caneta e celular sobre uma mesa

Entenda quais são os principais custos fixos de uma empresa!

Na busca por eficiência máxima, reduzir custos variáveis e custos fixos de uma empresa é um objetivo bastante almejado no mercado atual. Porém, nem sempre é fácil cortar custos, já que muitos deles são essenciais para as operações da empresa.

Porém, para começar a analisar como o seu dinheiro está sendo gasto, é importante conhecer os seus custos fixos. Eles representam gastos que não variam conforme a sua produção ― independentemente disso, eles estarão lá todo mês ou todo ano. E, dependendo do desempenho do seu negócio, eles podem pesar bastante no bolso.

Para manter a contabilidade de sua empresa em dia, conheça os principais custos fixos de uma empresa que precisam ser contabilizados. Acompanhe no artigo abaixo!

Custos fixos de uma empresa: quais são?

Os custos fixos de uma empresa podem ser afetados pelo volume de produção e vendas, mas eles não variam na mesma proporção. Por exemplo, as alíquotas dos impostos variam com o tipo de atividade e o faturamento da empresa, assim como os gastos com aluguel podem aumentar se a empresa precisar de um estabelecimento maior para atender uma alta demanda. Porém, esses custos não estão diretamente vinculados à produção.

É diferente do que acontece com os custos variáveis, que, por sua vez, variam diretamente de acordo com o que a empresa produz. Exemplos de custos variáveis são as comissões de vendas e compra de matéria-prima ― quando a produção aumenta, esses custos aumentam na mesma proporção.

Alguns custos podem também ser híbridos. É o caso de gastos com luz e energia, por exemplo. Uma parte (demandada pela área administrativa, por exemplo) será custo fixo. Já outra parte (demandada pelo aumento na produção da fábrica, por exemplo) será custo variável.

A seguir, vamos detalhar os principais custos fixos de uma empresa, dividindo-os em custos mensais e anuais.

Custos fixos mensais

Os custos fixos de uma empresa, como já evidenciado, devem ser pagos todo mês. São eles:

Salários e pró-labore da administração

A folha de pagamento da equipe administrativa é um custo fixo mensal, pois não varia com o aumento ou diminuição da produção. Já os custos com a mão de obra de fábrica, que são variáveis, podem aumentar ou diminuir conforme a necessidade de produção.

Custos de escritório

Materiais de limpeza e materiais de escritório são necessários, independentemente do volume de produção. Por isso, entram também nos custos fixos de uma empresa.

Aluguel

Se a empresa não possui uma sede própria, ela deve arcar com o custo fixo mensal do aluguel de um escritório ou uma loja. A contratação de softwares, como de armazenamento na nuvem, também pode gerar custos mensais com aluguel.

Documento de Arrecadação do Simples (DAS)

As empresas enquadradas no Simples Nacional precisam pagar mensalmente o DAS, sempre que houver faturamento. Esse documento de arrecadação unifica os impostos e contribuições devidos: IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS, CPP, ICMS, ISS e CPP.

Os valores e alíquotas desses tributos podem variar com o faturamento e as atividades da empresa, mas, como comentamos, essa variação não é proporcional ao volume de produção (por isso, não se trata de um custo variável). Já para o MEI, o Documento de Arrecadação (DASN-SIMEI) traz um valor fixo mensal, que engloba a soma do INSS, ISS e ICMS.

Contador

Contratar um contador é obrigatório para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual. Portanto, esse também é um custo fixo mensal.

Custos fixos anuais

calculadora e teclado de pc
Os custos fixos de uma empresa são essenciais para as operações e, por isso, precisam ser contabilizados.

Agora, confira quais são os custos fixos de uma empresa que devem ser pagos anualmente. São eles:

TFF (Taxa de Fiscalização de Funcionamento)

A Taxa de Fiscalização de Funcionamento é um imposto anual, de âmbito municipal e serve para custear os gastos da Prefeitura com a fiscalização dos estabelecimentos.

TVL (Termo de Viabilidade de Localização)

O Termo de Viabilidade de Localização é um documento exigido para a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento. Quando a empresa ainda não tem o alvará definitivo, é necessário renovar o TVL anualmente, mediante o pagamento de uma taxa à prefeitura.

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)

Se a empresa possui uma sede própria, ela também deve à Prefeitura o pagamento anual do IPTU.

Certificado Digital

Para enviar informações pelo eSocial, SPED Fiscal e SPED Contábil, as empresas precisam utilizar um certificado digital. Ele é adquirido por meio de uma Autoridade Certificadora reconhecida pelo ICP-Brasil e deve ser renovado anualmente.

Agora que você já sabe quais são os custos fixos de uma empresa, já pode analisar se é possível enxugar esses gastos. A gestão empresarial pode avaliar, por exemplo, que é possível mudar a sede da empresa para um local mais acessível financeiramente. Já outros custos são essenciais para a sua empresa estar em dia com a Receita e com os órgãos públicos.

Com a orientação de um contador, você pode fazer um planejamento tributário a fim de identificar melhores oportunidades de enquadramento para reduzir os custos com tributos. Além disso, ele também pode orientar sobre os encargos sociais, para que a sua empresa não pague mais do que deve.

Gostou do artigo? Leia também sobre as obrigações fiscais e contábeis, que também são necessárias para manter uma empresa em dia!

botão indicando o contato da contabilivre