representação do planejamento e organização das atividades de trabalho

Como desenvolver o planejamento e organização das atividades de trabalho?

O dia a dia de um empreendedor pode ser bastante agitado. São contas para pagar, estratégias para pensar, acompanhar o desempenho dos funcionários e mais uma série de outras tarefas incluso. Parece que 24h no dia não são suficientes, não é? Por isso, ter planejamento e organização das atividades de trabalho é tão essencial.

Quem consegue organizar sua rotina, definir prioridades e planejar as tarefas do dia, da semana, do mês e do ano, tem mais chances de cumprir todas as atividades e alcançar os resultados que deseja. Assim, os dias que pareciam caóticos se tornam mais leves e produtivos.

botão para contato do conteúdo sobre planejamento e organização das atividades de trabalho

Agora, vamos compartilhar algumas orientações para ajudar pequenos e médios empreendedores a organizarem suas rotinas e definirem sua metodologia de trabalho. Afinal, planejamento e organização são atividades essenciais da administração de um negócio. Veja agora as nossas dicas:

Organize seu espaço de trabalho

Antes de qualquer coisa, olhe para o seu ambiente de trabalho. Tudo começa aqui: para organizar as rotinas, é preciso também organizar os espaços. Não estamos dizendo que você precisa deixar tudo impecável todos os dias, mas procure manter uma organização visual e espacial que transmita coerência, traga conforto e facilite a sua vida.

Defina uma rotina de planejamento e organização das atividades de trabalho

O planejamento e organização das atividades de trabalho exigem uma rotina. Não adianta você organizar hoje o seu calendário e, no mês que vem, deixar de lado o planejamento novamente.

Por isso, reserve um tempo para pensar nas atividades do dia e do mês e defina métodos para organizá-las (checklists, calendário, planilha etc.). Vale a pena marcar na agenda como um compromisso! 

Assim, você cria o hábito e define melhor uma metodologia de trabalho. Mas, é claro, tenha flexibilidade nesse planejamento para o caso de imprevistos ou novas oportunidades.

Defina prioridades de tarefas

Uma das grandes dificuldades de planejamento e organização das atividades de trabalho é definir prioridades. Com pouco tempo e sem se organizar, os prazos apertam. Então, como definir qual tarefa é mais importante agora?

Você pode começar fazendo uma lista das tarefas (para o dia ou a semana, por exemplo). Então, a Matriz de Eisenhower ajuda você a decidir o que fazer. Diante de cada tarefa da lista, pergunte-se:

  • É importante e urgente? Então, faça a tarefa imediatamente;
  • É importante, mas não urgente? Então, decida quando você vai fazer;
  • É urgente, mas não é importante? Então, delegue para outra pessoa;
  • Não é importante, nem urgente? Então, faça mais tarde (ou reavalie sua necessidade).

Estabeleça objetivos, metas e responsáveis

Planejamento exige definição de objetivos. Aonde você espera chegar daqui a um mês, um trimestre, um ano? Essa definição pode ser feita pelo negócio no seu planejamento estratégico, mas também por você, individualmente.

Mas só traçar objetivos é muito vago. Se você quer mesmo alcançá-los, precisa também estabelecer metas mensuráveis com prazo definido, além de definir as atividades necessárias para chegar lá e os responsáveis por elas.

Assim aumentam as suas chances de sucesso!

Controle o andamento das tarefas

Organização também depende de controle. Não adianta entregar tarefas para toda a sua equipe se você não acompanha o andamento delas. Então, escolha uma ferramenta para controlar o que deve ser feito, o que está em progresso e o que já foi finalizado.

Uma simples planilha do Google Sheets ou um aplicativo como o Trello servem para isso e permitem compartilhar com todos os envolvidos.

Marque reuniões apenas quando necessário

Muitas vezes reuniões são necessárias para alinhar a equipe, trocar ideias e tomar decisões conjuntas. Isso ajuda no planejamento e organização das atividades de trabalho de maneira integrada e colaborativa.

planejamento e organização nas atividades de trabalho de uma mulher acessando à internet, uma caneca preta e uma caneta
O planejamento e organização das atividades de trabalho são essenciais também para o modelo de home office.

Mas é bom evitar aquela reunião interminável que poderia ser um e-mail, entende? Esse tipo de reunião só desgasta a equipe e desperdiça tempo. Então, avalie se você não pode enviar uma mensagem ou mesmo ter uma conversa informal para resolver o assunto.

Faça um controle financeiro

A saúde financeira costuma ser o principal motivo de preocupação dos empreendedores. Por isso, você precisa reservar um espaço no planejamento e um tempo na rotina para cuidar do dinheiro da empresa.

O controle financeiro deve ser feito com relatórios de vendas, fluxo de caixa, resultados do mês e outras ferramentas como essas. Dessa maneira, você consegue analisar quanto ganha, quanto gasta, quais são os tipos de custos do negócio, quais produtos vendem mais e quanto precisa faturar para alcançar seus objetivos.

Esse registro serve também para comprovar qualquer movimentação financeira da sua empresa, além de subsidiar o preenchimento de relatórios contábeis.

Controle as obrigações contábeis e trabalhistas

As obrigações contábeis e trabalhistas também podem dar bastante dor de cabeça se não entrarem na sua organização. Por isso, é importante manter um controle das atividades, prazos e valores envolvidos com a contabilidade do seu negócio, como o pagamento de impostos, documentos trabalhistas e declarações para a Receita.

Uma empresa organizada tem mais chances de sucesso, sabia? Com planejamento e organização das atividades de trabalho, você consegue alcançar mais facilmente aquilo que deseja, sem desperdiçar tempo e recursos no caminho.

botão para contato do conteúdo de planejamento e organização das atividades de trabalho

Agora, se você quer uma ajuda para organizar suas rotinas de contabilidade e não perder mais tempo com as burocracias da área, experimente a contabilidade online! Acesse o link e saiba como essa solução pode ajudar a cuidar das suas obrigações contábeis sem complicação.