Trabalhar com freelancer vale a pena? Descubra aqui!

freelancer topo

Trabalhar com freelancer compensa? Veja nesse texto:

• Como contratar um freelancer

• Como elaborar um contrato

• É vantajoso ou é dor de cabeça?

➤ Como contratar um freelancer

Quando uma empresa está no começo, ou mesmo quando já existe há tempos, mas anda mal das pernas, apoiar as atividades em prestadores de serviços freelancers é uma boa alternativa para manter o negócio girando, sem arcar com a carga tributária sobre um funcionário.

Porém, antes de continuarmos a falar sobre a relação empresa x freelancer, é importante que fique claro que freelancer não é PJ.

Apesar de similares, freelancer e PJ tem suas diferenças. O freelancer é pago por um único trabalho; PJ recebe salário enquanto durar seu contrato.

freelancer

Ambos não possuem vínculo empregatício e nem direito a acerto, ou outros benefícios dados aos contratos de CLT.

Por isso, é necessário avaliar quais são as necessidades da sua empresa no momento. É alguém que colabore por um período de seis meses em um projeto, ou alguém para executar um trabalho pontual? Avalie e escolha.

Voltando…

Para contratar um freelancer é preciso ter bem detalhado qual é a atividade que deve ser executada, o prazo de entrega e a forma de pagamento.

Converse com o profissional escolhido para a realização do trabalho e coloque tudo em um papel. Não fique apenas na palavra, pois isso pode trazer problemas para ambos os lados.

freelancer

➤ Como elaborar um contrato para prestação de serviço freelancer

Como falamos acima, o contrato de freelancer não caracteriza vínculo empregatício, porém é necessário estar atento as cláusulas do contrato para não cometer deslizes que prejudiquem sua empresa.

No contrato deve constar:

• Descrição do trabalho ➜ Desenvolver campanha de marketing digital com o tema “Dia das Mães” para empresa prestadora de serviços de limpeza, com imagens e texto, por exemplo.

• Prazos e pagamentos ➜ Pagamento de 1/3 do valor total adiantado, e restante ao entregar o projeto finalizado (aqui, cabe ao profissional e empresário decidirem a melhor forma).

• Responsabilidades ➜ Quais são as datas de entrega, qual o feedback que deve ser dado entre freelancer e empresa, será emitida ou não NF-e por parte do profissional, etc.

freelancer

Mas atenção: não é responsabilidade do profissional, por exemplo, estar na empresa ao menos uma vez na semana, para realizar trabalhos e reuniões, ou disponível em horário comercial para tirar dúvidas.

Tudo isso caracteriza vínculo empregatício e não cabe à prestação de serviço freelancer.

➤ É vantajoso ou é dor de cabeça?

Trabalhar com freela é vantajoso sim, já que você conta com um especialista prestando um serviço para a sua empresa, sem a necessidade da manutenção de um colaborador fixo para aquela função.

Escolha um profissional que tenha nome no mercado, procure saber mais sobre o relacionamento dele com outras empresas e opte sempre por quem fará o melhor trabalho.

Se você está pensando em abrir empresa e precisa de bons profissionais para ajudá-lo em tarefas específicas, aposte nos freelas.

Mas antes, abra sua empresa com a Contabilivre!

freelancer

Contabilivre, contabilidade simples e online.