Pessoa digitando em um notebook sobre uma mesa branca.

O que faz um escritório de contabilidade online?

Não é mais possível pensar em um mundo sem internet e dispositivos conectados. A digitalização do mundo acelerou o ritmo da vida e obrigou as empresas a adotarem processos de transformação digital. Estes processos ocorrem em diversos setores, inclusive na contabilidade. Pensando nisso, a Contabilivre preparou esse conteúdo para que você saiba o que faz um escritório de contabilidade online, confira!

A prestação de serviços contábeis por meio digitais realizam os mesmos serviços de escritórios de contabilidade tradicionais, mas funcionam por meio de plataformas e de maneira online. Assim, a área da contabilidade da sua empresa não fica para trás nos processos tecnológicos.

Então, é hora de eliminar as pilhas de guias de pagamento que se acumulam sobre a sua mesa e as reuniões com o contador que tomam tempo do seu dia. É hora de migrar para a contabilidade online.

Acompanhe, agora, o nosso artigo para saber o que faz um escritório de contabilidade online e como ele pode ajudar você!

Como funciona um escritório de contabilidade online?

Assim como os escritórios de contabilidade tradicional, o escritório de contabilidade online realiza todos os serviços contábeis e fiscais, só que por meio de uma plataforma online. A diferença é que o atendimento é de forma remota.

O relacionamento entre o contador e a empresa acontece por meio da plataforma, que é justamente o que faz um escritório de contabilidade online ser mais prático e ágil. 

Essa plataforma reúne os dados contábeis, financeiros e trabalhistas da empresa e todos os documentos das rotinas contábeis — como guias de impostos, notas fiscais, declarações e holerites —, que podem ser enviados e recebidos por lá, além de ficarem todos bem organizados em diferentes abas.

Dois empresários, um homem e uma mulher, sentados em um escritório conversando sobre o que faz um escritório de contabilidade online.
O que faz um escritório de contabilidade online? Ele deixa a papelada e a dor de cabeça de lado para que você possa focar no que realmente importa para o seu negócio!

Mas não é porque os processos são digitalizados que tudo é virtual. Os escritórios de contabilidade online contam com contadores especializados, que atendem as empresas de forma individualizada. Eles estão lá para resolver qualquer dúvida ou prestar suporte sempre que a empresa precisar. 

Afinal, o que faz um escritório de contabilidade online? 

A seguir, elencamos alguns dos serviços que um escritório de contabilidade online oferece por meio da sua plataforma:

  • Emissão de guias de impostos e previdenciários;
  • Lembretes para o pagamento de impostos;
  • Emissão de demonstrativos contábeis (DRE, balanço patrimonial, fluxo de caixa);
  • Emissão de declarações contábeis (DEFIS, RAIS, DIRF, DCTF etc.);
  • Escrituração contábil (ECD, ECF, EFD);
  • Cadastro e inclusão no e-Social;
  • Folha de pagamento e emissão dos holerites;
  • Emissão de relatórios gerenciais;
  • Emissão de certidões negativas de débitos;
  • Rescisão de contrato de trabalho;
  • Declaração de ausência e de previsão de faturamento;
  • Solicitação de enquadramento no Simples Nacional;
  • Emissão de DECORE (comprovante de rendimento do titular ou sócio).

Porém, antes de contratar qualquer serviço de um escritório de contabilidade online, é muito importante atentar-se aos serviços que estão inclusos na mensalidade, já que eles podem variar de empresa para empresa.

Com esses serviços, o escritório de contabilidade online auxilia em todas as rotinas contábeis de forma simples, organizada e menos burocrática.  

Outros serviços extras, relacionados à contabilidade, mas não inclusos na assinatura do serviço, geralmente também podem ser contratados sob consulta. 

Quais são as vantagens de um escritório de contabilidade online?

Além de saber o que faz um escritório de contabilidade online, também é preciso saber que ele ajuda a otimizar e agilizar os processos. Ao centralizar tudo em uma plataforma, a empresa ganha agilidade para acessar os arquivos, enviar e receber documentos e conversar com o contador.

Assim, sem burocracias e perda de tempo, o empresário pode se dedicar a atividades que agregam mais valor ao seu negócio.

Outra vantagem da contabilidade online é a autonomia que o empreendedor tem ao poder acompanhar suas questões contábeis de onde e quando quiser, e, assim, agilizar suas tomadas de decisão, mas, claro, sem abrir mão de suporte especializado sempre que precisar de ajuda.

Além disso, ao digitalizar documentos e processos, você conta com a segurança digital, que criptografa os dados e mantém os documentos salvos e seguros. Documentos físicos, por outro lado, estão sujeitos a danos materiais, perda e roubo.

Agora, se você quer entender melhor o que faz um escritório de contabilidade online e como ele pode ajudar a sua empresa, conheça a Contabilivre!

Oferecemos uma plataforma online totalmente intuitiva e de fácil manuseio para concentrar todos os documentos, informações e obrigações contábeis da sua empresa, simplificando a gestão da contabilidade. Para qualquer dúvida ou suporte, nossa equipe de contadores está sempre à disposição.

Quer começar a migração da sua empresa para a contabilidade online Experimente por 2 meses grátis!