reunião de aplicação do planejamento tático

Aplique o planejamento tático e alavanque sua empresa

Planejar é preciso: essa é uma das premissas do sucesso para a sua empresa. Afinal, você precisa saber aonde quer chegar para escolher os melhores caminhos, focando nos resultados, redução de custos e eficiência. É por isso que o planejamento tático é uma etapa essencial para alcançar os objetivos desejados.

É importante saber, no entanto, que o planejamento tático não anda sozinho. Para que a sua empresa chegue aonde deseja, ele deve ser realizado com outros dois níveis de planejamento: o estratégico e o operacional.

Agora, então, você vai entender melhor qual é o papel do planejamento tático, bem como a sua relação com os outros tipos de planejamento. Acompanhe agora:

 

 

Conheça a Contabilivre – contabilidade simples e online

 

 

Planejamento tático, estratégico e operacional: diferenças e relações

 

Para que a sua empresa estabeleça as estratégias e ações e tenha sucesso na sua execução, o ideal é realizar as três etapas do planejamento: estratégico, tático e operacional. Nessa ordem, você parte das definições globais, de longo prazo, e vai até as mais específicas, de curto prazo.

É nesse caminho, que se encontra o planejamento tático. Ele funciona como uma ponte entre o planejamento estratégico e o operacional para viabilizar os resultados.

Nessa etapa, a partir das definições estratégicas, é preciso definir os objetivos de médio prazo que cada área da empresa deve alcançar. Esses objetivos, por sua vez, vão orientar as escolhas de curto prazo do planejamento operacional, voltado para as operações de cada área do negócio. Assim, é possível visualizar claramente quais são os objetivos da empresa, qual caminho será percorrido para atingi-los e como cada operação deve contribuir para isso.

Digamos que, no planejamento estratégico, a empresa definiu que quer ser líder do segmento dentro de 5 anos. Então, no planejamento tático, os gestores precisam definir a meta que cada área deve alcançar no médio prazo para viabilizar esse resultado. Por exemplo:

 

  • Aumentar as vendas em 30% no próximo ano (marketing);
  • Reduzir o índice de rotatividade em 20% em 2 anos (recursos humanos);
  • Atingir um faturamento de R$ 50.000 por mês em 2 anos (finanças).

 

Assim, fica claro o que cada departamento deve buscar para atingir o objetivo maior da empresa.

Com essas definições, cada departamento pode desdobrá-las nas metas de cada operação (planejamento operacional). O marketing, por exemplo, pode definir que a operação de e-commerce deve melhorar a taxa de conversão em 20% e a loja física deve conquistar 100 novos clientes no próximo mês. Assim, são definidas as metas para todos os níveis da organização.

 

Por que o planejamento tático é importante?

 

Como um nível intermediário do planejamento empresarial, é o planejamento tático que desdobra os objetivos estratégicos em metas setorizadas, que devem ser alcançadas por cada área da organização. Assim, é ele que transmite as orientações globais da direção para o restante da empresa, viabilizando a execução das estratégias.

Além disso, o planejamento estratégico não deve ser mudado a todo o momento. Ele representa a essência da organização, os seus objetivos principais, a sua missão. Já o planejamento tático, como trabalha com o médio prazo, pode ser reajustado a cada ciclo para manter o foco nos objetivos estratégicos, dando uma nova orientação para as operações.

 

Como realizar um planejamento tático eficiente?

 

Mulher apresentando um tipo de planejamento tático em sua empresa
A metologia 5W2H é uma das mais indicadas para realizar o planejamento tático empresarial, por sua eficiência comprovada. Com ela é possível considerar cada detalhe importante a ser considerado.

 

É importante ressaltar que o planejamento tático não pode ser realizado de forma avulsa. Para fazer sentido, ele deve ser orientado pelos objetivos institucionais, que são definidos na etapa de planejamento estratégico. A partir disso, você pode seguir as dicas:

 

Adote a metodologia 5W2H

Assim como no planejamento operacional, uma das ferramentas mais eficientes para fazer os planos é a metodologia 5W2H. Ela orienta quais perguntas devem ser feitas:

 

  • What: o que deve ser realizado;
  • Who: quem será responsável pelo cumprimento das metas;
  • Where: onde (em qual departamento) a ação será realizada;
  • When: quando a ação será desenvolvida e qual o prazo para terminá-la;
  • Why: por que essas metas estão sendo definidas (propósito do plano);
  • How: como essas metas serão alcançadas;
  • How much: quanto será gasto para desenvolver o plano.

 

Envolva os gerentes dos departamentos

Os gerentes conhecem mais de perto a realidade da empresa, têm mais conhecimento sobre cada área e sabem como elas podem contribuir. Por isso, é importante integrá-los nas definições do planejamento tático, para que os planos não fiquem distantes da realidade.

 

Acompanhe os resultados

No nível tático, diferentemente do estratégico, é possível realizar ajustes com mais agilidade caso os resultados esperados não estejam sendo alcançados. Então, acompanhe os indicadores de desempenho (KPIs) de cada departamento periodicamente, não só ao final do prazo. Lembre-se, porém, que qualquer mudança deve ser orientada pelos objetivos estratégicos, de maneira que a empresa não perca o seu rumo.

Depois de realizar o planejamento tático, ele deve ser seguido pelo planejamento operacional, que mostra como tirar os planos do papel. Assim, as definições táticas são transmitidas para as equipes e os responsáveis, que definem tarefas, sistemas, equipamentos e cronogramas para viabilizar as ações.

Agora, leia também sobre como fazer um controle financeiro empresarial, o que é essencial para que os seus planos deem certo!

 

 

contabilidade-online