como funciona o fluxo circular de renda

Saiba como o Fluxo Circular de Renda influencia seu negócio

Realizar uma boa gestão empresarial não envolve apenas o que está dentro das quatro paredes do seu negócio. Saber como funciona o mercado e o ambiente em que ele está inserido também é essencial. É por isso que vamos apresentar aqui o conceito de Fluxo Circular de Renda.

Você já ouviu falar nele? Trata-se de um modelo que busca explicar o funcionamento básico da economia e dos atores envolvidos nesse processo. Nesse modelo, você vai perceber qual é o papel da sua empresa no complexo mecanismo da economia.

Confira agora a nossa explicação sobre o Fluxo Circular de Renda e como sua empresa se encaixa nele:

O que é o Fluxo Circular de Renda?

Fluxo Circular de Renda (ou de Riqueza) é um modelo célebre da área de economia para explicar as relações básicas do modelo econômico em que vivemos.

O conceito é sintetizado em um diagrama, que posiciona os atores envolvidos no ciclo, bem como os sentidos do fluxo monetário e real (a seguir você vai entender melhor).

No entanto, não ache que a economia atual é composta apenas por esses atores e por esses fluxos, pois o conceito é uma simplificação. No mundo real, o sistema pode ser bem mais complexo e com outras diversas intervenções.

É importante saber que o primeiro a teorizar sobre a circulação da riqueza foi François Quesnay, na França do século XVIII, quando o sistema econômico ainda era primário. Entretanto, mesmo hoje com a evolução do conceito ao longo dos anos, as bases continuam as mesmas; ou seja, temos um modelo econômico baseado naquela época.

O que diz o conceito de Fluxo Circular de Renda?

Segundo o conceito do Fluxo Circular de Renda, existem dois mercados na economia: o mercado de bens (tangíveis) e serviços (intangíveis) e o mercado de fatores de produção (trabalho, capital e terra).

Para fazer circular os itens integrantes desses mercados, existem dois atores principais: as famílias e as empresas. Já vamos explicar o papel de cada um desses atores.

O Fluxo Circular de Renda, então, acontece com a seguinte dinâmica:

  • Fluxo real: Empresas ofertam bens e serviços ao mercado, que são demandados pelas famílias. As famílias, por sua vez, ofertam fatores de produção ao mercado, que são demandados pelas empresas para produzir seus bens e serviços. 
  • Fluxo monetário: Empresas obtém receitas com a venda de bens e serviços no mercado, que geram despesas para as famílias que os consomem. As famílias, por sua vez, obtém renda com a oferta de fatores de produção ao mercado, que são pagos pelas empresas para produzir os seus bens e serviços.

No diagrama que sintetiza o conceito, você pode perceber como esses dois fluxos seguem sentidos diferentes. Assim, entende-se o sistema de oferta e demanda que faz a economia girar.

entenda como o fluxo circular de renda influencia o seu negocio
Ter um bom entendimento de como funciona o Fluxo Circular de Renda ajuda na compreensão da questão econômica da sua empresa.

Fonte da imagem: https://pt.slideshare.net/petecoslides/aula-01-metodologia-da-economia

O trabalhador, por exemplo, troca sua força de trabalho pela remuneração salarial. As empresas, por sua vez, fazem a venda de bens e serviços e, em troca, geram receita para sustentar o seu negócio e produzir mais para o mercado.

Essa é a dinâmica básica que movimenta a economia.

Por que conhecer o Fluxo Circular de Renda?

Um empresário precisa estar ciente do impacto do seu negócio para a sua cidade, para o seu país, para o mundo.

Segundo o conceito do Fluxo Circular de Renda, como vimos, as empresas têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico. Elas são um dos principais atores que fazem girar a renda, os bens e o trabalho no fluxo da economia.

O empresário também precisa entender como o ambiente que circunda o seu negócio o influencia. Afinal, como mostra o diagrama, a empresa não vive isolada em uma ilha: ela faz parte da engrenagem da economia e é influenciada por ela.

Chama-se análise do ambiente de negócios a avaliação do cenário em que o negócio está inserido. Os cenários econômico, político, cultural, demográfico e natural fazem parte do macroambiente, enquanto as interações entre os atores na indústria de atuação do negócio são parte do microambiente.

Todas essas variáveis devem ser avaliadas na etapa de planejamento estratégico da sua empresa. Dessa forma, você consegue perceber as oportunidades e ameaças do ambiente externo, antecipar-se aos riscos que ele apresenta, identificar as demandas do público e atendê-las da melhor maneira.

Percebe como a sua empresa também está inserida nesse mecanismo? E como é importante entendê-lo para realizar uma melhor gestão estratégica?

Ao conhecer o ambiente de negócios da sua empresa, evidenciado pelo modelo do Fluxo Circular de Renda, você percebe o papel da sua empresa e pode aprimorar sua atuação nessa engrenagem.

Agora, se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas publicações para melhorar a gestão da sua empresa!

fluxo-circular-de-renda