funcionária trabalhando com fluxo de caixa operacional

Você sabe o que é fluxo de caixa operacional? Entenda!

Todo empreendedor deve saber o que é fluxo de caixa. Trata-se de um dos instrumentos mais importantes para fazer o controle financeiro da empresa, e representa um dos relatórios mais básicos da contabilidade. Só que existe um conceito que nem todo mundo conhece: o fluxo de caixa operacional.

Se o fluxo de caixa serve para registrar todas as entradas e saídas do negócio, o fluxo de caixa operacional se preocupa com as movimentações essenciais para as operações da empresa. Quer entender melhor o que é o fluxo de caixa operacional, para que serve e como calculá-lo? Então, acompanhe agora este artigo:

O que é fluxo de caixa operacional?

O fluxo de caixa operacional é o registro das entradas e saídas de recursos financeiros do caixa da empresa, considerando apenas as movimentações necessárias à operação do negócio.

Isso quer dizer que o cálculo considera as receitas das vendas e as despesas geradas pela produção, venda e administração do negócio. Compra de matéria-prima, gastos com energia elétrica, pagamento de funcionários e outros custos diretamente ligados às operações entram no fluxo de caixa operacional.

Por outro lado, não entram nas contas os rendimentos de aplicações, juros monetários, variações de mercado, aquisições de imobilizados, entre outras movimentações que não são essenciais às operações.

Por que o fluxo de caixa operacional é importante?

A diferença em relação ao fluxo de caixa completo é que ele considera todas as movimentações, independentemente da sua natureza. Assim, o demonstrativo de fluxo de caixa traz um retrato fiel de como está o saldo da empresa e se o resultado é positivo ou negativo.

Já o fluxo de caixa operacional não representa o resultado real. O demonstrativo do fluxo de caixa operacional mostra como seria o resultado se a empresa estivesse totalmente voltada para a produção.

mãos mexendo no notebook em escritório de fluxo de caixa operacional
O fluxo de caixa operacional pode auxiliar na definição de estratégias da empresa.

Portanto, trata-se de uma ferramenta importante de planejamento, já que permite identificar o mínimo de caixa necessário para operacionalizar o negócio — ou melhor, o capital de giro. O que sobra dessa conta, também chamado de fluxo de caixa livre, é que pode ser usado em outras atividades, que não estejam diretamente ligadas às operações.

Assim, você consegue tomar melhores decisões financeiras e planejar melhor o que pode e o que não pode gastar, sem provocar surpresas indesejadas.

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

O fluxo de caixa operacional é apenas um dos tipos de fluxo de caixa que você pode adotar no seu negócio. Existem ainda vários outros tipos:

  • Fluxo de caixa operacional (considera apenas as movimentações necessárias à operação do negócio);
  • Fluxo de caixa livre (representa o saldo da comparação entre o fluxo de caixa e o fluxo de caixa operacional);
  • Fluxo de caixa projetado (projeção das entradas e saídas no futuro com base nos resultados obtidos no passado);
  • Fluxo de caixa direto (método de cálculo do fluxo de caixa que considera todas as entradas e saídas de acordo com a sua classe contábil);
  • Fluxo de caixa indireto (método de cálculo do fluxo de caixa que considera os lucros e prejuízos indicados no DRE);
  • Fluxo de caixa descontado (método de cálculo usado para determinar o valor de uma empresa, mais usado em processos de compra e venda de companhias);
  • Fluxo de caixa para investimentos (considera as movimentações que são feitas para gerar resultados positivos e acúmulo de riqueza).

Os tipos de fluxo de caixa representam diferentes métodos e perspectivas para analisar as movimentações de recursos financeiros do seu negócio. Todos eles podem ajudar a empresa a avaliar sua posição financeira em determinado momento e tomar melhores decisões, mas cada um cumpre uma finalidade diferente.

Tanto o fluxo de caixa operacional quanto qualquer outro método de cálculo servem para fazer o controle financeiro e determinar o saldo do caixa em determinado período. 

Para isso, é essencial que os registros sejam feitos de maneira organizada e frequente, para que nenhuma movimentação se perca e para que os resultados não sejam mascarados.

Portanto, você precisa definir uma rotina de registro das movimentações do caixa. Muitos empresários ainda fazem o controle do fluxo de caixa em planilhas ou até manualmente, mas hoje já existem softwares que automatizam e facilitam esses registros para poupar seu tempo e evitar erros e problemas futuros.

A Contabilivre oferece uma plataforma online que mantém todos os registros centralizados e organizados para facilitar a sua gestão contábil.

A plataforma ainda permite emitir notas fiscais, controlar o recolhimento dos impostos e a folha de pagamento e receber todo o atendimento da nossa equipe de contadores de maneira virtual.

botão para contato do conteúdo dobre fluxo de caixa operacional

Quer conhecer melhor os nossos serviços? Saiba agora como funciona a Contabilivre!