entenda lucro presumido e lucro real

Lucro presumido e lucro real: qual devo escolher?

A escolha do regime tributário é determinante para as finanças das empresas — especialmente no Brasil, onde a carga de impostos é bastante pesada. E isso recai sobre o melhor enquadramento tributário recai sobre duas opções: lucro presumido e lucro real.

Por isso, os empresários precisam saber as possibilidades de enquadramento, para escolher a opção mais vantajosa para seu negócio.

Em geral, a maioria das pequenas e médias empresas do Brasil opta pelo Simples Nacional, que reduz a carga tributária e simplifica a forma de recolhimento dos tributos.

Porém, algumas empresas estão impedidas de optar pelo Simples, geralmente devido à sua faixa de faturamento ou área de atuação.

Então, criamos este post para que você entenda o que são esses regimes e se valem a pena para a sua empresa.

Acompanhe agora e saiba qual é a diferença entre lucro presumido e lucro real e qual é a melhor opção para cada tipo de negócio.

O que é lucro presumido?

Os nomes lucro presumido e lucro real dizem muito sobre o que são esses regimes tributários de que tratamos nesse artigo. Afinal, no lucro presumido, as margens de lucro da empresa são presumidas para simplificar a fórmula de tributação e, assim, podem não refletir o resultado real da empresa.

O governo estabelece uma margem de lucro pré-definida, conforme a atividade da empresa. Basicamente, as margens são de 8% para as atividades de cunho comercial e de 32% para a prestação de serviços.

Então, com base nesta previsão das margens de lucro, o governo faz o cálculo dos valores de Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ) e de Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Portanto, neste regime, o empresário corre o risco de pagar tributos a mais caso a sua empresa tenha um resultado abaixo das margens previstas na legislação, já que utiliza uma base de cálculo pré-definida.

O que é lucro real?

Você verá, entretanto que entre lucro presumido e lucro real a segunda opção pode ser a mais interessante para sua empresa.

O lucro real, como o próprio nome diz, é o regime tributário que tem como base de cálculo as margens de lucro reais do negócio. Os valores do IRPJ e do CSLL são calculados conforme aquilo que a empresa realmente lucrou durante o mês.

Para efetuar esse cálculo, a Receita se baseia no lucro líquido da empresa durante o período. Portanto, neste regime, o valor dos tributos é atrelado ao lucro apurado. E, se houver prejuízo no período, a empresa é dispensada do pagamento dos tributos.

Para adotar este regime, a empresa é obrigada a apresentar os registros financeiros e contábeis à Receita, a fim de conferir a correção dos valores.

Qualquer erro pode gerar problemas com o fisco, então conte com a ajuda de um contador profissional para manter os registros corretos e em dia.

Entre lucro presumido e lucro real, qual escolher?

Como você viu aqui lucro presumido e lucro real não tem grandes complicações e você deve estar se perguntando qual desses regimes tributários deve ser o escolhido para que sua empresa mantenha sua economia saudável, certo?

Então vamos lá: Em muitos casos, o enquadramento tributário não é uma questão de escolha, pois algumas empresas são obrigadas a adotar o lucro real. Quais são elas?

– Empresas que obtenham faturamento superior a R$ 78 milhões no período apurado;
– Empresas do setor financeiro (bancos, seguradoras etc.);
– Empresas que tenham lucros, rendimentos ou ganhos de capital no exterior.

Mas, se você não se encaixa nesses três casos, pode escolher entre lucro presumido e lucro real. Então, quais são essas empresas?

– Empresas que obtenham faturamento inferior a R$ 78 milhões no período apurado;
– Ou qualquer empresa que não esteja enquadrada no lucro real.

Caso você possa optar entre lucro presumido e lucro real, o planejamento tributário é essencial para fazer a opção menos onerosa. Para isso, é preciso analisar a sua margem de lucro.

Como dissemos, no lucro presumido, as margens de lucro presumidas pelo governo são de 8% para atividades comerciais e de 32% para serviços. Portanto, caso as suas margens ultrapassem esses percentuais, vale a pena adotar o lucro presumido.

Por outro lado, se você tem uma margem de lucro menor que as presumidas pelo governo, vale mais a pena adotar o lucro real, já que os impostos serão calculados com base em percentuais mais baixos.

Porém, é preciso também avaliar o esforço para cumprir as obrigações exigidas pelo lucro real quanto à apresentação dos registros contábeis, o que é dispensado no lucro presumido.

Além disso, avalie também se suas margens de lucro são muito variáveis mês a mês e, por vezes, ficam acima da margem presumida e, outras vezes, abaixo.

Se isso acontecer, talvez seja melhor optar pelo lucro presumido, que estabelece um percentual fixo para a base de cálculo.

Enfim, a escolha entre lucro presumido e lucro real pode influenciar muito no valor que você paga de tributos.

E, portanto, também impacta na sua saúde financeira e na continuidade das suas operações. Por isso, é importante conhecer as possibilidades para fazer a escolha certa.

Agora que você já sabe o que são lucro presumido e lucro real, saiba também sobre as mudanças do Simples Nacional para 2018, que podem influenciar a sua escolha pelo regime de tributação mais vantajoso.

Entendeu a diferença entre lucro presumido e lucro real? Sua escolha se tornou mais fácil e certamente já tem planos para sua empresa, certo? Então compartilhe-os conosco, estamos aqui para atendê-los!