Regime de Caixa e Regime de Competência

Regime de Caixa e Regime de Competência: quais as diferenças

A contabilidade pode trazer alguns termos estranhos à quem está iniciando um negócio. Por isso, muitos empresários entregam esta área para um contador, o que dá mais segurança, mas, para a gestão empresarial, é importante conhecer os principais conceitos. E falando nisso, você conhece as diferenças entre Regime de Caixa e Regime de Competência?

São dois conceitos importantes, sobre os quais vamos falar neste post: Regime de Caixa e Regime de Competência.

Eles se referem a métodos de registro e análise dos lançamentos de entrada e saída de dinheiro, o que faz parte da rotina da empresa e impacta nas decisões empresariais.

Entre Regime de Caixa e Regime de Competência, qual deles você deve aplicar na sua empresa?

Não se trata de usar apenas um ou outro, pois eles podem ser usados de maneira complementar. Por isso, é importante entender os dois métodos e como aplicá-los.

Então, vamos analisar agora o que significa Regime de Caixa e Regime de Competência, quais as diferenças entre eles e como são usados nas empresas. Acompanhe:

Regime de Caixa e Regime de Competência: o que são?

Toda empresa realiza movimentações de dinheiro. Quando ela recebe por uma venda ou faz o resgate de uma aplicação, acontece uma entrada. Quando paga os salários, faz uma compra de matéria-prima ou quita uma dívida, acontece uma saída.

Todas essas movimentações — seja de entrada, seja de saída — são registradas pela empresa conforme os regimes contábeis, que são: Regime de Caixa e Regime de Competência. Eles se referem às normas que orientam o controle e o registro dos fatos patrimoniais. Vamos entender agora o que significa cada um.

O que é Regime de Caixa?

Pelo Regime de Caixa, as movimentações são registradas no momento da efetivação da entrada ou saída.

Ou seja, os registros são feitos no momento em que o dinheiro entrar ou sair do caixa, independentemente de quando aconteceu o fato gerador (uma compra ou uma venda, por exemplo).

Dessa forma a empresa saberá exatamente quanto dinheiro tem em caixa para garantir suas operações e cumprir suas obrigações.

O que é Regime de Competência?

Já pelo Regime de Competência, as movimentações são registradas no momento do fato gerador — ou seja, quando a compra ou a venda acontecer —, independentemente de quando o dinheiro vai entrar ou sair do caixa da empresa.

Dessa forma, os custos, despesas, receitas e investimentos vão constar nos relatórios contábeis no mês em que acontecer o evento.

Quais as principais diferenças entre eles?

O exemplo mais claro para explicar a diferença entre Regime de Caixa e Regime de Competência são as vendas a prazo. Quando uma empresa vende parcelado, a compra acontece num dia, mas o dinheiro entra só nos meses seguintes. Então, em qual data você deve registrar a movimentação?

Conforme o Regime de Caixa, você deve registrá-la quando cada parcela efetivamente entrar na sua conta.

Já de acordo com o Regime de Competência, você deve registrar o valor total da venda no momento em que ela foi realizada. Portanto, resumimos assim as diferenças:

Regime de Caixa:

– Registro no momento da entrada ou saída do dinheiro.

Regime de Competência:

– Registro no momento do fato gerador.

Quando usar Regime de Caixa e Regime de Competência na sua empresa?

Como dissemos, você não deve escolher entre Regime de Caixa e Regime de Competência, pois cada um tem a sua aplicação. Vamos entender agora quando usá-los.

O Regime de Caixa é essencial para monitorar a saúde financeira da empresa, pois ele revela quanto a empresa tem de dinheiro em caixa naquele momento.

Por isso, é por meio dele que se elabora o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, que é um dos relatórios mais importantes para a gestão empresarial.

Já o Regime de Competência ajuda a avaliar e projetar os resultados operacionais da empresa, pois registra as vendas e despesas realizadas, além da depreciação (que não é considerada no fluxo de caixa).

Por isso, esse regime é usado para elaborar o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), outro relatório importante, que identifica se a empresa teve lucro ou prejuízo no período.

Portanto, as duas perspectivas são necessárias para auxiliar a tomada de decisões dos gestores. Por exemplo: pelo Regime de Competência e o DRE, a empresa pode avaliar que está tendo bons resultados, grande volume de vendas e lucro no mês.

Porém, se os prazos de recebimento não estão adequados, ela pode não ter capital de giro para honrar seus compromissos, o que só é identificado pelo Regime de Caixa.

Entendeu a importância de trabalhar com os dois métodos? Regime de Caixa e Regime de Competência são complementares para a gestão empresarial e dev30em ser usados juntos para elaborar os relatórios contábeis e financeiros e, assim, tomar decisões mais acertadas.

Agora, que já sabe sobre Regime de Caixa e Regime de Competência, conheça mais sobre como funcionam os serviços de contabilidade online, que podem ajudar a sua empresa a manter os registros em dia e lidar com as obrigações contábeis sem burocracia.