Porque misturar o dinheiro pessoal com o do negócio pode te quebrar?

Pode parecer lugar comum e você já deve ter ouvido isso algumas vezes, mas separar as contas pessoais das contas da empresa é algo que é muito pouco praticado pelos empresários.

 

Porque é pouco praticado?

 

Por várias razões. Normalmente por falta de disciplina mesmo. O empresário se vê diante da necessidade de abrir contas bancárias diferentes, separar o dinheiro pessoal para a conta pessoal e o dinheiro do negócio na conta do negócio, mas isso parece muito burocrático diante de um simples argumento: Se o dinheiro é meu mesmo, porque separar?

 

Porque não separar pode prejudicar meu negócio?

 

A resposta é “Controle”! Misturando as contas pessoais com as da empresa, o empresário simplesmente perde todo o controle de suas finanças.

 

O controle se perde porque fica muito difícil acompanhar no dia-a-dia por quais despesas a empresa está pagando (particulares do sócio ou operacionais da empresa). No final do mês fica impossível saber se a empresa deu lucro, prejuízo, cumpriu a meta, etc.

 

Na realidade, empresários que misturam as contas, normalmente têm dificuldades na prática do controle financeiro. E se isso vale para a empresa, acaba refletindo também nas finanças pessoais.

 

É como o caso de um grande amigo meu que nunca teve a preocupação de separar as contas pessoais das contas da empresa. A gerente financeira da empresa também era responsável por pagar compras e despesas pessoais que esse meu amigo fazia.

 

Enquanto o negócio andou bem, ninguém dava importância ao estrago que os gastos pessoais dele provocavam nas finanças da empresa. Até que as coisas deixaram de ir tão bem assim.

 

Passo 07

 

Ele chegou ao ponto de ver sua empresa praticamente quebrada, com uma inadimplência altíssima, mas nem por isso tomou alguma atitude de disciplina com suas finanças pessoais. Ele continuou colocando seus gastos pessoais (bem altos por sinal) na conta da empresa.

 

Em uma reunião que fiz com ele para ajudar a discutir a situação ruim em que a empresa estava, eu o vi recebendo uma encomenda e dando ordem para sua gerente fazer o pagamento pela empresa. Era um par de óculos no valor de R$8.000.

 

Foi muito fácil para mim (que estava do lado de fora) enxergar que o estilo de vida deste meu amigo colaborou em muito para o fracasso de sua empresa. Será que ele teria se comportado da mesma forma caso tivesse adotado a disciplina simples de separar as contas?

 

Misturar as contas pessoais com as da empresa causa dois efeitos determinantes para o fracasso do negócio e, consequentemente, das finanças pessoais do empresário:

 

Efeito 1: Impossibilidade de enxergar a realidade da empresa:

 

Dirigir uma empresa que tem as finanças misturadas com as despesas pessoais, é como dirigir um carro em uma região pela qual você até já passou, mas sem GPS. Você sabe mais ou menos onde está, mas não tem certeza para onde deve ir.

 

Agora, responda você mesmo: entre um empresário que não tem certeza para onde ir e outro que sabe exatamente onde está e para onde vai, qual você acha que tem mais condições de ter sucesso em seu negócio?

 

A falta de separação das contas atrapalha o desempenho da empresa. É como uma erva daninha misturada com a plantação principal.

 

Usain Bolt é o homem mais rápido do mundo, mas será que ele teria o mesmo desempenho se corresse com uma mochila de 5kg nas costas? Da mesma forma a empresa pode estar carregando uma carga que não é dela, fazendo com que ela perca competitividade frente à concorrência.

 

Efeito 2: Impossibilidade de enxergar a realidade pessoal:

 

Aqui é a parte mais interessante do efeito traiçoeiro que a mistura de contas traz.

 

Normalmente a empresa recebe um fluxo de dinheiro bem maior do que nós, pessoas físicas, necessitamos para fazer frente às nossas necessidades.

 

Essa grande circulação de dinheiro gera uma ilusão nos empresários mais indisciplinados, induzindo-os a incorrerem em altos gastos pessoais. Aí surge o círculo vicioso:

 

indisciplina – gastos pessoais excessivos – prejuízo para empresa – indisciplina…

 

O final deste ciclo é conhecido: primeiro a empresa quebra, depois quem quebra é o empresário.

 

O que fazer para não cair nesta armadilha?

 

A boa notícia é que o antídoto para este problema é simples. Primeiramente é preciso reconhecer que a vida pessoal do proprietário e a vida da empresa são coisas completamente diferentes e devem ser tratadas dessa forma para todas as áreas, principalmente a financeira.

 

Defina uma retirada mensal fixa para você. Analise suas contas pessoais e defina um valor que cubra suas necessidades. Com base neste critério, você terá condições de enxergar exatamente qual é o resultado de sua empresa. Após incluir sua retirada mensal, a empresa continua dando lucro? Passou a dar prejuízo? Que medidas então você vai adotar para manter sua empresa saudável?

 

Faça sua retirada e transfira mesmo para sua conta bancária pessoal. Faça seus gastos pessoais a partir desta conta e jamais faça um gasto pessoal na conta da empresa novamente.

 

No final do ano, do semestre, do trimestre, seja qual for o período que você definir, você terá condições de apurar o lucro de sua empresa e decidir o que será reinvestido, guardado como reserva e finalmente, transferido para você desfrutar, afinal você merece!

 

Contabilivre, simples e online.