O que você já devia saber sobre empréstimos bancários.

Neste tópico eu quero deixar uma regra muito clara em relação aos bancos, caso ainda haja alguma dúvida para você. Vamos chama-la de regra do lobo em pele de cordeiro.

 

“O objetivo de um banco não é nos ajudar, mas sim lucrar emprestando para nós.”

 

Por favor, nunca mais esqueça esta regra. Assim você terá um relacionamento melhor com os bancos e menor possibilidade de se frustrar.

 

Bancos têm muito dinheiro, gastam muito com propaganda na televisão e, se você reparar, todos eles transmitem uma mensagem onde parece que são verdadeiras instituições de caridade.

 

Mas é justamente nos “ajudando” que os bancos conseguem realizar as operações que trazem lucros, ou seja, os empréstimos. A ideia por trás deste tipo de propaganda é bem simples: se acharmos que o banco é um “amigo” disposto a nos ajudar, contrataremos empréstimos muito mais facilmente.

 

Passo 08

 

Nada contra empréstimos. Empréstimos e financiamentos, quando feitos com inteligência, são extraordinárias ferramentas para fazer sua empresa crescer, sem que você tenha que investir dinheiro do seu próprio bolso.

 

Mas quando não são contratados de forma inteligente, eles podem levar sua empresa rapidinho para o buraco. Então vou listar algumas dicas para você sempre ter em mente:

 

1. Fuja dos empréstimos fáceis:

 

Cheque especial, crédito pessoal, crédito automático, são todos empréstimos de fácil acesso (você pode contratar com um clique).

 

Mas adivinhe só, eles também têm as maiores taxas de juros (média de 9,5% ao mês!!). Porque você acha que o banco facilitaria tanto assim? Lembre-se da regra do lobo.

 

Coloque-se no lugar do banco, se você pode vender um produto com maior margem que outro, qual venda você vai facilitar mais? Os bancos agem da mesma forma e pior, aproveitando-se de momentos de fragilidade de quem está precisando.

 

Taxas como essas acima são abusivamente altas, e posso garantir que nenhum empreendimento consegue sobreviver muito tempo recorrendo a estes tipos de créditos.

 

2. Faça a lição de casa:

 

Existem linhas de crédito muito mais baratas à disposição, mas como já falei, o acesso a elas não é tão fácil. É preciso pesquisar, consultar quais produtos estão sendo oferecidos pelos bancos e quais são os requisitos ou garantias para contrata-los.

 

Para ter uma base de comparação, o crédito para capital de giro com menos de 365 dias tem taxas variando de 1,3% a 5,9% ao mês, ou seja, muito inferiores às do cheque especial. E é possível encontrar linhas ainda melhores!

 

No site do Banco Central do Brasil, você pode consultar todos os tipos de crédito disponíveis e as taxas de juros que cada banco oferece. Para acessar a página clique aqui.

 

3. Fique o menor tempo possível com a dívida

 

Se o seu caso foi uma emergência e você precisou recorrer aos bancos, tenha um plano preparado para se livrar da dívida o mais rápido possível.

 

Quando tiver fluxo de caixa positivo, quite o empréstimo, mesmo que parcialmente antes do vencimento. Não existe aplicação financeira melhor do que quitar seus empréstimos bancários.

 

Não se acomode. A cada dia que o empréstimo passa com você, a sua empresa é obrigada a pagar algumas dezenas, centenas ou milhares de reais para o banco.

 

Pense no empréstimo como se fosse uma praga destruindo aos poucos a sua lavoura dia após dia. Quanto mais rápido você se livrar dela, melhor para a lavoura e para você.

 

Em momentos difíceis, o segredo é manter a calma para enxergar as melhores alternativas e aproveitá-las. Se você já tem o hábito de manter o acompanhamento do orçamento de sua empresa, conseguirá se antecipar a esses momentos, tendo mais tempo para planejar a contratação de seu empréstimo e como irá paga-lo.

 

Sem monitoramento, o empresário pode ser pego de surpresa, tendo muito pouco tempo para reagir, reduzindo suas possibilidades e ficando à mercê de empréstimos mais caros.