no canto esquerdo há uma mão segurando tacos de madeira empilhados em uma torre, no canto direto tem uma parte em azul que está escrito "Quais os riscos que uma empresa sem contador pode enfrentar?"

Quais os riscos que uma empresa sem contador pode enfrentar?

Não contratar um contador, ou escritório de contabilidade, pode ocasionar diversas problemáticas para o empreendedor. Pagamento indevido de impostos; lentidão na abertura do CNPJ, entre outros fatores, são alguns dos riscos que uma empresa sem contador pode enfrentar. 

Para te orientar sobre os perigos que uma empresa sem escritório de contabilidade pode encarar, nós preparamos esse artigo exclusivo. Confira!

Toda empresa precisa de contador?

Sim, todas as empresas, exceto MEI – Microempreendedor Individual, precisam de contador, sendo isto obrigatório por lei.

De acordo com a lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179, “o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.

Conforme trecho da lei nº 10.406/02 mencionado acima, a empresa precisa realizar a escrituração contábil e o levantamento anual do Balanço Patrimonial. De acordo com a mesma lei, estes registros devem ser assinados por um profissional habilitado em ciências contábeis e pelo empresário ou sociedade.

É válido lembrar que o Brasil apresenta uma diversa carga tributária, ou seja, há uma grande variedade de impostos que o cidadão precisa pagar. Com as empresas, este cenário não muda muito. Assim, é notável como a atuação de um especialista em contabilidade é muito importante e necessário dentro de uma empresa.

Por fim, podemos entender que a admissão de um contador é necessária, uma vez que esse profissional deve, segundo a lei, realizar as obrigações contábeis e fiscais do negócio em um país que possui uma das maiores cargas tributárias.

Quais as responsabilidades do contador em uma empresa?  

O profissional contábil é responsável por diversas ações dentro de uma empresa. Desde a abertura do negócio, é recomendável a procura pelo contador. Isso porque, diante da burocracia e demais processos, abrir um CNPJ requer conhecimento técnico para que ocorra de forma eficiente, evitando complicações. 

No momento de abertura de empresa 

Antes de pontuarmos as adversidades que podem acontecer durante o processo de abertura de uma empresa, é necessário entender suas características para definir seu porte. Isso porque, caso a empresa seja de porte ME – Microempresa, é preciso a contratação de um especialista da área para realizar a abertura do negócio. 

Por outro lado, o empreendedor que deseja ser MEI não precisa desse suporte. Para conseguir abrir uma MEI, é possível acessar o Portal do Empreendedor e realizar a abertura. Mas, quando for necessário  migrar de MEI para ME é crucial a contratação de especialistas para que tudo ocorra de forma efetiva. 

Isso porque o profissional de contabilidade é responsável, no momento de abertura, em otimizar e realizar de forma efetiva algumas definições

Uma delas é a escolha correta do CNAE, que determina quais os impostos e obrigações acessórias da empresa, assim como o enquadramento do regime tributário.

Todas as atividades mencionadas (escolha correta do CNAE, enquadramento no regime tributário), entre outras, são necessárias para a abertura de uma empresa  de maneira correta ou para a migração de MEI para ME. 

Caso isso não aconteça, o empreendedor pode enfrentar problemas de irregularidade junto ao fisco. 

Durante o tempo de vida da empresa

Além de ser importante durante a abertura de empresa, a atuação de um contador é necessária, também, durante a existência da pessoa jurídica. Isso porque esse profissional é responsável por diversos outros compromissos tributários e de gestão de um negócio. 

Alguns exemplos de responsabilidades do profissional contábil, durante a existência da empresa, são: 

Diante das tarefas e necessidades contábeis de uma empresa, é essencial a contratação de um contador ou escritório de contabilidade para a manutenção da vida financeira da empresa.  Uma vez que essas responsabilidades não fiquem nas mãos de um especialista, o empreendedor corre o risco de ter a saúde financeira e a gestão do seu negócio afetadas.  

Quais os riscos ao não contratar um contador ou escritório de contabilidade? 

calculadora no canto esquerdo da imagem, no centro há papéis com tabelas e números e uma caneta, no canto direito da imagem há notas de dinheiro
Compreenda os possíveis riscos de uma empresa sem contador

Diversos riscos podem ser evitados quando o empreendedor opta por contratar um especialista da área. Alguns exemplos são: atraso para abrir um CNPJ, contratempos com o Fisco (autoridade fazendária de fiscalização da legislação tributária), entre outros. Segue, abaixo, a explicação detalhada dos possíveis problemas ao não contratar um especialista.

Gasto indevido de dinheiro

Com o auxílio do contador na definição das atividades da empresa (CNAE) e, também, com o enquadramento correto do regime tributário, o empreendedor evita gastar dinheiro desnecessariamente. 

Isso porque esses fatores influenciam diretamente nos impostos que serão pagos. Além disso, outro risco que pode acontecer é a lentidão para abertura de CNPJ.

Lentidão para abertura de CNPJ

Ao abrir um CNPJ, o empreendedor pode enfrentar diversas burocracias e detalhes no meio do processo que, dependendo do caso, podem atrasar, ou deixar lento, o processo de abertura. 

Para que isso não ocorra, e você economize tempo, o contador é o profissional que, além de otimizar o processo, garante que tudo ocorra de maneira adequada.  

Em outras palavras, o contador fica responsável pelos trâmites burocráticos e assegura que tudo seja realizado corretamente. 

Pagamento indevido de impostos

Outro ponto importante e que precisa ocorrer perfeitamente é o pagamento de impostos. Caso o empreendedor não tenha o auxílio de um contador, ele corre o risco de pagar indevidamente os tributos. 

Isso porque é o contador que verifica o enquadramento correto do regime tributário e a classificação de atividades econômicas do negócio. Em ambos os casos, enquadramento indevido e classificação equivocada, o empresário pode tanto realizar um pagamento de impostos maior que o devido quanto praticar sonegação fiscal. 

Ambos os processos interferem diretamente no pagamento de impostos. Por conta disso, o empreendedor precisa estar atento e optar por contratar um profissional qualificado. Pois, além desses serviços, o empresário também terá o acompanhamento do pagamento dos tributos e atividades contábeis do seu negócio. 

Formação de dívidas 

Com o acompanhamento do contador nos detalhes das responsabilidades contábeis, o empresário deixa de correr outro risco: a formação de dívidas. Por conta da variedade de carga tributária do país, é possível esquecer prazos das taxas ou impostos que precisam ser pagos. Ao contratar um contador, esse risco diminui muito. 

Além disso, é o profissional de contabilidade que vai verificar quais impostos a empresa precisa pagar de acordo com o regime tributário. Então, com todo o pagamento garantido, o empreendedor não corre o risco, assim, de entrar em débito com os órgãos públicos. 

Complicações com o Fisco 

Outro risco que uma empresa pode enfrentar são as complicações com o Fisco –  órgãos governamentais que fiscalizam as responsabilidades fiscais das empresas. Na maioria dos casos, estes exigem que as empresas mantenham em dia: 

Caso as exigências não sejam cumpridas, a empresa pode tornar-se irregular e enfrentar complicações. Para evitar futuras irregularidades fiscais, o contador é o profissional que auxilia com diversas tarefas como: 

  • cálculo de imposto e auxílio em cálculos de pró-labore
  • controle de entrada e saída de valores; 
  • identificação de pontos para redução de custos; 
  • realização de balanços patrimoniais;
  • manutenção da contabilidade da empresa com gestão de documentos fiscais e contábeis;
  • auxílio no fechamento da folha de pagamento.

Com tudo isso analisado, é perceptível que é muito importante para a saúde financeira e segurança de um negócio, contratar um especialista, ou escritório de contabilidade, qualificado.

A importância de contratar um especialista qualificado 

Além dos pontos mencionados, o profissional de contabilidade também garante que o empresário, ou sociedade, possa concentrar-se totalmente nas atividades de execução do negócio sem precisar ministrar tempo e demandas de contabilidade. 

Assim, podemos concluir que o empreendedor, com tempo e dedicação, pode focar na gestão do seu negócio cada vez mais. Dessa forma, o empreendedor pode se dedicar muito mais ao crescimento da empresa. 

Agora que as dúvidas sobre os riscos que uma empresa sem contador pode enfrentar foram analisadas, é importante pensar no próximo passo para o crescimento do seu negócio. A contratação de um serviço de assessoria contábil e fiscal qualificado, seguro e otimizado, como a contabilidade online, é um exemplo dos novos recursos do mercado que trazem diversos benefícios para o empresário.

Para usufruir dos benefícios, você pode entrar em contato conosco. Temos um time de contadores para atender você de forma individual e humana, além de uma plataforma de contabilidade online para facilitar a sua rotina.