posso mudar de contador

Posso mudar de contador? Sim! Entenda como

‘’Afinal, eu posso mudar de contador?’’ Já adiantamos que a resposta é positiva. Você tem todo direito de fazer essa mudança, caso não esteja satisfeito com o profissional ou com a contabilidade atual. E não é para menos, já que as funções do mesmo são essenciais para o bom andamento do negócio.

Isso é, o contador é responsável por garantir que tudo ocorra dentro da regulamentação e normas jurídicas. Isso evita problemas burocráticos e até o pagamento de impostos excessivos e multas. Portanto, a relação entre contador e cliente precisa estar em perfeita sintonia.

Já pensou passar por problemas financeiros e burocráticos porque o contador não atendeu às suas necessidades e expectativas? Para evitar situações como essas, é preciso contar com um profissional de confiança. Assim, se tiver interesse em trocar o seu, continue a leitura e saiba mais!

Posso mudar de contador?

Conforme abordamos, faz parte do seu direito realizar a troca de contador, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Entretanto, alguns contratos incluem uma cláusula sobre a geração de multas por rescisão contratual, caso o distrato seja realizado antes do prazo estabelecido em contrato.

De qualquer modo, saiba que essa mudança pode ocorrer a qualquer momento e por qualquer motivo. Você, como gestor do empreendimento, é o responsável por decidir pela troca. Seu negócio, suas regras. Afinal, os riscos de manter um profissional que não gera confiança e satisfação são altos.

Como é feita a mudança de contador?

Mudar de contador ou de contabilidade, é um processo fácil e mais simples do que muitos imaginam. Basta que a empresa formalize a troca dos serviços por e-mail ou carta em Correios.

Essa formalização deve envolver o documento de rescisão contratual com os dados da empresa e a data de encerramento. E ainda, um Termo de Transferência de responsabilidade técnica. 

Juntamente com essa demanda, é preciso que o contador anterior prepare um relatório a respeito da situação financeira da empresa. Isso pode incluir débitos federais, municipais e estaduais, além de dívidas em andamento.

Outra documentação necessária é um contrato de Prestação de Contas de Serviços Contábeis. Este precisa ser elaborado pelo novo contador escolhido e deve expressar a responsabilidade técnica para a empresa contratante.

O que devo considerar ao mudar de contador?

Após entender como ocorre o processo de mudança, é o momento de descobrir o que considerar nesse processo. Afinal, você já percebeu que uma escolha errada envolve muitos riscos. Portanto, é melhor redobrar os cuidados. Confira o que deve ser considerado!

Verifique o contrato vigente

É preciso analisar o contrato dos serviços de contabilidade atual para decidir mais estrategicamente. Isso diz respeito ao prazo de vencimento, multa em caso de rescisão e demais cláusulas vigentes. Essas informações ajudam a calcular os riscos e os gastos financeiros com a nova contratação. A partir disso, fica mais fácil decidir com segurança.

Analise as pendências de contabilidade atuais

Na hora de trocar de profissional é comum que muitas empresas tenham surpresas desagradáveis e não saibam como lidar. Logo, é preciso analisar as pendências de contabilidade atuais. Isso envolve o balanço patrimonial, tributos a serem apurados, dívidas a serem quitadas etc.

Após mudar de contador, se torna mais difícil gerenciar os números e as informações do profissional anterior. Então, certifique-se de manter todos esses pontos sob controle.

Comunique a decisão ao contador atual

A mudança de contador precisa ocorrer com a mesma formalização que qualquer outro tipo de demissão. Conforme informamos anteriormente, essa etapa pode ocorrer por e-mail,  ou carta registrada no Correio. Nesse momento, é preciso comunicar com clareza e empatia, para não criar uma situação desnecessária com o profissional.

Lembre-se que a missão dele não acaba após a demissão. Ainda é necessário que o contador faça um relatório com as pendências atuais da contabilidade, forneça senhas e logins de acesso aos sistemas, além do Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica. Tudo isso formaliza a mudança de profissionais.

Contrate o novo contador

Após analisar os pontos mencionados, chegou o momento de efetuar uma nova contratação. Para isso, é necessário efetuar um novo documento para formalizar a contratação de um novo profissional. É importante deixar claro as suas expectativas com o novo contador e deixá-las registradas no documento. Isso diminui as chances de insatisfação por desalinhamento.

Como encontrar um novo contador?

Mesmo com o contrato para elevar as chances de alinhamento do novo contador com a empresa, ainda existem riscos. Por isso, é fundamental seguir algumas recomendações para evitar erros. Elas incluem:

  • recomendação de quem já contratou os serviços do profissional;
  • preço praticado;
  • bom atendimento ao cliente;
  • facilidades e serviços oferecidos;
  • uso de inovações tecnológicas;
  • registro do profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Com relação ao uso de inovações tecnológicas, saiba que é possível contar com serviços de contabilidade online. Afinal, diversas demandas se tornam cada vez mais digitalizadas para elevar a praticidade e comodidade dos usuários. Isso porque as operações se tornam mais ágeis e com menos custos, ao não exigir deslocamentos.

Qual é a hora certa de trocar de contador ou de contabilidade?

É importante saber que não existe hora certa para realizar esta troca. Esse momento é decidido de acordo com as necessidades da sua empresa. Lembre-se que insatisfações atuais podem ser sanadas com a adaptação do contador ou aumentarem com o passar do tempo.

Desse modo, fique de olho nos seguintes aspectos que podem motivar a troca de contabilidade empresarial e sinalizar que é o momento certo:

  • pouca proatividade;
  • atendimento ruim;
  • descumprimento dos prazos;
  • não acompanhar as mudanças legislativas;
  • uso de ferramentas desatualizadas;
  • pagar mais tributos do que necessário;
  • não declarar corretamente os bens da empresa, entre outros.

Então, conseguiu encontrar a resposta para ‘’posso mudar de contador’’? Esperamos que com essa e outras respostas encontradas ao longo do artigo você consiga otimizar a contabilidade da sua empresa. Afinal, essa área é fundamental para regularizar as obrigações fiscais e contribuir na tomada de decisões estratégicas.

E aí, deseja realizar a troca de contador e migrar para a contabilidade online? Nós  podemos te ajudar! Aqui na Contabilivre você é atendido por especialistas que estão prontos para esclarecer todas as suas dúvidas, cuidando das gestões contábil e fiscal de sua empresa da melhor forma. Além disso, possuímos uma plataforma online intuitiva e de fácil manuseio, que você consegue acessar 24 horas por dia de qualquer local. 

Entre em contato conosco e venha descomplicar a contabilidade com a Contabilivre!