escritório de contabilidade trabalhando com o que é ativo imobilizado

Entenda o que é ativo imobilizado e seu custo contábil!

Saber o que é ativo imobilizado é essencial para entender como controlar o patrimônio de uma empresa. Os empresários estão constantemente preocupados com a sua sustentabilidade financeira, com o dinheiro que entra e sai do caixa ou com as movimentações de estoque. Porém, nem sempre eles percebem que boa parte do seu patrimônio está nos bens tangíveis que a empresa possui.

Máquinas, equipamentos e móveis, por exemplo, são considerados ativos de uma empresa. Ou seja, eles podem ser convertidos em meios monetários e têm potencial para contribuir para o fluxo de caixa da empresa. Por isso, eles entram na parte positiva do balanço patrimonial.

Agora, então, você vai entender melhor o que é ativo imobilizado e como fazer a sua contabilização. Você vai ver como isso é importante para o seu negócio!

botão indicando para contabilidade online

O que é ativo imobilizado?

De acordo com a Lei 6.404/76, ativo imobilizado são todos os bens tangíveis que a empresa utiliza para manter as suas atividades normais. Estes são alguns exemplos:

  • Máquinas;
  • Computadores;
  • Equipamentos;
  • Móveis e utensílios;
  • Veículos;
  • Imóveis;
  • Terrenos.

No plano de contas de uma empresa, tudo o que é ativo imobilizado está dentro do grupo de ativos não-circulantes, que englobam também investimentos, ativos intangíveis e realizáveis a longo prazo. Eles se caracterizam por terem baixa liquidez, o que significa que eles demoram mais tempo para serem monetizados.

Para ser definido como imobilizado, o ativo deve cumprir alguns requisitos:

  • Ser mantido pela organização para uso na produção ou comercialização de mercadorias, para aluguel ou para fins administrativos;
  • Ser usado por mais de doze meses;
  • Gerar benefícios econômicos para a empresa;
  • Ser possível de ser mensurado.

É sobre esse último item, então, que vamos falar agora: como mensurar o ativo imobilizado.

Como calcular seu custo contábil?

Para entender o que é ativo imobilizado é preciso saber como calcular seu custo contábil. O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis obrigatórias para as empresas. Ele deve ser apresentado pela contabilidade financeira a agentes externos, como a Receita Federal ou instituições bancárias. Mas ele também pode ser usado para fins gerenciais, como suporte para a tomada de decisões.

Mas, para isso, o balanço patrimonial deve apresentar dados confiáveis e transparentes sobre a organização. E uma parte importante desse relatório é o ativo imobilizado, que deve ser contabilizado de acordo com as normas da contabilidade.

Conforme o art. 15 da Lei 12.973/14, os bens tangíveis cujo valor não exceda R$ 1.200 e cujo prazo de vida útil não exceda 1 ano não precisam ser imobilizados, a não ser que a empresa queira. Além desses limites, os bens devem ser contabilizados como ativos imobilizados.

O tratamento contábil para os ativos imobilizados é estabelecido pelo Pronunciamento Contábil CPC 27. De acordo com a norma, os principais pontos para a contabilização envolvem o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores contábeis e de depreciação e as perdas por desvalorização.

mulher trabalho com o que é ativo imobilizado
Além de entender o que é ativo imobilizado, é essencial ser preciso ao avaliar seu custo contábil em uma determinada empresa.

É no momento de reconhecer o que é ativo imobilizado em uma empresa, que os responsáveis devem avaliar o seu custo contábil. Esse custo é equivalente ao preço à vista na data do reconhecimento. Também são adicionados a esse custo inicial os gastos incrementais que forem necessários para colocar o ativo em condições de funcionamento, como transporte, montagem, testes etc., além da previsão de possíveis gastos de desmontagem, remoção e restauração do local de funcionamento.

Além disso, como um bem tangível, estará sujeito à depreciação do seu valor inicial. A depreciação se refere à mensuração econômica de desgaste ou obsolescência de um ativo em relação à sua vida útil, que é determinada pelo fabricante como o período em que o bem tem validade e terá bom desempenho.

Ao final de cada exercício, a empresa deve revisar o valor contábil do ativo imobilizado, que representa o montante depois da depreciação acumulada e das provisões para perdas por redução ao valor recuperável.

Como controlar o ativo imobilizado?

Depois de entender o que é ativo imobilizado a etapa seguinte é compreender que sua gestão deve partir da realização do inventário patrimonial. Essa atividade consiste em fazer uma aferição de tudo o que é ativo imobilizado de uma empresa, com as suas características, idade, estado de conservação, frequência de uso, bem como o seu valor contábil.

Com um inventário patrimonial completo e atualizado, o gestor dispõe de informações precisas sobre os seus bens e, assim, pode usá-las tanto para a tomada de decisões quanto para a prestação de contas.

Imagine, por exemplo, que o gestor não saiba que já possui uma máquina para realizar determinada tarefa porque ela está alocada em outra sede. Nesse caso, ele não tem um retrato fiel do seu patrimônio e pode acabar fazendo uma compra desnecessária, além de prestar uma informação imprecisa sobre os seus bens.

Como você pode perceber, compreender o que é ativo imobilizado é essencial para entender como uma empresa deve gerir suas contas. Agora, saiba também sobre a importância de fazer um plano de contas, que embasa o preenchimento dos relatórios contábeis.

botão indicando o contato da contabilivre