equipe engajada

Como deixar a equipe engajada? Confira 4 dicas para colocar em prática

Ter uma equipe engajada é fundamental para o sucesso da empresa. Afinal, colaboradores motivados tem uma alta produtividade, possuem objetivos bem estruturados e estão comprometidos em alcançar as metas da organização

Com a competitividade do mercado, mais do que nunca, o comprometimento e as atitudes dos colaboradores estão ligados ao crescimento da empresa. Mas sabemos que manter os talentos motivados nem sempre é uma tarefa fácil e isso pode ser um desafio para as lideranças.

Por isso, a Contabilivre preparou um conteúdo com dicas para que as lideranças da empresa consigam deixar sua equipe engajada. Acompanhe! 

Como deixar a equipe engajada? 

O ser humano, naturalmente, quer fazer parte de um propósito. Como podemos perceber, as pessoas se engajam em coisas que têm valor para elas, pode ser uma causa social, por exemplo, ou um projeto pessoal. 

O engajamento está relacionado à intensidade em que os colaboradores estão envolvidos e entusiasmados com as atividades profissionais desempenhadas dentro de uma organização. É importante entender que essa relação é emocional e, para conseguir comprometer as pessoas, é preciso mexer com a emoção delas

Sendo assim, se você quer que seus colaboradores se comprometam e permaneçam motivados, é preciso, antes de mais nada, oferecer uma missão na qual sua equipe possa fazer parte da transformação e se sentir realizada com as conquistas alcançadas.

Para se manter motivado, o colaborador deve encontrar, na organização, um projeto com oportunidade de crescimento, com missão e objetivos definidos para que, assim, o trabalho possa ser feito com compromisso. 

Mas como conseguir tudo isso? Confira alguns insights que podem te ajudar! 

Defina a missão e os objetivos da sua empresa 

Você já parou para pensar quais as causas que a sua organização defende? Empresas de todos os portes, especialmente as que estão nascendo ou micro e pequenas, precisam definir a missão e os objetivos. 

Isso porque, com esses pontos estabelecidos, o empreendedor e o colaborador são capazes de entender o papel do seu trabalho na sociedade e no futuro da empresa. Assim, o dono do negócio, além de estruturar a direção estratégica da organização, consegue engajar sua equipe

Como definir a missão e os objetivos da sua empresa?

O primeiro passo para definir a missão e os objetivos da sua empresa é responder às seguintes perguntas

  1. Qual o principal benefício que sua organização oferece ao seu público-alvo? 
  2. Na sua opinião, qual o diferencial competitivo que distingue os serviços ou produtos de outras organizações do seu ramo?
  3. Seus colaboradores se identificam com os interesses da organização? 

Em seguida, elabore uma frase curta que transmita essas respostas. É muito importante que as questões definidas façam parte do dia a dia da organização. 

Outro ponto crucial é que seus colaboradores se identifiquem com a missão e os objetivos da empresa. Tendo em vista que uma equipe caminhando em prol de um mesmo propósito apresenta mais vontade de alcançar os objetivos

E se a sua empresa não apresenta objetivos e missão definidos é muito difícil que os colaboradores entendam o propósito do trabalho. Agora te perguntamos: qual a missão da sua empresa?

equipe engajada
Saiba algumas formas de deixar sua equipe engajada

Valorize seu colaborador 

Valorizar o colaborador vai muito além de oferecer um bom salário, isso é, a empresa precisa investir em seus talentos continuamente. Essa valorização pode ser demonstrada de diversas formas e até elogios depois de um bom trabalho, podem fazer a diferença. Afinal, reconhecer o empenho do colaborador é fundamental para manter a equipe motivada

Realizar eventos de confraternização, treinamentos e palestras motivacionais também são maneiras de valorizar os profissionais. Assim, eles podem ver que a empresa investe neles, e não apenas tira a capacidade de trabalho. E é claro, você pode adaptar as ações de acordo com a realidade e tamanho da sua empresa.

Independente do quadro de funcionários da sua organização, não esqueça de reservar um tempo para agradecer quem colabora diariamente com o seu negócio

Comunicação eficaz 

É muito importante ter em mente a seguinte concepção: você não vai conseguir gerenciar segredos. Para que você consiga envolver sua equipe, mantenha uma comunicação eficaz, sempre se certificando de que os colaboradores entenderam o que você quis informar.

Outro ponto fundamental é conseguir realizar reuniões na medida certa. Em momentos de imprevistos e dificuldades, tente chegar nesses encontros com algumas possíveis soluções para serem debatidas. 

É essencial também criar um espaço no qual eles possam se expressar dando oportunidade para   participarem do diálogo que busca resolver os problemas. É importante que as opiniões deles sejam ouvidas. 

Dessa forma, os profissionais percebem que, de fato, fazem parte da organização. E não se esqueça: um bom líder assume as responsabilidades quando necessário.

Modele os processos do seu negócio

A modelagem de processos é um recurso usado para entender os fluxos de trabalho da empresa. Por meio da atividade, é possível analisar falhas e problemas dos processos organizacionais para, assim, melhorar e simplificar as tarefas dos colaboradores.

Pense bem, quando todas as tarefas estão alinhadas, as demandas são divididas de forma correta, não sobrecarregando nenhum profissional. Além disso, ao modelar os processos, algumas tarefas desnecessárias podem ser eliminadas da rotina operacional, diminuindo, assim, o cansaço físico e mental dos seus colaboradores.

Dessa forma, os profissionais tendem a alcançar melhores níveis de produtividade, podem alinhar metas e ter mais comprometimento no trabalho. 

Importância de uma equipe engajada 

Note que, com colaboradores engajados, o seu negócio pode ir além de fabricar e vender um produto ou disponibilizar um serviço. Mas sim, oferecer soluções aos seus clientes. Para isso, o trabalho precisa ser mais do que uma fonte de renda, precisa ser um local agradável e de realização pessoal e profissional.

Ter uma equipe engajada é ter um time que põe esforço e comprometimento nas ações desempenhadas dentro da organização, independente do tamanho da empresa. Vibra junto aos empresários e “veste a camisa”. 

Sabemos que sozinho não dá para ir muito longe, se você tem uma equipe, não deixe de envolvê-las. Faça os colaboradores trabalharem em prol do mesmo objetivo, descubra como eles podem se identificar com o propósito da organização. 

Quanto maior for o engajamento dos profissionais, maior será o comprometimento com o sucesso da empresa e com os resultados positivos.

Agora que você já sabe como deixar sua equipe engajada e ter sucesso no gerenciamento do seu negócio, aproveite para simplificar a rotina contábil da sua empresa com a Contabilivre! 

botão para contato para o que é previsão de demanda