objetivos da holding familiar

A Holding Familiar vale a pena?

O que fazer quando morre o patriarca de uma família detentora de várias empresas? Como fazer a sucessão hereditária de forma tranquila? Para famílias que passam por essa situação, criar uma Holding Familiar pode ser a melhor solução.

A adoção desse formato de empresa traz mudanças para a administração de negócios familiares e assegura alguns benefícios, como a proteção do patrimônio e a redução da carga tributária.

Então, caso você esteja dentro desse contexto ou queira saber mais detalhes, continue conosco para entender o que é e para que serve uma Holding Familiar:

 

O que é uma Holding?

Holding é um tipo de constituição de empresa que permite controlar ou exercer influência sobre outras empresas. Para isso, a Holding detém a participação majoritária nas ações das suas subsidiárias.

Ela funciona como uma organização central, que controla a administração e as políticas do conjunto de empresas. Ela não produz nem comercializa qualquer produto ou serviço ― sua função é estritamente administrativa.

O objetivo de uma Holding é assegurar a unidade e o controle de um grupo empresarial, de maneira que a sucessão e a transferência de empresas aconteça com mais segurança para o patrimônio. Existem ainda alguns benefícios fiscais e melhores condições de crédito, que podem estimular a criação de uma Holding.

 

O que é Holding Familiar?

A Holding Familiar é uma empresa constituída com a intenção de controlar o patrimônio de uma ou mais pessoas físicas de uma mesma família que possuam bens e participações societárias em seu nome.

O patrimônio, então, passa a ser administrado pela Holding, que se torna sócia majoritária das empresas da família, suas subsidiárias. Assim, cabe a ela todas as decisões, que passam a ser tomadas em conjunto pela sociedade, composta por membros da família.

Uma das Holdings mais conhecidas do Brasil é o Grupo Globo, que pertence aos filhos de Roberto Marinho e seus descendentes diretos. Ela administra uma série de negócios, como a TV Globo, a Globo.com, o jornal O Globo, entre outros.

 

Por que criar uma Holding Familiar?

beneficios da holding familiar para empresa
A Holding Familiar pode trazer benefícios para a empresa, mas para isso é necessário saber se esse é o formato ideal para seu negócio.

Esse formato de empresa é adotado em famílias que possuem grande número de empresas, especialmente quando elas são de diferentes ramos de atividade.

Dessa forma, a intenção da Holding Familiar é, primeiramente, integrar diferentes unidades de negócio sob uma mesma organização. Assim, todos os negócios de uma família são administrados conjuntamente pelos seus membros.

Mas essa integração tem como objetivo principal a proteção do patrimônio em caso de dívida futura, morte ou separação dos sócios.

Dessa forma, quando um dos familiares morrer, por exemplo, não haverá interrupção das atividades da empresa, já que os outros integrantes da família (sócios da Holding) poderão tomar as decisões.

Além disso, a sucessão patrimonial já estará definida no contrato social da Holding, o que evita que possíveis conflitos familiares afetem a continuidade das operações.

Por outro lado, quando o sócio majoritário é uma pessoa física e vier a falecer, a participação societária e a sucessão de bens ficam sujeitas ao inventário. E esse processo pode ser bastante demorado, envolver discordâncias entre os membros da família e, assim, comprometer as atividades da empresa.

Além disso, a constituição de uma Holding Familiar também pode trazer benefícios fiscais. A Holding e suas subsidiárias podem ter sua carga tributária reduzida, ao integralizar os bens das pessoas físicas e as participações societárias como capital social da mesma.

Com a redução no peso dos tributos, a Holding também contribui para a lucratividade das operações, por isso é também considerada uma solução financeira para as empresas e a família.

 

Vale a pena criar uma Holding Familiar?

Criar uma Holding Familiar significa abrir uma nova empresa. Lembre-se, então, de que isso sempre envolve tempo, burocracia e investimentos.

Por isso, abrir uma Holding Familiar não costuma valer a pena quando as empresas ou o patrimônio são pequenos e focados no mesmo ramo. Nesse caso, a adoção do formato não compensa os custos.

Além disso, como essa Holding costuma ser adotada para resolver problemas sucessórios, ela também pode não valer a pena quando a empresa está na primeira geração e não possui herdeiros.

Então, ela costuma ser adotada para os casos em que há muitos sócios atuando em diferentes segmentos do negócio ou quando há diferentes herdeiros e é preciso realizar um planejamento sucessório.

Portanto, Holding Familiar é um formato de empresa para casos específicos de famílias que possuem vários bens e buscam uma forma de proteção para o seu patrimônio.

Caso seus negócios estejam dentro desse cenário, é importante realizar uma análise da viabilidade da abertura da Holding, além de obter a concordância de todos os membros. Assim, você terá maior garantia de sucesso nas mudanças de administração das empresas.

Se você quiser entender melhor o que é uma Holding Familiar e se esse modelo vale a pena para seu caso, fale com a Contabilivre e receba as orientações da nossa equipe.

 

contabilidade-online