papel do contador

Qual o papel do contador e como ele pode auxiliar no crescimento da sua empresa?

Gerenciar um negócio é sempre algo desafiador, sobretudo se considerarmos o grande número de dados envolvidos na operação e que estamos em um país repleto de boas oportunidades, mas muito burocrático. Por isso mesmo, é muito interessante entender qual o papel do contador e como ele pode auxiliar no crescimento da sua empresa.

Tal profissional pode ser de suma importância para oferecer melhor embasamento na tomada de decisão e também para manter a organização em sintonia com as exigências da nossa lei, evitando problemas jurídicos e eventuais dores de cabeça no futuro. Continue lendo e descubra como fazer isso!

Como o contador pode ajudar na estratégia da sua empresa?

Antes de mais nada, você precisa saber que, no Brasil, todas as empresas precisam de um contador de acordo com a lei, com a exceção de microempreendedores individuais. Isso ocorre porque o Novo Código Civil exige que o negócio conte com um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração e nos resultados econômicos.

Por isso, o profissional habilitado em ciências contábeis é indispensável, desde o momento de abertura, ajudando nas escolhas e trazendo mais segurança, especialmente em um país com uma carga tributária tão diversa e uma tremenda variedade de impostos, dificultando que as obrigações trabalhistas e fiscais permaneçam em dia.

Em quais atividades o contador pode ajudar?

O contador pode ser responsável por diversas ações dentro de uma empresa. No momento de abertura, por exemplo, ele ajuda a decidir pelo enquadramento mais adequado de regime tributário. Já com a operação em andamento, é esse profissional que faz a manutenção dos livros contábeis, planejamentos e certifica as obrigações fiscais.

Outro ponto no qual a contabilidade é essencial é para evitar o pagamento indevido de impostos que estejam fora da classificação de atividades do negócio. O profissional de ciências contábeis também ajuda a organizar o orçamento, reduzindo os riscos de formação de dívidas e eventuais complicações com o Fisco.

Como contratar um bom contador?

Agora que você já viu como o contador pode ajudar na estratégia da sua empresa e algumas das suas principais funções dentro do negócio, é bem provável que você esteja considerando a contratação de um profissional do ramo, tanto para melhorar a sua operação quanto para ficar em sintonia com a lei. Veja abaixo algumas dicas para isso.

Considere as necessidades da empresa

O primeiro passo para contratar um bom contador é considerar as necessidades da empresa. Como você viu, não há exigência legal para que o microempreendedor individual contrate um profissional do ramo, mas o fato é que, mesmo que você seja um MEI, essa pode ser uma ajuda essencial para não se endividar, evitar dores de cabeça, fazer um plano de negócios e muito mais.

Nesses casos, inclusive, um contador online pode ser uma excelente alternativa, que proporciona uma série de vantagens. Ele será uma peça estratégica, executando desde os processos mais simples aos mais complexos, facilitando sua vida e dando um valioso suporte para resolver suas dúvidas e agregar valor à organização.

Use as indicações de clientes e parceiros

Outro passo importante para contratar um bom contador é usar as indicações de clientes e parceiros. É bem provável que outras pessoas que atuem no seu segmento já tenham feito uso dos serviços de um profissional ou empresa do ramo, podendo oferecer informações relevantes em termos de credibilidade e competência.

Outra opção interessante é realizar pesquisas pela internet, analisando referências profissionais antes de buscar os valores e formalizar um contrato. Lembre-se que, por conta da tecnologia, vocês não precisam estar localizados na mesma cidade e tudo pode ser feito de forma digital, desde que o suporte seja adequado.

Verifique a formação profissional

Não importa se você está pensando em contratar um contador ou uma empresa de contabilidade: eles precisam ter uma formação adequada para prestarem o serviço, além dos registros nas devidas instituições do setor. Somente assim eles estarão habilitados a auxiliar sua empresa na gestão fiscal e na responsabilidade de envio dos dados à Receita Federal.

Pensando em um especialista, ele deve contar com um diploma válido de nível superior no curso de Contabilidade ou Ciências Contábeis, além de estar registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) estadual. As empresas que oferecem serviços contábeis também são obrigadas ao registro cadastral no Conselho Regional de Contabilidade.

Contador online ou tradicional?

A modernidade trouxe mais opções para quem deseja ter segurança nas operações fiscais, contábeis e tributárias da empresa. Nesse contexto, o contador online pode ser uma alternativa ao tradicional. Os escritórios que funcionam digitalmente cumprem as mesmas obrigações e podem assumir as mesmas responsabilidades que os físicos.

A grande diferença é que os contatos e atendimentos ocorrem remotamente, por meio de uma plataforma própria, onde você pode encaminhar mensagens e/ou e-mails. Além disso, são oferecidas ferramentas que facilitam a rotina, como softwares para emissão de notas, funcionalidades de cálculos de impostos, envio virtual de documentos, e muito mais.

Você receberá notificações na sua caixa de entrada, permitindo um excelente controle de prazos e movimentações. Levando em consideração que o serviço será prestado online, com ações automatizadas e escaláveis, o contador online consegue oferecer preços mais acessíveis, adaptados às suas necessidades e pagos todos os meses.

Contador terceirizado ou na empresa: qual é melhor?

Ter um contador na empresa pode ser uma opção interessante para instituições de grande porte. No entanto, o fato é que a qualificação de profissionais ou escritórios de contabilidade online e terceirizados é absolutamente a mesma, com os devidos registros e autorizações efetivadas no Conselho Regional de Contabilidade estadual.

Por isso, terceirizar esse setor pode ser uma escolha bastante interessante para o seu negócio, permitindo manter um alto padrão de qualidade, mas conquistando mais economia, agilidade e praticidade na sua gestão. Você fica em dia com o seu planejamento, obrigações fiscais e trabalhistas, mas sem ter que minar o seu orçamento para isso!

Como você pôde ver, o papel do contador é crucial para o sucesso do negócio. Com a plataforma da Contabilivre, você ganha agilidade, praticidade e qualidade de serviços de escrita contábil e fiscal, através de uma plataforma extremamente intuitiva e fácil de se utilizar, organizando suas guias e notas fiscais de maneira simples e altamente eficiente.

Gostou de aprender o papel do contador e como ele pode auxiliar no crescimento da sua empresa? Quer terceirizar o serviço com uma solução moderna e com alta credibilidade no segmento? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!