calculadora sobre a mesa indicando como fazer o cálculo da DRE

Você sabe o que é DRE? Descubra como fazê-la

Você sabe como visualizar os resultados do seu negócio nos últimos meses? Sabe como avaliar se o seu negócio teve lucro ou prejuízo no último ano? E o que precisa melhorar para o próximo período? Para isso, é importante você entender o que é DRE.

A Demonstração do Resultado do Exercício, comumente chamada de DRE, é um dos principais relatórios contábeis. Toda empresa deve elaborar esse demonstrativo para fins administrativos, mas ele é também uma obrigatoriedade da contabilidade financeira. Por isso, ela é essencial para o seu negócio.

Quer entender melhor o que é DRE, para que serve e como elaborá-la? Acompanhe nosso artigo!

O que é DRE?

DRE é a sigla para Demonstração do Resultado do Exercício. Trata-se de um relatório contábil que demonstra a situação financeira de um negócio e a sua capacidade de gerar lucro. É por meio dele que gestores, investidores, acionistas, governo e instituições financeiras, por exemplo, podem avaliar o desempenho da empresa durante um período.

A DRE, então, demonstra todas as operações da empresa durante um ano. De forma estruturada e resumida, apresenta todas as receitas, todas as despesas e o resultado do período em forma de lucro (ou prejuízo).

Esse relatório segue o regime de competência. Isso significa que você deve fazer o registro conforme a ocorrência do fato gerador, independentemente de quando efetivamente o dinheiro entrou ou saiu do caixa.

Você sabe o que é DRE? Descubra como fazê-la

Qual é a importância da DRE para o seu negócio?

A Demonstração do Resultado do Exercício é um dos relatórios básicos da contabilidade, junto ao Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial. É por meio desse registro de dados que é possível visualizar o desempenho financeiro do seu negócio.

Assim, a DRE cumpre duas finalidades principais: servir como suporte para a gestão empresarial e comprovar a posição financeira para agentes externos.

Para a gestão do negócio, a DRE é um dos principais relatórios para organizar as finanças. Ela permite avaliar os resultados da empresa durante um período e tomar decisões administrativas com base em cálculos e dados.

Como se baseia no regime de competência, a DRE oferece uma visão dos resultados organizacionais, o que complementa a visão oferecida pelo Fluxo de Caixa, que evidencia o impacto desses resultados no caixa da empresa.

Para essa finalidade, a DRE não é uma obrigatoriedade, nem tem um padrão fixo de elaboração. Cada negócio elabora a sua demonstração conforme as suas necessidades.

Já para a contabilidade financeira, voltada para fins externos, a DRE é obrigatória. Ela deve ser apresentada e analisada anualmente, assim como o Balanço Patrimonial e o Fluxo de Caixa.

O objetivo do relatório é comprovar a saúde da empresa em termos econômicos e financeiros para agentes externos. Portanto, para se manter em dia com a Receita e obter empréstimos com bancos, por exemplo, você precisa saber o que é DRE e como elaborar esse relatório.

Como elaborar a DRE da sua empresa?

homem fazendo conta
Saber o que é DRE garante melhor rendimento financeiro da sua empresa

A legislação (art. 187 da Lei nº 6.404/1976) e as normas da contabilidade apontam as informações que devem conter na DRE, bem como a ordem de elaboração.

Basicamente, você começa mostrando a Receita Operacional Bruta, que resulta das vendas de produtos, mercadorias e serviços. Depois, descontam-se desse valor as deduções, os custos das vendas, as despesas operacionais e financeiras, o pró-labore, entre outras despesas que ocorrerem.

Ao fim, chega-se ao Resultado Líquido do Exercício, que mostra se o negócio obteve lucro ou prejuízo no período. A seguir, montamos um esquema básico de como elaborar a DRE:

Elaboração da DRE:

– RECEITA OPERACIONAL BRUTA

  • Vendas de Produtos;
  • Vendas de Mercadorias;
  • Prestação de Serviços.

(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA

  • Devoluções de Vendas;
  • Abatimentos;
  • Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas.

= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

(-) CUSTOS DAS VENDAS

  • Custo dos Produtos Vendidos;
  • Custo das Mercadorias;
  • Custo dos Serviços Prestados.

= RESULTADO OPERACIONAL BRUTO

(-) DESPESAS OPERACIONAIS

  • Despesas com Vendas;
  • Despesas Administrativas.

(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS

(-) Receitas Financeiras;

(-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas.

OUTRAS RECEITAS E DESPESAS

(-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo não Circulante.

= RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IR E CSLL

(-) Provisão para IR e CSLL

= LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES

(-) Pró Labore

(=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

Pronto! Agora você já sabe o que é DRE e como elaborar esse demonstrativo para a sua empresa. Depois da estruturação do seu fluxo de caixa, esse pode ser o próximo passo para organizar as finanças do seu negócio e visualizar como está o seu desempenho.

Mas vale ressaltar: contar com um profissional de contabilidade para fazer isso é essencial. O contador é o responsável por elaborar os relatórios contábeis, conforme os requisitos legais, para que você tenha um demonstrativo correto e completo, tanto para orientar os gestores, quanto para apresentar a agentes externos.

Agora, conheça a Contabilivre para saber como podemos ajudar o seu negócio. Oferecemos um sistema online para desburocratizar a sua contabilidade, além de uma equipe de contadores para atender a sua empresa. Fale conosco para saber mais!

Você sabe o que é DRE? Descubra como fazê-la