Regime tributário: quais os tipos e como funcionam

regime tributário

Regime tributário é um conjunto de leis que rege e indica os tributos que devem ser pagos ao governo. Por conta disso, é necessário escolher o regime ideal para a sua empresa, a fim de evitar problemas com seu CNPJ lá na frente.

Quer saber mais? ➜ Continue sua leitura.

Regime Tributário

Para simplificar, vamos lá: regime tributário é o sistema de cobrança de impostos da sua empresa, delimitado de acordo com seu volume de arrecadação. Dependendo do tipo de negócio, opta-se por um tipo de regime tributário.

Por isso, é muito importante contar com a ajuda de um contabilista ou contador e conhecer como cada regime funciona, para não pagar a mais ao final do exercício (ou ano) fiscal.

Atualmente o Brasil tem três opções de regime tributário:

• Lucro Real 

regime tributário 1

O Lucro Real é utilizado, em sua maioria, por empresas do tipo corporações ou multinacionais, e a tributação é calculada com base no lucro líquido. Porém, é necessário que a contabilidade seja extremamente minuciosa para que a vantagem a seguir seja válida.

Para esse tipo de empresa o Lucro Real torna-se muito vantajoso pois, em caso de prejuízos ao longo de período apurado, a empresa fica isenta do pagamento de impostos.

✔ PIS, COFINS, Imposto de Renda e Contribuição Social estão embutidos nesse regime.

• Lucro Presumido

regime tributário 2

No Lucro Presumido, o empresário calcula a tributação baseada em uma margem de lucro estipulada, diferente do Lucro Real em que os impostos são calculados com base no faturamento total da empresa.

Se a empresa que está no Lucro Presumido tem prejuízo ela acabará pagando mais devido ao fato de que os impostos são calculados sobre um valor pré-estipulado. Se aquele valor não é alcançado, os impostos ficam mais caros.

• Simples Nacional

regime tributário 3

O Simples Nacional é o regime mais vantajoso para microempresas e empresas de pequeno porte, por conta da carga tributária enxuta, favorecendo quem está no começo.

Afinal, é o regime que apresenta as mais baixas alíquotas e inúmeros benefícios de forma que apresentem uma pequena carga tributária.

Para se enquadrar no Simples Nacional a empresa pode faturar até R$3,6 milhões ao ano. Acima disso, é necessário passar para o Lucro Presumido.

 

 

Não deixe de escolher corretamente o regime tributário que sua empresa deverá seguir, desta forma não haverá irregularidades ou problemas com o crescimento dos seus negócios!

E se você têm dúvidas de qual é o melhor regime para a sua empresa, conte com o suporte da Contabilivre, a contabilidade online ideal para o seu negócio.


 

A Contabilivre atende exclusivamente empresas de comércio e serviços do Simples Nacional, o regime tributário ideal para quem está abrindo empresa. Entenda melhor como funciona o Simples clicando no botão:

 

 

Contabilivre, simples e online.