investimento inicial para abrir um negocio

Investimento inicial: por onde começar seu empreendimento

A gestão financeira é um ponto crucial para o sucesso da empresa, mesmo antes de ela existir. Como assim? Quando você ainda está com as ideias no papel, já é preciso pensar no investimento inicial que será necessário para viabilizar a abertura do novo negócio.

Quanto dinheiro será necessário para abrir a sua empresa? Você tem capital próprio para investir? Será preciso solicitar empréstimos? Atrair investidores?

Essas são algumas questões essenciais que você precisa responder para começar um novo empreendimento com o pé direito. Vamos, então, ver mais detalhes sobre o investimento inicial, qual é sua importância e quais são os custos envolvidos. Acompanhe:

O que é o investimento inicial?

Investimento inicial são todos os custos necessários para abrir uma empresa e começar suas operações.

Envolve os gastos com aquisição de bens (como computadores, móveis, veículos etc.), mas também com as operações iniciais da empresa (como marketing, treinamentos e etc.). A seguir vamos ver todos os itens que podem entrar no cálculo do investimento inicial.

Por que é necessário definir o investimento inicial?

Não economize esforços nessa etapa de planejamento. Você precisa colocar na ponta do lápis tudo o que precisará investir.

Com a definição desse valor, você avaliará se já possui a quantia necessária como capital próprio ou se precisa buscar capital de terceiros, como empréstimos, sócios e investidores.

Além disso, esse valor também serve para estabelecer em quanto tempo de operação você começará a ter lucro. Isso acontece depois de a empresa recuperar o investimento inicial. Para saber isso, também é preciso conhecer os custos e despesas do produto ou serviço a ser oferecido.

Esses valores e projeções devem estar claros em um plano de negócios, especialmente se você precisar de capital de terceiros.

Instituições financeiras, sócios e investidores precisam avaliar quanto você necessita como investimento inicial, bem como a projeção de retorno desse investimento. Isso é determinante para a decisão de entrar ou não no negócio.

Como definir o investimento inicial da sua empresa?

Uma planilha de investimento inicial traz o levantamento de todos os custos para abrir uma empresa. Como ela deve fazer parte do plano de negócios, o detalhamento é importante para trazer as informações completas sobre o capital necessário.

Por exemplo, em relação ao maquinário, você deve descrever quais itens devem ser adquiridos, em qual quantidade e por qual preço. Veja agora os principais itens que podem constar nesse levantamento:

Investimento fixo

 

investimento fixo e investimento inicial
O investimento inicial pode ser dividido em alguns outro tipos de investimento que lhe ajudam a ter uma visão mais ampla do montante do qual você necessita.

 

O investimento fixo é destinado às aquisições de bens para possibilitar o início do negócio. É claro que, ao longo do tempo, manutenções e substituições serão necessárias para suprir o desgaste físico, mas o valor para isso será bem menor que o montante inicial.

Em geral, são investimentos em estrutura física, como a compra dos seguintes bens:

  • Máquinas;
  • Equipamentos;
  • Móveis;
  • Utensílios;
  • Decoração;
  • Veículos;
  • Segurança;
  • Estoque.

Investimento pré-operacional

O investimento pré-operacional é mais uma forma de investimento inicial e também é vital para a abertura do negócio. Porém, ele não é voltado para a aquisição de bens, e sim para ações que dão o pontapé inicial nas operações da empresa. Alguns são realizados apenas uma vez, outros se tornam recorrentes.

Veja alguns exemplos:

  • Formalização da empresa;
  • Obtenção de alvarás;
  • Treinamentos da equipe;
  • Marketing (criação da marca e divulgação inicial);
  • Honorários de um contador;
  • Sistemas de gestão;
  • Registro de marca.

Capital de giro

Para abrir uma empresa, você também precisa prever o dinheiro necessário para suprir as necessidades de fluxo de caixa. Esse é o valor que chamamos de capital de giro, ou seja, que faz a empresa girar. Veja alguns itens que entram nesse cálculo:

  • Salários e pró-labore;
  • Fornecedores;
  • Contas de luz, água e internet;
  • Impostos.

Esses são os principais itens para saber quanto custa abrir uma empresa. Mas perceba que os valores podem variar muito conforme o tipo de negócio e incluir ainda outros custos que não elencamos aqui.

Caso você opte por se formalizar como MEI, por exemplo, os custos serão reduzidos. E se você trabalhar em casa, sem um escritório ou uma loja física, o investimento inicial será menor ainda.

Ainda assim, não deixe de fazer esse levantamento, pois todo negócio tem suas especificidades e envolve algum nível de investimento inicial, por menores que sejam os valores.

 

o capital de giro no investimento inicial
Para definir seu investimento inicial é preciso estar atento aos diversos indicadores financeiros que ajudam a definir o valor necessário para iniciar um negócio.

 

Enfim, isso é o que você precisa saber sobre o investimento inicial para abrir uma empresa. Lembre-se, porém, de que os cuidados com a organização financeira não param por aí.

Manter as finanças em dia e com boa lucratividade exige atenção diária com um bom controle financeiro empresarial.

Então, coloque a gestão financeira como um dos pilares do seu negócio. Assim, você consegue estruturá-lo no início e colocá-lo no caminho do sucesso!

Saiba também que você pode contar com a Contabilivre para abrir a sua empresa sem complicações. Toda a parte burocrática fica com a nossa equipe de especialistas, e você pode se dedicar ao que mais interessa: as vendas do seu negócio.