplo, se o empreendedor entender que o local registrado na abertura da empresa não é interessante comercialmente, pode adquirir outro endereço para fins comerciais.

Se a empresa não possui um imóvel nem autorização de um proprietário, pode adquirir um endereço para fins fiscais. Os coworkings, como no exemplo que demos, oferecem esse tipo de serviço.

Vale ressaltar que, para alguns tipos de empresas, existem restrições para o registro do endereço. Comércio e indústria precisam de alvarás da prefeitura, pois têm especificações prediais e de vigilância sanitária, além de fiscalizações ocasionais.

Então, para tomar uma decisão acertada, conte com a orientação de um contador profissional. Ele pode ajudar a escolher corretamente entre o endereço fiscal ou comercial e orientar sobre todas as outras questões contábeis.

Enfim, a abertura de uma empresa exige que você tome uma série de decisões, que vão desde o nome do negócio até como os produtos serão lançados.

Agora você já sabe como a escolha do seu endereço fiscal e comercial é importante. Ela pode impactar na abertura e no futuro do seu negócio e, por isso, deve estar em seu planejamento.

Entre em contato com a Contabilivre  – contabilidade online, e descubra como abrir ou mudar o endereço da sua empresa com economia e com todo suporte contábil.. Temos profissionais especializados na abertura de empresas e Endereço Fiscal e Comercial disponível para locação na Avenida Paulista-SP!

 

como-montar-um-negocio