imagem de uma mão, uma caneta amarela e algumas cédulas e moedas. imagem inicial para o texto sobre passivo financeiro

Passivo financeiro: o que eu preciso saber?

Passivo financeiro é um dos conceitos importantes da contabilidade que você deve conhecer. Você já deve ter ouvido sobre ativos e passivos, não é? Esses termos são comuns na contabilidade. Eles se referem aos bens e obrigações das empresas, que geram lucros e custos, respectivamente.

Basicamente, a diferença entre eles revela se as finanças estão em equilíbrio ou não. Portanto, é importante entender esses conceitos (e seus desdobramentos) para organizar as suas finanças e identificar como está a saúde do seu negócio.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é passivo financeiro e qual é a importância de conhecê-lo para elaborar o balanço patrimonial e manter o equilíbrio financeiro do seu negócio. Quer entender melhor? Então, acompanhe agora:

O que é passivo financeiro?

De maneira geral, a contabilidade define que os ativos são os bens e direitos de uma empresa que podem ser capitalizados e gerar renda para ela. Já os passivos são as dívidas e obrigações da empresa que geram custos.

A relação entre eles é analisada no balanço patrimonial, um relatório contábil que mostra a situação do patrimônio empresarial a partir da diferença de valores entre ativos e passivos. 

Quando o valor dos ativos supera o dos passivos, por exemplo, a empresa está em situação de superávit. Então, para fazer esse balanço, você precisa conhecer os seus ganhos e gastos.

Para isso, também é importante conhecer as subdivisões de ativos e passivos para contabilizar as suas finanças, mas também entender onde está, de onde vem e para onde vai o seu patrimônio.

O passivo financeiro é um deles. Passivo financeiro é a obrigação contratual de entregar dinheiro ou outro ativo financeiro para outra entidade ou de trocá-lo em condições desfavoráveis. Também é chamado de passivo oneroso.

Esse tipo de passivo engloba gastos com empréstimos, financiamentos, consórcios, debêntures ou qualquer outro tipo de despesa com encargos financeiros. Ou seja, envolve instituições financeiras, já que é a fonte de receita delas.

O ativo financeiro, por sua vez, é o dinheiro ou instrumento patrimonial que a outra entidade irá receber. O contrato que origina o ativo financeiro, para uma entidade, e o passivo financeiro, para outra entidade, é chamado de instrumento financeiro.

Além disso, o passivo financeiro faz parte dos passivos exigíveis, ou seja, que precisam ser quitados até determinada data, seja de curto prazo (passivo circulante) ou de longo prazo (passivo não-circulante). Perceba como há diversos desdobramentos de ativos e passivos que você precisa conhecer.

Por que é importante conhecer o passivo financeiro?

Conhecer os passivos financeiros é essencial para identificar os deveres e obrigações da empresa e para onde vai o seu dinheiro.

Digamos, por exemplo, que você esteja pretendendo investir em uma empresa. Como investidor, você precisa analisar a situação patrimonial do negócio para saber se o seu dinheiro será bem administrado.

imagem de duas mãos sobre uma planilha, organizando-se com os dados de passivo financeiro
É muito importante estar atento aos dados que se obtém a partir do passivo financeiro.

E uma das análises essenciais que você precisa fazer é como e quanto dinheiro está sendo gasto com encargos financeiros — ou seja, em passivos financeiros.

Ao adquirir empréstimos e financiamentos, é possível negociar taxas e juros e contrair dívidas mais baratas que outras. É isso que acontece também ao contrair dívidas pessoais. Por exemplo: os juros de um empréstimo pessoal costumam ser mais baixos que os do cheque especial, que tem as taxas mais altas do mercado (mais de 300% ao ano). Assim, a dívida contraída com o cheque especial é bem mais alta.

No caso de uma empresa, o empresário deve estar atento a essas taxas e juros, de maneira que consiga minimizar o impacto dos passivos financeiros. O potencial investidor, por sua vez, deve compreender a capacidade de gestão do empresário para administrar esses passivos, o que é fundamental para a decisão de investir ou não na empresa.

Passivo financeiro e a contabilidade

Entender os elementos integrantes do balanço patrimonial é essencial para saber como anda a saúde financeira do negócio, tanto pelos gestores e sócios, quanto por acionistas, instituições bancárias e possíveis investidores.

Porém, essa compreensão traz muitas dúvidas, já que envolve muitos termos e, muitas vezes, dados e cálculos complexos. Por isso, é importante contar com um profissional que traga conhecimento e segurança para criar esse relatório com informações precisas e avaliar corretamente a situação do negócio.

Estamos falando do contador, que é o profissional habilitado para isso. Você pode contar com esse profissional para elaborar os relatórios contábeis da sua empresa e orientar sobre conceitos importantes, como o passivo financeiro, o passivo permanente, entre outros tantos.

botão interativo do texto de passivo financeiro

Aqui na Contabilivre, temos uma equipe de contadores para orientar a contabilidade da sua empresa e resolver todas as suas dúvidas nessa área. Entre em contato conosco agora para conhecer os nossos serviços.