Duas mulheres em uma reunião discutindo a gestão contábil da empresa.

Saiba qual é a importância de ter uma boa gestão contábil

Para muitos empresários, a contabilidade se resume a calcular impostos, gerar guias de recolhimento e organizar a folha de pagamento. De fato, essas atividades fazem parte do dia a dia, mas cada vez mais essa área se torna estratégica para as empresas e exige uma boa gestão contábil. 

Em vez de apenas cumprir tarefas pontuais, a gestão da contabilidade é responsável por planejar e otimizar as rotinas dessa área, de maneira que elas contribuam para o alcance dos objetivos da organização. Dessa forma, ela pode trazer benefícios valiosos para a empresa, desde a minimização das burocracias até a redução de custos.

Agora, então, você vai entender melhor o que é gestão contábil e qual é a sua importância para as empresas. Acompanhe:

botão para conhecer a Contabilivre

O que é gestão contábil?

Gestão contábil é a área responsável pela administração das rotinas, das informações, dos registros e dos documentos que se referem à situação patrimonial e financeira de um negócio.

Esta área se ocupa de uma parte operacional, como a formalização da empresa, a emissão de guias de pagamento, a organização de documentos e registros, a emissão de notas fiscais, o envio de demonstrações contábeis, entre outras atividades.

Porém, ela não deve se resumir a isso. Existe também uma parte estratégica essencial, cuja função é fazer um planejamento da área, alinhado aos objetivos estratégicos da organização, e utilizar os dados coletados a favor do negócio.

A importância e como fazer uma boa gestão contábil 

Dois empresários conversando sentados em uma mesa sobre gestão contábil.
Ter uma boa gestão contábil na empresa traz diversos benefícios como: reduzir burocracias, aumentar a produtividade, economia de recursos, etc.

A gestão contábil não apenas cumpre tarefas nos devidos prazos e com a maior eficiência possível, ela, ainda, pode melhorar o desempenho de um negócio como um todo, tanto na parte financeira quanto na gerencial.

Além disso, a contabilidade lida com informações estratégicas. A partir delas, é possível identificar oportunidades e tomar decisões importantes, como melhorar a gestão de estoque ou alterar o enquadramento jurídico da empresa, por exemplo.

Portanto, uma boa gestão contábil também é capaz de nutrir os gestores com informações relevantes para a tomada de decisões.

Mas, como fazer uma boa gestão contábil da sua empresa?

Primeiramente, é necessário ter conhecimento e expertise sobre a área, além de formação e registro profissional para assinar determinados documentos e demonstrações contábeis.

Por isso, uma boa gestão contábil começa com os profissionais específicos da área: os contadores. Eles podem ser integrantes da equipe ou terceirizados, mas o importante é que tenham uma relação de proximidade e confiança com o negócio, para que possam atuar como consultores.

Além disso, a contabilidade não pode mais ser pensada de maneira isolada. Para contribuir estrategicamente, ela deve ser integrada às outras áreas, como RH, vendas, estoque e a gestão empresarial como um todo.

Mas essa integração só é eficiente se contar com um sistema informatizado. A gestão contábil não pode depender apenas de registros, notas e documentos físicos. Para agilizar os processos, facilitar o compartilhamento de dados (entre empresa e contador, por exemplo) e garantir a segurança das informações, essa gestão deve ser digitalizada.

Resumindo, uma boa gestão contábil significa uma melhor gestão financeira. Você reduz burocracias e ganha mais produtividade, além de poder analisar de perto os custos e despesas de um negócio. Tudo isso representa economia de recursos e um maior controle sobre o patrimônio e finanças da empresa.

Principais erros que você deve evitar na gestão contábil

Se você já sabe os pilares de uma boa gestão contábil, é importante também saber o que não fazer nessa área. Veja agora os principais erros que você deve evitar:

Omitir informações

A contabilidade precisa contar com informações transparentes. Porém, muitas empresas escondem dados a fim de fugir do peso da tributação. Esse é um erro que você não pode cometer, pois ele gera dados incorretos para os relatórios e para a tomada de decisões e acaba prejudicando o seu negócio na fiscalização da Receita.

Ignorar o planejamento

Contabilidade exige planejamento, mas essa etapa costuma ser ignorada pela maioria das empresas. Esse é o momento de alinhar a área com os objetivos estratégicos da organização, definir os responsáveis, analisar as necessidades da empresa e identificar sua situação financeira e patrimonial. É somente a partir desse planejamento que fica possível organizar a gestão contábil e torná-la eficiente para o negócio.

Principais desafios da gestão contábil

A gestão contábil enfrenta um desafio primordial: a compreensão da sua importância. Se muitos empresários pensam na contabilidade apenas como o cumprimento de obrigações tributárias, a área não ganha a devida importância nas empresas e se torna apenas um trabalho terceirizado para o contador.

Portanto, para ganhar espaço, a gestão contábil deve evidenciar seus benefícios aos gestores, de maneira que eles compreendam como ela pode contribuir para o desenvolvimento e o crescimento da organização.Agora, conheça o sistema de contabilidade online da Contabilivre e entenda como ele pode auxiliar a gestão contábil do seu negócio, otimizando as rotinas da área.

botão para falar com a Contabillivre