no lado esquerdo há uma mesa com pessoas escrevendo em folhas e calculando valores utilizando gráficos, do lado direito há um espaço em azul escrito: O que é orçamento empresarial e qual sua importância?

O que é orçamento empresarial e qual sua importância?

Para manter a saúde financeira de um negócio e também mantê-lo competitivo no mercado, é necessário realizar planejamento, estratégia e controle (ou ajuste) de resultados. Esses são os pilares de um orçamento empresarial – uma ferramenta que busca a projeção financeira do negócio.

Para te orientar sobre o que é o orçamento empresarial, qual sua importância, funções e até os modelos que existem, preparamos este artigo exclusivo. Confira! 

O que é orçamento empresarial? 

Orçamento empresarial é uma ferramenta fundamental do planejamento da empresa, o qual representa a projeção financeira do negócio. Esse planejamento tem como objetivo manter o negócio saudável e competitivo, estabelecendo metas e objetivos orçamentários

A projeção refere-se ao ato de estimar valores importantes do negócio como: 

  • ganhos;
  • despesas;
  • e investimentos;

O orçamento empresarial tem como função analisar com profundidade as condições financeiras da empresa e, assim, estabelecer metas. E, geralmente, estas são estimadas entre 1 a 3 anos, dependendo do segmento de atuação do negócio.

Em outras palavras, o orçamento empresarial é entendido como sendo o plano de negócio da empresa transcrito em números. 

Qual a importância de um orçamento empresarial? 

mesa de madeira com duas pessoas sentadas, em cima da mesa há folhas de gráficos e planejamento, notebook, as pessoas estão realizando um orçamento empresarial
Entenda sobre a importância do orçamento empresarial

Planejar e executar um orçamento empresarial é importante para manter a empresa saudável, relevante e competitiva no mercado. Até porque, segundo um estudo do Sebrae, a ausência de planejamento prévio é um dos principais fatores que ocasionam o fechamento de negócios no Brasil. 

Além disso, com a estimativa de valores, o orçamento empresarial é essencial para que o empresário consiga ter projeções da empresa e tome ações assertivas diante de cenários inesperados. 

Assim, com um modelo de orçamento empresarial, é bem provável que a empresa fique mais preparada para os cenários do mercado e, também, para atingir metas e objetivos. 

Como montar um orçamento empresarial? 

Para montar um orçamento empresarial é preciso seguir alguns passos para conseguir uma visão geral do seu negócio. A partir disso, o empresário consegue visualizar pontos-chaves que indicaram qual o modelo de orçamento empresarial que mais faz sentido para a empresa. 

Passo 1: diagnóstico 

Ao montar um orçamento empresarial é preciso, primeiro, realizar um diagnóstico geral da empresa. Isso porque, para ter uma boa previsão do futuro, é necessário analisar o histórico dos anos anteriores e conhecer bem a situação presente.

Segue algumas informações importantes de serem estudadas para montar o orçamento empresarial: 

  • Média mensal de receita dos anos anteriores;
  • média mensal das despesas fixas e variáveis;
  • sazonalidade das vendas;
  • média de margem de lucro e lucro real;
  • entre outros.

Com essa análise, fica visível as limitações e oportunidades da empresa. 

Passo 2: objetivos e metas 

Após realizar o diagnóstico da empresa e visualizar os dados, começa a segunda etapa: definir os objetivos e as metas que a empresa pretende alcançar. 

Porém, esses devem ser realistas e precisam ser planejados de acordo com os recursos disponíveis. É importante ressaltar que as metas são um fator de suma importância para o sucesso do negócio.

Por fim, são os dados de análise da etapa anterior que auxiliam nesta etapa. 

Passo 3: ferramentas 

Após realizar o diagnóstico, definir objetivos e metas realistas, é o momento de escolher uma boa ferramenta de gestão. Há diversas ferramentas que podem auxiliar. Segue, abaixo, algumas das principais ferramentas de gestão financeira: 

Explorar planilhas de orçamento também é uma alternativa. Inclusive, algumas empresas utilizam softwares para otimizar o processo de coleta dos dados, a organização e a análise de dados.


Quais as funções de um orçamento empresarial? 

Em uma empresa, o orçamento empresarial é, basicamente, o planejamento financeiro organizado para analisar e avaliar a receita, as despesas e os investimentos em um determinado período.

A partir disto, a função do orçamento é traçar metas e objetivos orçamentários que possam ser acompanhados e comparados, visando um maior rendimento do negócio. 

E, caso o planejado não esteja acontecendo, é possível notar isto e definir uma nova rota para alcançar os objetivos e metas desejados. 

Podemos, então, definir que as funções de um orçamento empresarial são:

  • planejamento dos valores; 
  • execução da estratégia e 
  • controle dos resultados.

Mas não há apenas uma forma de colocar em prática um orçamento empresarial. Isso porque existem alguns modelos que são adotados de acordo com as necessidades, preferências e objetivos da empresa. 

Os 4 principais tipos de orçamento empresarial 

Existem variados tipos de orçamento no mercado, mas vamos nos atentar aos principais: o estático, o variável (ou flexível), o orçamento contínuo e orçamento ajustado ou revisado, também conhecido como Forecast.

Orçamento estático 

A principal característica do orçamento estático é que ele não é alterado, independentemente dos resultados da empresa. Sendo assim, todos os componentes do orçamento empresarial são baseados em números já pré-determinados.

Por exemplo, se o orçamento empresarial indica que a empresa gasta R$ 2.000,00 com publicidade ao mês, o valor não pode ser modificado mesmo que a empresa apresente mais caixa para investir. Por fim, a revisão desse orçamento é em períodos fixos que já são, também, pré-determinados. 

Orçamento variável/ flexível 

Por outro lado, o orçamento variável, também chamado de flexível, apresenta a possibilidade de margem de mudanças nas peças orçamentárias de acordo com o volume de produção ou vendas.  

Por exemplo, em um cenário em que acontece um aumento de vendas, é possível investir de forma proporcional em mais publicidade, caso isso também faça sentido com os objetivos e metas da empresa. 

Orçamento contínuo 

O orçamento contínuo, também conhecido como Rolling Forecast, é um modelo mais dinâmico. E uma das principais características desse orçamento é a sua revisão que é feita mensalmente.

Por exemplo, ao final de cada mês, os responsáveis pelo orçamento revisam o documento e adicionam mais um mês no período que está sendo orçado. Assim, um dos principais focos do orçamento é a constante atualização das informações. 

Orçamento ajustado ou revisado (Forecast) 

O orçamento ajustado, também chamado de Forecast (ou orçamento impactado), é caracterizado por suas revisões, assim como o orçamento contínuo. Porém, com esse modelo, o orçamento é projetado para cada mês. 

Com o orçamento impactado, a revisão é feita periodicamente (mensalmente, bimestralmente…). Então, acontece a comparação entre o orçamento do mês anterior com o que foi realizado. A partir disso, é realizado os ajustes, se necessários. 

Por exemplo, é estipulado que uma empresa irá investir, ao ano, R$ 12.000,00 (R$ 1.000,00 ao mês) com publicidade. Porém, ao revisar o orçamento, no final do mês de março, é constatado que foram gastos R$ 2.000,00 naquele mês.

Na revisão do orçamento, janeiro está constando R$ 1.000,00, fevereiro também, mas março está o dobro. Então, o estipulado para o restante do ano vai mudar.

Em vez de ser R$ 9.000,00, serão R$8.000. Portanto, serão gastos, aproximadamente, R$ 888 reais, ao mês, com publicidade. O Forecast é um modelo de orçamento empresarial que visa garantir, mesmo com mudanças não planejadas, metas delineadas.

Em resumo… 

O orçamento empresarial é uma ferramenta importante para o planejamento e previsões financeiras da empresa. É entendido, também, como o plano de negócios traduzido em números.

Por fim, os benefícios de um orçamento empresarial são diversos. Com um orçamento é possível prever meses lentos, para que a empresa possa apresentar com antecedência ações estratégicas, ou até mesmo identificar fundos para investimentos ou reinvestimento.

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