Computador com dados sobre a indústria 4.0

Entenda o impacto da indústria 4.0 na contabilidade!

Antes de falar sobre indústria 4.0, é importante lembrar das aulas de história. Você provavelmente deve ter estudado sobre a Revolução Industrial, não é mesmo? É aquela época em que a produção artesanal perde força.

Assim, as fábricas e os motores a vapor assumem a produção, potencializando e otimizando a fabricação de bens. Essa é considerada a primeira etapa de uma revolução que estamos vivendo até hoje.

Desde então, já passamos por outros estágios, que trouxeram os motores a diesel (segunda etapa) e a era da informação (terceira etapa).

Hoje, então, vivemos o quarto estágio, marcado pelo avanço da tecnologia e pela inteligência das máquinas.

Neste artigo, você vai entender melhor sobre a indústria 4.0 e como ela está modificando o nosso modo de viver, inclusive a maneira de atuar da contabilidade. Acompanhe!

Entenda o impacto da indústria 4.0 na contabilidade!

O que é a indústria 4.0?

A cada estágio da revolução, a indústria assumiu diferentes características, que transformaram os modos de produção e os hábitos da sociedade.

A etapa que vivemos, da indústria 4.0, é resultado das mudanças que a antecederam. Primeiramente, os motores a vapor e a diesel foram responsáveis por escalar a produção de bens, o que mudou a dinâmica das famílias, da força de trabalho e do consumo na sociedade.

Posteriormente, a informática mudou a velocidade da informação. A partir do século XXI, os programas de computador se tornaram protagonistas nas relações sociais, na troca de conhecimentos e na produção das empresas e indústrias. Dessa forma, tudo começa a ser automatizado.

Mas é com a indústria 4.0 que a automação atinge um nível próximo até da inteligência humana. A tecnologia avançou a ponto de fazer as máquinas aprenderem sobre o comportamento humano, para interagirem com pessoas e gerarem valor para a sociedade.

Essa era é marcada, portanto, pela inteligência artificial. O big data, a hiperconectividade e a gamificação são alguns exemplos da sua aplicação. Para as empresas e indústrias, essas tecnologias são capazes de automatizar a produção e direcionar a inteligência humana para áreas menos operacionais e mais estratégicas.

Como a indústria 4.0 afeta a contabilidade?

A indústria 4.0 é uma transformação na sociedade como um todo, inclusive nos modos de produção empresariais.

A inteligência artificial já está presente no dia a dia das pessoas, nos aplicativos de celular, nos eletrodomésticos das casas, etc. Nas empresas e indústrias essa tecnologia também deve ser adotada, para acompanhar o ritmo e o nível de exigência em que a sociedade está vivendo.

É por isso que se fala tanto da transformação digital atualmente. Esse conceito trata da necessidade de mudança para as empresas entrarem na era digital. Isso significa colocar a tecnologia como papel central, com o objetivo de trazer mais eficiência para a produção e mais valor para os consumidores.

Portanto, a contabilidade também é afetada pelas transformações da indústria 4.0. Essa área das empresas, que é essencial para a sua saúde financeira e a gestão do seu patrimônio, pode ser também bastante onerosa.

Registrar movimentações, preencher relatórios, prestar contas, cuidar da folha de pagamento, emitir notas fiscais… Tudo isso toma bastante tempo do empresário e pode prejudicar a sua produtividade, o que afeta também as suas entregas ao cliente. Por isso, a contabilidade também precisa entrar na era da indústria 4.0.

Como a contabilidade deve atuar na indústria 4.0?

mulher procurando sobre indústria 4.0 no celular
A indústria 4.0 transforma a relação das empresas com a contabilidade

A indústria 4.0 é marcada pela automação. Hoje as máquinas são capazes de realizar diversas ações anteriormente manuais. Isso traz resultados para a agilidade das equipes, a produtividade das empresas, a diminuição de falhas, a redução de custos e a escalabilidade da produção.

A contabilidade, então, deve atuar na indústria 4.0 com base na automação. Para isso, existem sistemas contábeis que facilitam as atividades da área contábil, como a emissão de notas fiscais, o registro de pagamentos, a geração de relatórios e o envio de declarações.

Para isso, esses softwares também precisam prever a integração com outros sistemas de informação, não só internos à empresa, mas também com programas da Receita Federal, que também está se adaptando à indústria 4.0.

Qual o papel do contador na indústria 4.0?

O contador também assume um novo papel diante de tantas inovações tecnológicas. Ele não é mais apenas quem faz as contas e preenche declarações. Afinal, as máquinas já podem fazer algumas das suas atividades técnicas.

O profissional, então, deve se diferenciar como um consultor, focado na solução de demandas e na atenção constante nas melhores oportunidades para os seus clientes, que estão em busca da eficiência máxima.

Assim, a integração entre a inteligência humana e a inteligência das máquinas pode trazer muito mais valor para as empresas.

Dentro das empresas, é preciso uma nova forma de pensar e atuar para uma boa adaptação às transformações da indústria 4.0. Essa adaptação na contabilidade é essencial para manter a competitividade no mercado em uma época de bastante cobrança por eficiência.

É preciso, portanto, trazer a tecnologia para dentro dos seus processos e operações. Você pode começar essa transformação a partir da contabilidade online, uma maneira de agilizar e desburocratizar suas atividades contábeis.

Para isso, conheça a Contabilivre e saiba como podemos ajudar o seu negócio a entrar na era da indústria 4.0.

Entenda o impacto da indústria 4.0 na contabilidade!