imagem de início para o texto de modelo de orçamento contendo uma mão, uma caneta, um caderno e uma calculadora

Modelo de orçamento: contabilidade simples e online

Você já recebeu um pedido de orçamento de cliente sem ter ideia de como montar a proposta? É isso que acontece quando os vendedores não têm um modelo de orçamento pronto para estes momentos.

Como clientes, sabemos como é ruim não receber uma resposta ágil e precisa de uma empresa quando estamos interessados no que ela vende.

Como vendedor, você sabe como é importante atender bem o cliente e responder as suas dúvidas rapidamente com todas as informações que ele precisa, não é?

botão para contato

Então, um modelo de orçamento pode ajudar a prestar um bom atendimento e garantir as vendas. Quer saber como elaborar um bom modelo de orçamento? Siga conosco:

Quais informações devem estar no modelo de orçamento?

Afinal, o que deve constar em um modelo de orçamento? É claro que o modelo pode variar conforme a empresa, mas é sempre importante responder o que o cliente pediu e pensar no que ele precisa saber para comprar seu produto ou serviço. Em geral, estes campos são indicados:

  • Apresentação: envie a proposta comercial com uma introdução amigável (por exemplo: “olá, eu sou o Fulano e estou enviando o orçamento que o Sr(a). pediu”);
  • Informações do cliente: insira os dados do cliente (nome, e-mail, telefone etc.) para mostrar que a proposta foi feita sob medida para ele);
  • Descrição e quantidade dos produtos ou serviços: discrimine os produtos ou serviços que fazem parte do orçamento e a quantidade que foi orçada;
  • Valores: você pode discriminar os valores individuais para deixar o orçamento mais transparente ou, se não for possível, mostrar o preço final, que é o objetivo principal do orçamento;
  • Condições de pagamento: explique quais são as formas e condições de pagamento, se há desconto à vista, se é possível parcelar, pagar no cartão e com quais bandeiras;
  • Validade do orçamento: inclua uma data de expiração do orçamento para mostrar até quando valem aqueles valores e, ainda, incentivar que o cliente compre logo;
  • Dados de contato: não corra o risco de que o cliente queira comprar seu produto e não saiba como entrar em contato com você!
  • Anexos: se for interessante, você pode incluir fotos, gráficos ou planilhas que ajudem a compreender melhor o orçamento.

Para que serve um modelo de orçamento?

De forma geral, um modelo de orçamento serve para enviar uma resposta rápida e completa aos pedidos dos clientes. Com um modelo pronto, você só precisa preencher as informações que o cliente pediu, sem esquecer de nenhum campo importante.

Um pedido de orçamento é um passo essencial para a venda. Se o cliente chegou até a essa etapa na sua jornada de compra, significa que ele já está decidido a comprar — só falta avaliar os custos e a qualidade do fornecedor. 

Sendo assim, é hora de mostrar que o seu negócio é a melhor opção, porque tem o melhor atendimento e os preços mais justos. Assim, você tem mais chances de satisfazer o cliente e fechar a venda.

Quais tipos de empresa devem ter um modelo de orçamento?

Um modelo de orçamento funciona bem para empresas que vendem produtos ou serviços sem um valor final pré-definido.

Isso acontece, por exemplo, com serviços que exigem uma avaliação prévia ou fazem uma venda personalizada. Para consertar um celular, por exemplo, o vendedor precisa antes avaliar que tipo de conserto precisa fazer.

Quando você pede para uma agência de viagens montar um pacote, a empresa precisa pesquisar voos, hotéis e passeios que se encaixem no seu perfil e no seu bolso. Só depois disso eles podem passar um valor final e as condições de pagamento.

imagem de alguns gráficos, uma calculadora e duas mãos - remetendo ao momento de produção dos modelos de orçamento
O modelo de orçamento pode ser um grande diferencial na hora da negociação.

No caso de produtos, se eles são personalizados ou se o volume de compra muda o preço final, os clientes podem pedir um orçamento para avaliar os custos.

Na compra de móveis sob medida, por exemplo, é comum enviar uma proposta comercial. Se uma empresa quer investir em brindes promocionais — como canetas ou camisetas — ela solicita um orçamento para diferentes quantidades.

Modelos de orçamento para baixar

O modelo pode ter diferentes formatos, como uma planilha no Excel, um documento no Word ou em PDF, um texto no e-mail ou uma página na web. Independentemente do formato, ele deve ter os campos de informações que o cliente precisa saber para embasar a decisão de adquirir seu produto ou serviço.

Na internet você pode encontrar diferentes modelos de orçamento para baixar e customizar o visual e os campos conforme as necessidades do seu negócio. A seguir, listamos algumas opções de modelos:

Gostou das nossas dicas para criar um modelo de orçamento para o seu negócio? Tenha estes modelos prontos para não perder tempo e não esquecer de nenhuma informação quando seu cliente pedir uma proposta.

É claro que, para que a venda dê certo, você também precisa montar um orçamento adequado às suas finanças.

Sendo assim, é preciso saber os seus custos, quanto você gasta em mercadorias ou quanto vale seus serviços, qual deve ser o seu lucro com a venda e qual é a sua margem de negociação com o cliente.

botão para contato ao fim do texto sobre modelo de orçamento

Para isso, um software de contabilidade pode ajudar você. A Contabilivre oferece uma plataforma online que mantém o controle das suas finanças, custos e receitas e ajuda a montar um orçamento adequado. Saiba agora como funciona!