Para o seu negócio alcançar o sucesso, você precisa saber o que é gestão empresarial e como adotá-la da melhor maneira. Saiba tudo agora neste artigo!

Saiba o que é gestão empresarial e como aplicar em seu negócio

O que seria do futuro de um negócio se não fosse a qualidade da sua gestão empresarial? Sem processos definidos, sem um planejamento de uso dos seus recursos, sem organização para orientar as atividades, não é possível alcançar o sucesso.

 

Por isso, criamos este artigo para você entender o que é gestão empresarial, a sua importância para as empresas e como aplicar da melhor forma no seu negócio.

 

Quer saber tudo? Então acompanhe agora.

 

O que é gestão empresarial?

 

Gestão empresarial é o conjunto de ações para melhor gerenciar os recursos financeiros, materiais e humanos de uma organização. A intenção é extrair os melhores resultados desses recursos, com foco nos objetivos e no crescimento do negócio.

 

É interessante pensar na empresa como uma máquina. O gestor é o responsável por fazer a engrenagem funcionar e garantir que todas as peças estejam alinhadas para entregar os produtos da maneira mais eficiente possível.

 

Conheça a Contabilivre

 

Quais são os objetivos da gestão empresarial em micro e pequenas empresas?

 

Seja em grandes empresas, seja em pequenos negócios, a gestão empresarial é essencial para o sucesso. Nas micro e pequenas empresas, porém, muitos empreendedores sequer entendem o que é gestão empresarial.

 

Com diferentes níveis de complexidade, a gestão empresarial envolve as mesmas atividades, independentemente do porte do negócio. Isso engloba as atividades administrativas, operacionais e financeiras. Veja alguns dos principais objetivos da gestão empresarial em pequenas empresas:

 

  • Estruturar departamentos, processos e cargos da empresa;
  • Elaborar o plano de negócios e o planejamento estratégico;
  • Analisar o mercado e estudar as melhores possibilidades de atuação;
  • Manter o controle financeiro do negócio;
  • Garantir a integração entre os setores e atividades;
  • Manter o foco dos colaboradores no alcance dos objetivos da empresa;
  • Garantir o engajamento da equipe com a cultura e os valores organizacionais.

 

Como aplicar a gestão empresarial da melhor forma?

 

Agora que você já sabe o que é gestão empresarial, vamos ver também como aplicá-la da melhor forma. Afinal, o sucesso do seu negócio está estritamente relacionado com o desempenho da sua gestão. Confira agora algumas dicas essenciais:

 

Faça o planejamento estratégico do negócio

 

O planejamento estratégico é o que define um norte para a gestão empresarial. Nesse momento, você deve definir qual é a essência da empresa e o futuro desejado para os próximos anos. O planejamento estratégico define:

 

  • Objetivos e metas de longo prazo;
  • Missão, visão e valores organizacionais;
  • Cultura empresarial.

 

Defina processos para a gestão empresarial

 

Definir processos aumenta a eficiência da gestão empresarial. Eles servem para mapear e padronizar as ações de cada departamento, o que resulta na redução de falhas, na economia de tempo e na melhoria contínua.

 

Muitos gestores adotam a metodologia PDCA. Trata-se de um ciclo que abrange as seguintes ações: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar), Act (agir).

 

Adote a ideia de melhoria contínua

 

A rotina de processos que citamos acima pressupõe uma forma de avaliar os resultados dos processos e agir sobre eles. Se estão dando os resultados esperados, como melhorar ainda mais? E se não estão, o que precisa ser feito para otimizar os processos?

 

Dessa forma, a gestão empresarial está sempre em um ciclo que proporciona uma performance cada vez melhor.

 

Caderno de anotações comgráficos sobre o que é gestão empresarial.

Use dados para tomar melhores decisões

 

Tomadas de decisões também ajudam a explicar o que é gestão empresarial. O gestor está sempre envolvido em escolhas, que precisam ser feitas com agilidade e precisão, mesmo com as incertezas e oscilações do mercado.

 

Por esse motivo, é importante trabalhar com dados. Eles revelam o histórico de desempenho do negócio e ajudam a identificar pontos de falhas e melhorias, que orientam as decisões futuras. E, com a internet e a tecnologia, existe uma infinidade de dados para coletar e analisar.

 

Dê atenção especial à gestão de pessoas

 

Gerenciar recursos também ajuda a explicar o que é gestão empresarial. E um dos recursos mais importantes que ela possui é o de seus colaboradores. Afinal, são eles os responsáveis por fazer tudo acontecer, não é mesmo?

 

Portanto, dê atenção especial ao seu capital humano. Desenvolva estratégias de atração e retenção dos melhores talentos, que vão guiar a sua empresa ao sucesso.

 

Utilize softwares de gestão empresarial

 

Muitas micro e pequenas empresas ainda adotam métodos antiquados. Porém, a gestão empresarial baseada em anotações no papel ou apenas em planilhas de Excel está com os dias contados.

 

Para garantir competitividade no mercado atual, é preciso usar a tecnologia. Softwares de gestão empresarial ajudam a garantir mais agilidade, inteligência e menos falhas para o negócio.

 

Um software ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, oferece um sistema integrado de gestão empresarial, com módulos de finanças, estoque, compras, produção, logística etc. Existem também softwares especializados em atividades específicas, como de CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente), de e-mail marketing e de contabilidade.

 

Aqui na Contabilivre, oferecemos um sistema de contabilidade online para micro, pequenas e médias empresas. Ele permite gerenciar todas as suas atividades contábeis ― fluxo de caixa, geração de relatórios, emissão de notas fiscais, envio de declarações etc. ― de maneira simples.

 

Então, depois de ler sobre o que é gestão empresarial, saiba agora quais são as vantagens da contabilidade online para o seu negócio.

 

Deixe sua empresa com contadores especialistas