Um perito contábil trabalhando junto a um cliente.

Como o perito contábil atua em um empreendimento?

Inadimplência, relações trabalhistas, cobranças indevidas ― todos esses e outros casos que envolvem empresas e valores monetários podem ocasionar conflitos. Para solucioná-los, é preciso esclarecer o que houve, com um profissional neutro e qualificado para isso. É nesse momento, então, que o perito contábil pode ser acionado.

Esse profissional atua em casos de litígios judiciais ou extrajudiciais, com o papel de investigar a situação financeira de uma empresa e elaborar o seu laudo ou parecer. Neste artigo você entenderá melhor o que faz um perito contábil e quando a sua empresa vai precisar desse profissional. Acompanhe agora:

 

O que faz um perito contábil?

 

O perito contábil é responsável por reunir elementos que possam solucionar controvérsias ou situações de litígio. Para isso, ele deve analisar toda a estrutura financeira de uma empresa reunindo provas e esclarecendo se houve alguma irregularidade fiscal.

Esse trabalho geralmente é materializado em forma de laudo ou parecer, com base em técnicas de contabilidade e critérios científicos.

O resultado do trabalho do perito, então, funciona como instrumento para atestar a veracidade de fatos e atos e subsidia decisões contábeis e determinações judiciais. A atividade pode ser realizada em dois âmbitos, assim divididos:

 

  • Perícia contábil judicial, exercida a mando da Justiça e indicada pelo juiz;
  • Perícia contábil extrajudicial, exercida na esfera arbitral, estatal ou voluntária.

 

Um exemplo da atuação do perito contábil acontece no momento de falência de uma empresa. O pedido de recuperação fiscal só é apreciado depois que o perito apresentar a sua avaliação sobre a situação contábil do negócio.

Além disso, a perícia também pode atuar para descobrir fraudes e crimes fiscais e financeiros, possibilitando a punição a quem os comete.

De acordo com as normas da contabilidade, o perito contábil só pode exercer suas atividades se for um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região à qual está sujeito.

Na esfera judicial, somente o contador pessoa física pode exercer a função, enquanto na extrajudicial, um escritório de contabilidade também pode ser contratado (embora o laudo deva ser assinado pelo perito).

 

Conheça a Contabilivre – contabilidade simples e online

Quando contratar um perito contábil?

 

Um perito contábil trabalhando, sentado e usando um notebook.
O perito contábil pode ser contratado mesmo sem requisição judicial, para avaliar e garantir a saúde financeira de seu negócio.

 

O trabalho do perito contábil pode ser requisitado pelo juiz, no caso da perícia judicial, para realizar uma ação investigativa por suspeita de irregularidades financeiras de uma empresa. Portanto, isso acontece quando há um processo judicial.

Porém, você também pode contratar esse profissional espontaneamente, no caso da perícia voluntária. Isso pode acontecer, por exemplo, quando há uma discordância entre os sócios ou entre patrão e empregado, antes de entrar no âmbito judicial. Assim, o perito é contratado pelo interessado ― ou em comum acordo entre as partes ― para apurar possíveis irregularidades na administração do negócio.

É importante esclarecer que a perícia contábil é diferente da auditoria contábil. O perito é contratado em casos litigiosos entre as partes, enquanto o auditor emite um parecer sobre os controles internos e as demonstrações financeiras, contratado pela própria empresa ou por agentes externos (bancos, investidores etc.). Apesar disso, eles costumam utilizar os mesmos procedimentos e examinar os mesmos materiais em suas respectivas funções.

Como manter sua contabilidade em dia?

Caso a sua empresa esteja em processo judicial ou queira contratar um perito contábil voluntariamente, é preciso ter a contabilidade em dia. Afinal, o perito deve analisar livros, notas, relatórios e outros registros que comprovem a lisura das suas atividades financeiras.

Todos esses documentos devem estar disponíveis, com informações completas e claras para o exame pelo perito. Por isso, é importante contar sempre com as orientações de um contador profissional para organizar a sua contabilidade.

Atividades como a abertura da empresa, o cálculo da folha salarial, o pagamento de tributos, a criação de relatórios (balanço patrimonial, fluxo de caixa, DRE) devem ser realizadas sob a supervisão profissional. Dessa forma, você garante que a atuação da sua empresa está dentro das leis, das normas da contabilidade e das boas práticas de gestão contábil.

Para facilitar essas rotinas, você pode contar com uma plataforma de contabilidade online. Ela oferece um sistema completo para gerenciar as suas obrigações contábeis, como as guias de impostos e a emissão de notas fiscais. Além disso, você recebe as orientações de uma equipe de contadores, focada no atendimento do seu negócio.

Todo o histórico de transações é registrado na plataforma, para que você mantenha a organização dos documentos e possa disponibilizá-los a um perito contábil caso seja necessário. Assim, você terá mais confiança para passar por um processo de perícia contábil, sem falhas nos registros ou inconsistência nas informações.

Por isso, se você deseja organizar melhor suas finanças e registros contábeis, conheça a contabilidade online da Contabilivre e elimine as burocracias do seu dia a dia!

 

contabilidade-online