pessoa escrevendo sobre relatórios financeiros

Relatórios financeiros: Conheça os principais tipos e saiba como fazê-los

Relatórios financeiros devem fazer parte do dia a dia de uma empresa. Se você não fizer registros, como vai identificar, ao final do dia, quanto dinheiro entrou e saiu do caixa da empresa? E, ao final do mês, como você sabe quanto as vendas renderam para o negócio?

Esses são apenas alguns exemplos de informações que os relatórios financeiros podem trazer. Você não precisa analisar todo dia os resultados que eles informam, mas deve manter os dados atualizados para que eles registrem as movimentações do seu negócio. Assim, sempre que você quiser saber o desempenho da empresa, eles estarão lá para informar.

Agora, então, vamos falar um pouco mais sobre os principais relatórios financeiros e a sua importância para a sustentabilidade de um negócio.

botão indicando para contabilidade online

Relatórios financeiros e a contabilidade

DRE, fluxo de caixa, balanço patrimonial — esses relatórios são a base da contabilidade de uma empresa. Eles precisam ser usados para registrar todas as movimentações de patrimônio, desde as vendas diárias até a aquisição de imóveis, por exemplo.

Em alguns casos, esses registros são obrigatoriedades. A legislação exige que as empresas apresentem anualmente a sua situação patrimonial e financeira, como forma de conferir se o negócio está atuando legalmente. Além disso, essas demonstrações contábeis também podem ser solicitadas em caso de auditorias, por exemplo.

Por isso, as informações dos relatórios precisam ser preenchidas com cautela, para que elas registrem fielmente a realidade do negócio.

Mas a confiabilidade dos dados não é importante apenas por questões legais, mas também para fins internos. A manutenção de relatórios financeiros também pode servir para a tomada de decisões pelos gestores e para a orientação dos colaboradores.

Os dados permitem avaliar o desempenho e fazer projeções a partir das análises, o que é essencial para otimizar as estratégias da empresa. Eles podem ajudar a perceber, por exemplo, se é preciso intensificar as ações de vendas para ter um maior retorno ou se é possível adquirir novos equipamentos para a produção, sem comprometer as contas.

Principais relatórios financeiros de uma empresa

Seja para prestar contas à Receita, seja para ajudar na gestão do negócio, os relatórios financeiros devem fazer parte da contabilidade de qualquer empresa. Agora, veja quais são os principais demonstrativos que você deve ter:

Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)

notebook aberto mostrando relatórios financeiros
Não há empresa saudável financeiramente e bem gerida que não execute e atualize os principais relatórios financeiros, como o DRE.

O Demonstrativo de Resultado do Exercício tem a função de informar a situação financeira de um negócio após um determinado período.

A legislação exige que as empresas apresentem o DRE anualmente. Porém, para fins gerenciais, muitos gestores adotam uma periodicidade trimestral ou até mensal, com a intenção de acompanhar os resultados mais de perto.

De maneira estruturada e categorizada, o DRE registra todas as receitas e despesas (a partir do fato gerador), bem como o resultado do período (lucro ou prejuízo). A organização do DRE pode ainda variar conforme as necessidades de cada negócio.

Demonstrativo de Fluxo de Caixa

O Demonstrativo de Fluxo de Caixa registra todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa. As entradas são, por exemplo, o valor das vendas ou de investidores externos. Já as saídas englobam todos os custos e despesas, como salários e reposições de estoque.

A contabilização desses valores revela o fluxo de caixa e o saldo final após um dia, uma semana, um mês ou o período que for avaliado.

É importante ressaltar que o fluxo de caixa registra as movimentações de dinheiro quando elas efetivamente acontecem. Em compras parceladas, por exemplo, o registro no relatório só acontece no momento do pagamento de cada parcela.

Isso significa que esse relatório considera o regime de caixa, diferentemente do DRE, que considera o regime de competência (ou seja, quando o fato gerador acontece).

Relatório de Contas a Pagar e Contas a Receber

Se o fluxo de caixa registra as entradas e saídas quando elas efetivamente acontecem, o relatório de contas a pagar e a receber projeta os futuros recebimentos e obrigações financeiras.

Assim, mesmo que a empresa identifique que tem saldo positivo em caixa, ela pode perceber que, no médio prazo, a situação financeira poderá ser comprometida pelas contas a pagar. Isso mostra que os gastos precisam ser controlados e evita que a empresa se perca nas finanças.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial também é um dos principais relatórios financeiros. Mas ele engloba todo o patrimônio da empresa, entre ativos e passivos. Os ativos são todos os bens e direitos que podem gerar benefícios econômicos à empresa (contas a receber, itens em estoque, máquinas etc.), enquanto os passivos são as obrigações financeiras (contas a pagar, obrigações trabalhistas, financiamentos etc.).

No final do relatório, ao contabilizar a diferença entre eles, a empresa identifica o seu patrimônio líquido, ou seja, o capital que realmente possui.

Em geral, os relatórios financeiros não são complexos. Basicamente eles registram tudo o que acontece com as finanças e o patrimônio da sua empresa. O que eles exigem é a máxima cautela, para que os dados sejam confiáveis, e a assiduidade no preenchimento, para que nenhuma informação se perca.

Agora, se você precisa de uma orientação para criar e preencher os relatórios financeiros da sua empresa, procure a ajuda de um contador. A Contabilivre tem uma equipe de contadores preparada para atender as necessidades do seu negócio. Entre em contato conosco!

Botão CTA para simular taxas para abertura de empresas